Buscar

A1 - Gestão em Serviço de Saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Gestão em serviços de Saúde.	
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha um sistema de saúde e faça comparações entre ele e sistema de saúde brasileiro (público e privado), quanto a pontos fortes e fracos de ambos os sistemas. 
Quando tratamos de Sistema de Saúde, podemos comparar dois que existem no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) e o Privado (que são os convênios). O SUS é um serviço publico que a população pode usufruir, seus gastos são bancados por impostos que os cidadãos pagam, dando assim o direito de ter acesso, estrangeiros também podem ter acesso a esse serviço e após ele ser realizado não há cobrança de nenhum custo. O SUS tem suas falhas que interferem na qualidade de seus atendimentos, alguns desses problemas são, falta de médicos, filas de esperas muito grandes, administração ruim, falta de leitos, e seus pontos positivos são suas vacinas dadas para toda população, medicamentos gratuitos, e comparando com alguns países se necessário uma ambulância esse serviço não terá nenhuma taxa.
Quanto ao sistema privado, em pontos negativos temos os custos que podem ser altos e de difícil acesso para as pessoas e alguns idosos que precisam de mais atenção a sua saúde, algumas coberturas dos planos cobre apenas alguns procedimentos e/ou exame e com isso alguns procedimentos são necessários ser pagos por fora. E de ponto positivos temos: acesso rápido ao atendimento, facilidade em encontrar leitos, acesso mais fácil a especialistas.
No México existe um modelo estruturado que visa o acesso para pessoas que realente não tem condições e necessitam desse serviço, afastando-as do sistema privado. Os seus pontos positivos foram que o estado conseguiu perante a área da saúde descentralizar e dar assistência as pessoas que têm uma necessidade maior, mas não tem condições para arcar com os custos

Outros materiais