Buscar

avaliação contexto histórico 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A história, enquanto ciência humana, tem como uma das suas ferramentas analíticas as periodizações. A Antiga Grécia é dividida com os denominados períodos Pré-homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Por que os historiadores definem um dos períodos gregos como homérico?
	
	a) Porque as principais fontes históricas sobre o período foram escritas por Homero, autor dos livros "O Cavalo de Troia" e os "Trabalhos de Hércules".
	
	b) Porque os principais relatos sobre tal período foram escritos pela estadista Odisseia, a esposa de Odisseu.
	
	c) Porque as principais fontes de informação sobre o período foram conseguidas através dos escritos de Homero, expostos nos livros Ilíada e Odisseia.
	
	d) Porque os principais relatos sobre o período foram conseguidos através de Sócrates, que conseguiu de forma hermética decifrar a "Pedra de Roseta".
	 
	 
	2.
	Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre a educação na antiguidade oriental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   V ) A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica.
( V   ) Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
(   V ) A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
(  F  ) O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) V - F - F - V.
	3.
	Sócrates foi um dos personagens de maior destaque da filosofia na Grécia Antiga. Ele desenvolveu um método para fundamentar a busca do conhecimento e do autoconhecimento. Este método se concretiza pelo diálogo, questionamento e investigação para evitar julgamentos antecipados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o método desenvolvido por Sócrates:
	
	a) Método da Maiêutica.
	
	b) Método Indutivo.
	
	c) Método Histórico-Dialético.
	
	d) Método Dedutivo.
	4.
	No final do século VIII, Carlos Magno conseguiu reunir grande parte da Europa sob seu domínio. Para unificar e fortalecer o seu império, decidiu executar uma reforma na educação. Como esta reforma ficou conhecida?
	
	a) Renascimento Patrístico.
	
	b) Renascimento Escolástico.
	
	c) Renascimento Carolíngio.
	
	d) Renascimento Alcuíno.
	5.
	Quando estudamos a história da educação na Idade Média, nos deparamos com certa diversidade característica das divisões de classes presentes nas sociedades da Europa Ocidental. Por exemplo, ao falarmos sobre a educação da nobreza, um fenômeno que não podemos deixar escapar é a Preceptoria. Sobre esse fenômeno da educação medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Era uma espécie de ensino particular, em que um professor se dedicava a ensinar os filhos de uma família rica as sete artes liberais, como também ser uma espécie de exemplo, na vida cotidiana, para seus pupilos.
( V   ) O preceptor era um tipo específico de professor particular, pois morava na mesma casa que o seu educando.
(  F  ) A função do preceptor era a de preparar os filhos da nobreza para o Ensino Médio (trivium) e Superior (quadrivium), sendo que o trivium era composto de geometria, aritmética, astronomia e música.
(  V  ) A principal característica da educação com base na preceptoria é a ausência de uma institucionalização da educação primária, possibilitava que a educação ocorresse sem a necessidade de ser mediado por outra organização que não a família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - V - F.
	6.
	A civilização mesopotâmica foi uma das primeiras a introduzir um processo de educação mais formal. Por este motivo, o conhecimento sobre o povo sumério é importante para o estudo da história da educação. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- O nome Mesopotâmia significa "terra entre rios".
II- O Egito se desenvolveu às margens do rio Ganges. Segundo o historiador grego Heródoto, "o Egito é uma dádiva do Ganges".
III- Os sumérios ocuparam a região da Baixa Mesopotâmia.
IV- Os sumérios possuíam um sistema de escrita chamada cuneiforme.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	A "ágora" foi um espaço comum na Grécia Antiga, principalmente nas cidades influenciadas pelo florescimento cultural de Atenas. A "ágora", como espaço virtual, representa na atualidade um local de troca de ideias e divulgação de novos conhecimentos. Entretanto, é também um espaço para reforçar ou questionar aspectos sociais, políticos e econômicos. Sobre o conceito de "ágora", classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Espaço público de interação.
(  F  ) Espaço privado de interação elitizada.
(   F ) Espaço para talentosos e esportistas.
( F   ) Espaço unicamente comercial e financeiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
	8.
	Do ponto de vista do desenvolvimento da educação na Grécia Antiga, podemos dizer que Atenas foi uma cidade-estado que contribuiu de forma significativa, tanto para o período quanto para os dias atuais. Alguns autores defendem que a escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental. Com relação às características da educação ateniense, analise as seguintes sentenças:
I- A finalidade da educação era concebida com o intuito de promover o desenvolvimento do corpo e da mente.
II- Assim que aprendiam a ler, os primeiros estudos dos jovens atenienses eram os versos dos antigos poetas, dos quais Cícero era o principal para a compreensão dos bons exemplos.
III- Os meninos eram formalmente educados desde dos oito aos dezesseis anos em várias disciplinas, que enfatizavam os princípios da moderação e do equilíbrio.
IV- A partir da idade de dezesseis aos vinte anos, os meninos eram submetidos ao treinamento militar, as meninas eram educadas em casa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	Além dos métodos sobre o ensino elaborado por Sócrates, ficou também um registro marcante sobre uma dimensão mais profunda e ideal a respeito do conhecimento. Trata-se de um ideal de vida com reflexão, com curiosidade de aprender e de busca pelo saber. Sobre os métodos e o legado de Sócrates, analise as sentenças a seguir:
I- Não deixou nenhuma obra escrita. Suas ideias foram preservadas através de seus discípulos, em especial, nas obras de Platão.
II- Sua proposta visava compreender racionalmente a realidade e refletir sobre a natureza do bem e do mal.
III- Foi o precursor da técnica de oratória para convencer, legitimar e demonstrar a verdadeira realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	10.
	Considerado uma das mais ricas formas de expressão da Arte, o teatro, na Antiguidade, incluía espetáculos de mímica, música, dança e recitação de poesias. Conta-se que seu início se deu em território ateniense, espalhando-se, porém, muito rapidamente por toda a região da Grécia. A respeito do teatro, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O Teatro de Dionísio era considerado uma das principais casas de espetáculo, neste lugar apresentavam-se as tragédias e as comédias.
	
	b) O teatro, na antiguidade grega, teve
duas grandes vertentes, que ficaram conhecidas como drama e comédia.
	
	c) Diz-se que os rituais religiosos que deram origem às tragédias e comédias eram realizados em honra à Atena, deusa da sabedoria e das artes.
	
	d) Sendo uma apresentação ao público, em construções ao ar livre, em termos culturais, o teatro teve poucos aspectos significativos, na Grécia.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais