Buscar

Lista de exercícios P2

Prévia do material em texto

Trabalho Luciano 13/11 - individual
1) Descreva os resultados obtidos no ensaio de dureza. Os resultados condizem com os processo efetuado? Justifique
O ensaio de dureza foi realizado por um equipamento da Mitutoyo com medidas em HRC (Rockwell). Começou com dois corpos de prova. Eles foram submetidos a uma temperatura de 900ºC e ambas resfriadas uma foi resfriada rapidamente (resfriada na água) e a outra lentamente (resfriada em temperatura ambiente) e foram analisadas as suas durezas após esse tratamento. Foi cortada uma fatia de cada corpo de prova e foi para o equipamento para medir a sua dureza. O corpo de prova obteve uma maior dureza, isso significa que os resultados condizem com a teoria. Isso acontece porque quando resfriada as moléculas tendem a se congelar no estado em que estão isso no resfriamento répido pois o resfriamento lento as partículas conseguem retornar para a sua posição inicial, fazendo desse processo reversível.
2) Esboce o gráfico tensão x deformação e identifique as principais propriedades que podem ser obtidas.
3) Uma barra de aço 1040 de 25cm de comprimento recebe uma tensão de 180Mpa. Considerando o módulo de elasticidade E= 200δPa, determine a deformação observada.
4) Um estudante realizou um ensaio de tensão com dois corpos de prova de um certo metal, sendo o primeiro recozido e o segundo revenido. Um esboço do gráfico δxε é representado a seguir:
Indique qual curva representa cada corpo de prova. Justifique.
A curva que tem uma maior deformação é o material que teve um tratamento de recozimento, pois o recozimento terá todas as tensões e faz com que o material volte ao seu estado inicial tornando-o mais dúctil e com isso tendo uma maior deformação do que um material que sofreu um revenimento, que por fim é um material que foi passado por uma têmpera, tornando menos dúctil e sofrendo menos deformação
5) Durante um ensaio de dureza fora obtidos os seguintes valores:
Amostra A = 52HRC
Amostra B = 68 HRC
As duas amostras são de ação 1045. O que pode-se estimar em relação as microestruturas de cada amostra? É possível dizer que a amostra B foi normalizada enquanto a amostra A foi temperada? Justifique.
Podemos observar que a amostra A está mais mole (ver termo correto, um engenheiro não pode escrever que um material é mole rsrsrsr)do que a amostra B. Podendo deduzir que o material B é mais duro que a A, sendo por tempera ou por tratamento térmico. Podemos dizer que a microestrutura da amostra B (mais dura) está com as moçéculas mais afastadas tornando o material mais resistente a tração e menos flexível, menos dúctil que a amostra A.
Não, pois se a amostra A fosse temperada seria a mais dura que a A B, pois não é isso que nos mostra os resultados, nos mostra que a amostra A foi normalizada e a B foi temperada
6) Quais as vantagens e desvantagens da escala Rockwell?
Por ser um dos ensaios mais utilizados, a escala rockwell tem como vantagens incluem sua medida direta do valor da dureza e a rapidez do teste. Além disso o teste é não destrutiva, isto é, a peça poderá ser utilizada após o ensaio
7) Descreva a preparação de corpos de prova para os ensaios de tração e dureza Rockwell.
Os corpos de provas tiveram um preparo antes de serem levados para os ensaios. Primeiro foi submetido ao forno com temperatura de aproximadamente 900ºC com o tempo de 2 horas. E os dois corpos de prova receberam tipos de resfriamento diferentes, uma foi resfriado diretamente em um recipiente cheio de água e o outro foi resfriado lentamente em temperatura ambiente. Fazendo com que suas estruturas fossem destinadas para fazer os ensaios de tração e dureza. Isso tudo utilizando um único material 1045
8) Uma amostra apresentou dureza de 55HRC. A relação entre a dureza e a profundidade da penetração é HRC = 100 – 500x, onde x é a profundidade e mm. Qual a profundidade da penetração em questão?
HRC = 100 – 500x
500x = 100-55
500x = 45
X= 45/500
X = 0,09mm

Continue navegando