A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
109 pág.
PROVA SUPORTE BASICO DE VIDA

Pré-visualização | Página 8 de 17

da ditadura militar. As propostas da reforma foram consolidadas no relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília em 1986. Este relatório serviu de base para a elaboração do capítulo da Saúde na Constituição de 1988, que resultou em um novo modelo de saúde:
Escolha uma:
a. O Sistema Único de Saúde.
b. O Sistema Suplementar de Assistência Médica.
c. O INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. O Sistema Único e Descentralizado de Saúde.
Limpar minha escolha
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A história da saúde no Brasil tem início antes da colonização. É marcada por diversos acontecimentos que acompanham a política de cada época. Ao longo de décadas, o país passou por várias mudanças na área da saúde, de forma a melhorar o acesso da população a um sistema de saúde digno. Sendo todas as respostas corretas, exceto:
Escolha uma:
a. Na época do Brasil agrário extrativista, a inexistência de um modelo de atenção à saúde fez com que as doenças pestilentas fossem curadas pelos curandeiros e boticários.
b. Durante o autoritarismo, a população sofria com a dupla carga de doenças: predomínio de doenças crônicas e doenças infecto-parasitárias.
c. Do final da década de 80 em diante, destaca-se a Constituição Federal de 1988, que determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população e, para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde que detalha o funcionamento do Sistema.
d. No período de instalação das indústrias no Brasil, havia predomínio das doenças transmissíveis e as condições precárias de trabalho levaram ao surgimento de movimentos operários.
e. Ainda no período do autoritarismo, ocorreu o marco da reforma sanitária, com ampliação do conceito de saúde e reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado.
Limpar minha escolha
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A Estratégia Saúde da Família é uma estratégia do processo de reorganização da atenção básica de saúde, envolvendo, segundo proposta do Ministério da Saúde, o trabalho de uma equipe que:
Escolha uma:
a. Estabelece, a partir do cadastro das famílias de seu território, o número de médicos especialistas que devem compor a equipe de atenção básica.
b. Pode ser limitada ao agente comunitário de saúde e ao médico nos municípios que não dispõem de grande número de profissionais de saúde.
c. Tem no agente comunitário de saúde o “elo de ligação” da equipe com a comunidade, devendo este ser residente na sua área de atuação.
d. Atende as pessoas, impossibilitadas de se movimentar até os serviços tradicionais, no seu próprio domicílio, e é o agente comunitário de saúde quem faz o encaminhamento dos pacientes para a equipe de saúde da família.
e. Substitui o trabalho dos profissionais do Sistema Único de Saúde para favorecer o fomento de movimentos sociais por melhores condições de vida.
Parte inferior do formulário
Nutrição Aplicada a Enfermagem
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Os termos necessidades nutricionais e recomendações nutricionais são muito importantes dentro da Nutrição e podem ser definidos como: necessidades nutricionais: são definidas como a quantidade de energia e de nutrientes disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer todas as suas necessidades fisiológicas. Recomendações nutricionais: são definidas tradicionalmente como a quantidade de energia e nutrientes que atendem às necessidades da maioria dos indivíduos de um grupo ou uma população.
Escolha uma:
a. A definição acerca de necessidades está errada, pois são usadas somente em populações específicas como crianças e gestantes.
b. As duas definições estão erradas, pois não existe diferença entre necessidade e recomendação.
c. A definição acerca das necessidades nutricionais está correta e errada em relação às recomendações.
d. As duas definições estão corretas.
e. A definição acerca das recomendações está correta e errada em relação às necessidades.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Em trabalho publicado em 2001, Brito et al descrevem que a identificação, em 1981, da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, habitualmente conhecida como AIDS, tornou-se um marco na história da humanidade. A epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da AIDS representa fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, entre outros determinantes, do comportamento humano individual e coletivo. A AIDS destaca-se entre as enfermidades infecciosas emergentes pela grande magnitude e extensão dos danos causados às populações e, desde a sua origem, cada uma de suas características e repercussões têm sido exaustivamente discutidas pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2000 foram notificados à Coordenação Nacional de DST e AIDS, do Ministério da Saúde, 190.949 casos de AIDS. Desses casos, 6.750 são crianças, 139.502 adultos masculinos e 44.697 adultos femininos (Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol. 34 n. 2; 2001).
Para elaborar uma dieta adequada a um paciente com diagnóstico de HIV (+), assintomático e relatando apetite normal, qual seria o mais adequado?
Escolha uma:
a. Hipercalórica e hiperproteica.
b. Hipocalórica e normoproteica.
c. Normocalórica e normoproteica.
d. Normocalórica e hiperproteica.
e. Hipercalórica e hipoproteica.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Leia os textos para responder à questão proposta.
“1. A anemia por deficiência de ferro representa um dos maiores problemas nutricionais presentes em todo o mundo, afetando, sobretudo, indivíduos de países em desenvolvimento. Da população mundial, estima-se que 66% a 80% sejam deficientes em ferro, e por volta de 30% são anêmicos, o que equivale a 2 bilhões de indivíduos. Entre essa população, alguns grupos são mais acometidos, a saber, os lactentes, pré-escolares, adolescentes, gestantes e mulheres em idade fértil” (World Health Organization. Battling iron deficiency anemia. The challenge. [cited 2003, nov. 26]. Disponível em: http://www.who.int/nut/ida.htm).
2. “No Brasil, a prevalência de anemia ferropriva depende de características regionais, tendo-se observado nas últimas décadas aumento significativo de prevalência e gravidade, em todas as regiões do país, independente do nível econômico. Estudo nacional realizado com crianças menores de doze meses que frequentavam unidades da rede básica de saúde em 12 centros urbanos brasileiros localizados nas cinco regiões geográficas do país aponta prevalência de anemia de 65,4%” (SPINELLI, MGN; et al. Fatores de risco para anemia em crianças de 6 a 12 meses no Brasil. Rev Panam Salud Publ/Pan Am J Public Health. 2005;17(2):84-90).
Para os indivíduos que apresentam essa carência nutricional, recomendam-se os seguintes alimentos considerados fontes de ferro:
Escolha uma:
a. Fígado, cenoura, ovos e galinha.
b. Feijões, folhas verdes, melaço e fígado.
c. Ovos, melaço, leite e feijões.
d. Ovos, galinha, espinafre e mariscos.
e. Leite, espinafre, fígado e feijões.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). A obesidade é fator de risco para uma série de doenças, sendo que o obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. O excesso de peso pode estar ligado à genética, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.