A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
prova introdução as ciencias farmaceuticas 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

A Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, trata do Código de Ética da profissão Farmacêutica. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A profissão farmacêutica pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais.
II- A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, priorizando-se o bem-estar do profissional.
III- O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
IV- O farmacêutico deve ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por médicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	O farmacêutico clínico é o profissional que está inserido no cuidado ao paciente, participando ativamente da terapia medicamentosa, da promoção e/ou da recuperação da saúde, exercendo suas atividades com autonomia para a tomada de decisões, com base nos princípios éticos da profissão. Sobre os serviços prestados pelo farmacêutico clínico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Educação em saúde.
(    ) Acompanhamento farmacoterapêutico.
(    ) Monitorização terapêutica de medicamentos.
(    ) Mudanças na prescrição, de forma independente do médico e equipe.
(    ) Diagnóstico de complicações crônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	3.
	A tábua de Nippur - na Mesopotâmia - é tida como o mais antigo texto da medicina. Nela, havia receitas médicas relatando drogas de origem vegetal, mineral e animal e relatos de formas farmacêuticas de uso oral e uso tópico, como unguentos. Com relação à história da farmácia na Mesopotâmia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A terapêutica medicamentosa e as cirurgias já eram consideradas os recursos mais importantes, e em alguns casos, a terapêutica mágico-religiosa era usada como complemento.
	 b)
	Enquanto a prática de cultivos medicinais já era reconhecida, o desenvolvimento de práticas cosméticas não era conhecido naquela época.
	 c)
	Na preparação de unguentos, os veículos utilizados eram óleos, vinho e cerveja.
	 d)
	Uma das operações farmacêuticas realizadas pelos povos da Mesopotâmia era a maceração, processo que ocorre pela separação de partículas sólidas suspensa em líquido por efeito de pressão sobre superfície porosa (filtro).
	4.
	Um exemplo de medicamento Referência ou Inovador é o Tylenol 750 mg, à base de paracetamol, um importante analgésico e antitérmico, podendo ser encontrado nas categorias similar e genérico. Sobre como esse medicamento poderia ser manipulado em farmácias, caso o paciente assim o solicitasse, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando apresentada a prescrição de profissional habilitado contendo apenas o nome genérico e a concentração do princípio ativo, o que se configura condição suficiente para a manipulação.
(    ) Quando apresentada a prescrição de profissional habilitado contendo, além do nome genérico, a concentração do princípio ativo e a duração do tratamento, o que se configura condição suficiente para a manipulação.
(    ) Quando apresentada a prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.
(    ) Não é possível manipular paracetamol de 750 mg legalmente, independentemente da prescrição encaminhada, pois este ainda é protegido pela Lei de Patentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	Existem legislações específicas que regulamentam o exercício da profissão e a fiscalização das atividades farmacêuticas. O Conselho Federal e os Regionais foram criados com a missão de promover a valorização do profissional farmacêutico. De acordo com as atribuições de cada órgão, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- CFF (Conselho Federal de Farmácia).
II- CRF (Conselho Regional de Farmácia).
(    ) Expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições e competências dos profissionais farmacêuticos.
(    ) Organizar o Código de Ética Farmacêutica.
(    ) Habilitar o farmacêutico, por meio de inscrição, para o exercício legal da profissão.
(    ) Manter registro sobre o local de atuação do farmacêutico no mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	II - I - II - I.
	6.
	A história da farmácia remete à preocupação com a saúde, à doença, aos primeiros remédios, ao aparecimento dos medicamentos e ao surgimento do farmacêutico. Com base na origem da farmácia e ao profissional farmacêutico na antiguidade, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As doenças estavam relacionadas ao pecado e consideradas um castigo divino.
	 b)
	O símbolo da farmácia está relacionado à mitologia romana e ilustra uma serpente (associada à cura) enrolada em um bastão.
	 c)
	Na Pré-história, indivíduos já coletavam plantas para fins medicinais, fazendo com que seu uso representasse mais tarde grande valor terapêutico.
	 d)
	Cabia ao profissional farmacêutico diagnosticar doenças e preparar medicamentos, assim como os médicos da época.
	7.
	O campo de atuação do farmacêutico é muito amplo. Há todo um futuro repleto de avanços e oportunidades dentro da área, com diversas oportunidades de trabalho. Sobre as áreas de atuação do farmacêutico, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O farmacêutico pode trabalhar no desenvolvimento de novos produtos e ingredientes alimentícios.
(    ) O farmacêutico pode atuar na área de Saúde Pública, como farmacêutico sanitarista, buscando oferecer maiores condições para o tratamento de epidemias e doenças que resultam de condições de trabalho, por exemplo.
(    ) O farmacêutico poderá trabalhar com Práticas Integrativas e Complementares, que visam à administração e dispensação de medicamentos sintéticos de forma correta.
(    ) O farmacêutico pode atuar na manipulação de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	Medicamentos são importantes bens sociais. Sua utilização pela população brasileira é alta e influenciada por vários fatores, dentre esses fatores podemos citar a dispensação correta de medicamentos. Sobre a dispensação, analise as sentenças a seguir:
I- Os medicamentos isentos de prescrição são aqueles também chamados de venda livre, cuja dispensação não precisa de receita: são indicados para tratamento com baixa morbidade e alta gravidade.
II- Os medicamentos com prescrição só podem ser dispensados mediante receita de profissional habilitado.
III- Para os medicamentos controlados, existem duas leis principais: a Portaria nº 2/1955 e a Resolução nº 20/2011.
IV- Existem alguns tipos de receita para a dispensação dos medicamentos, sendo elas a branca (com duas vias), a vermelha e a amarela.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	O Código de Ética Farmacêutica é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia, nº 596, de 21 de fevereiro de 2014. Sobre o Código de Ética Farmacêutica, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	É direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional