Buscar

Arte e Cultura Popular N2

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Arte e Cultura Popular APO´S N2
Leia o excerto de texto:
“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Patrimônio Cultural imaterial < https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/uploads/BibliotecaTable/9c7154528b820891e2a3c20a3a49bca9/138/13767633911715480676.pdf >. Acesso em 24 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, percebemos que os bens culturais de natureza imaterial abrangem as seguintes categorias:
Nota: 10.0
	A	Monumentos, parques e cidades.
	B	Costumes, países e regiões.
	C	Estandartes, artefatos e ferramentas.
	D	Vestimentas, utensílios e conjuntos arquitetônicos.
	E	Saberes, formas de expressão, celebrações e lugares.
Você acertou! Comentário: "Os bens culturais de natureza imaterial abrangem as seguintes categorias: saberes (conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades; Formas de expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas); Celebrações (rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social); Lugares (mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas)" (livro-base, p. 79-80).
Questão 2/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o excerto de texto:
“A narrativa é um recurso humano vital e fundamental. Sem ela, a sociabilidade, e mesmo a visão que temos de nós mesmos, não poderia ser construída.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf >. Acesso em 18 jul. 2017.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra a diferença entre lenda e mito:
Nota: 10.0
	A	As lendas não têm a função primordial de explicar a origem das coisas.
Você acertou!
Comentário: "As lendas se apresentam também como narrativas orais, mas diferentemente dos mitos, não tem a função primordial de explicar a origem das coisas" (livro-base, p. 145).
	B	As lendas são exclusividade de povos primitivos.
	C	As lendas partem de histórias verídicas.
	D	As lendas possuem personagens fictícios, enquanto os mitos não possuem.
	E	As lendas são criações exclusivas dos povos indígenas.
Questão 3/10 - Arte e Cultura Popular
Leia a citação abaixo:
“As lendas são narrativas antigas que misturam fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUILOUSKI, Borres O que são os Mitos? Para que eles servem? Mito é o mesmo que lenda?< http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/formacao_er/os_mitos_origem.pdf>. Acesso em 18 jul. 2017.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra a lenda que tem como característica principal a transformação de pessoa em animal:
Nota: 10.0
	A	Saci-pererê
	B	Mula sem cabeça
	C	Boitatá
	D	Lobisomem
Você acertou! Comentário: "Da mesma maneira, lobisomens e bruxas habitam o imaginário popular não só no Brasil, mas também em diversas partes do mundo. Esses serem têm como característica principal a transformação da pessoa em animal" (livro-base, p. 148).
	E	Curupira
Questão 4/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o excerto de texto:
“Como diz aquele velho ditado que ‘a voz do povo é a voz de Deus”, penso que, no caso da religião popular, seria conveniente afirmar que ‘a crença do povo é a crença em Deus’, ou seja, cada grupo religioso possui a sua própria forma de busca e de compreensão acerca do mundo divino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alan. Religiosidade Popular: A Crença Do Povo É A Crença Em Deus. <periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/download/20461/11325>. Acesso em 17 jul. 2017.
De acordo com o excerto de texto e o livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra uma característica dominante dos mitos, das lendas e das narrativas populares:
Nota: 10.0
	A	Domínio da criatividade.
	B	Domínio da língua escrita.
	C	Domínio da legalidade.
	D	Domínio da interpretação.
	E	Domínio da oralidade.
Você acertou! Comentário: “Uma característica dominante dos mitos, das lendas e das narrativas populares é o fato de pertencerem ao domínio da oralidade” (livro-base, p. 140).
Questão 5/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação:
“A historiadora Martha Abreu tem uma frase interessante sobre o popular, ela diz: 'cultura popular não se conceitua, enfrenta-se'. Eu gostaria de acrescentar que se discute, enfrenta-se e, mais, se contextualiza.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. NASCIMENTO, Mara. Patrimônio imaterial. Religiosidade e cultura popular < http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/09-historia-01.pdf >. Acesso em 12 jul. 2017.
Conforme a citação e o livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que explica o que é religiosidade plural:
Nota: 10.0
	A	É o choque entre elementos tradicionais trazidos do pentecostalismo americano para a realidade do campo religioso brasileiro.
	B	É a religiosidade na qual elementos de religiões diferentes se acumulam.
Você acertou!
Comentario: "A religiosidade plural, são elementos de religiões diferentes que se acumulam" (livro-base, p. 118).
	C	É a mistura entre religiosidade e cultura popular.
	D	É a noção tradicional de religião utilizando elementos da religião contemporânea.
	E	É o processo de aculturação entre santos tradicionais e modernos.
Questão 6/10 - Arte e Cultura Popular
Leia a citação abaixo:
“As definições anteriores, no entanto, traduzem artesanato como um termo pejorativo em certo sentido, considerando seu baixo valor de troca, 'pequena expressividade visual' e 'ínfima qualidade contemplativa'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio; BRAGA Giovana G. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 95.
Segundo a citação e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, não há diferenças entre arte e artesanato, principalmente se considerarmos:
Nota: 10.0
	A	a atribuição de utilidade a ambos.
	B	que seus valores de troca são semelhantes.
	C	que o artesanato se insere no contexto moderno no qual a arte é um produto.
Você acertou!
Comentário: “Isso porque o artesanato se insere no contexto moderno no qual a arte é um produto e, assim sendo, é passível de ser comercializada e fornecer sustento a seus realizadores. Essa característica, entretanto, não faz com que o artesanal se equipare aos produtos industrializados, cujos modos de fazer não se relacionam com o campo das culturas populares” (livro-base p. 95-96).
	D	O fato de ambos serem expostos em museus.
	E	O fato de que ambos são produzidos em série.
Questão 7/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o trecho de texto:
“A compreensão desta cultura arquitetônica de raiz popular é essencial para a permanência da memória, das tradições e da cultura das comunidades, para a preservação da sua identidade e o respeito pela sua história, sendo determinante para evitar a destruição da paisagem.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Colóquio Internacional ARQUITECTURA POPULAR < https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/83607/2/129061.pdf >. Acesso em 24 jul. 2017.
A partir do trechode texto e do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que apresenta técnicas utilizadas na arquitetura popular:
Nota: 10.0
	A	Argila, tijolo e cimento.
	B	Cimento, areia e cal.
	C	Argamassa, terra e cimento.
	D	Adobe, tijolo e barro.
	E	Adobe, pau a pique e taipa.
Você acertou!
Comentário: "Temos um vasto e heterogêneo conjunto de habitações populares: casas de tábua de madeira, construídas por imigrantes, edificações de pedra, construções urbanas feitas de madeira, tijolos e outros materiais, chamadas pejorativamente de barracos, casa de barro, encontradas em muitas regiões do Brasil, feitas por meio de técnicas como o Adobe, o pau a pique e a taipa" (livro-base, p. 154).
Questão 8/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o fragmento de texto:
“Através dos contos populares, temos a oportunidade de entrar em contato com temas que dizem respeito à condição humana vital e concreta, suas buscas, seus conflitos, seus paradoxos, suas transgressões e suas ambiguidades.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf >. Acesso em 18 jul. 2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra como é conhecido o pai do mato, em outras localidades do Brasil, personagem comum no Litoral do Paraná:
Nota: 10.0
	A	Saci-Pererê
	B	Caipora
Você acertou!
Comentário: "Na Ilha das Peças, litoral do Paraná, existe um personagem, comum em diversos lugares do Brasil, que ali recebe o nome de pai do mato e, em outras localidades, é referido como caapora ou caipora" (livro-base, p. 146).
	C	Curupira
	D	Mula sem cabeça
	E	Boitatá
Questão 9/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A questão religiosa nos grupos sociais adquire grande importância uma vez que através de suas crenças os indivíduos externam seu modo de se relacionar com o sagrado e com o divino.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARAIVA, Adriano, Festejos E Religiosidade Popular. http://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/728/1/Adriano%20L.%20Saraiva_Festejos%20e%20religiosidade%20popular.pdf. Acesso em 17 jul.
Considerando os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra em quais campos as práticas das benzedeiras se inscrevem:
Nota: 10.0
	A	No campo artístico e no sincretismo religioso.
	B	No campo social e no campo cultural.
	C	No campo do trânsito e da pluralidade religiosa.
Você acertou! Comentário: "As benzedeiras se inscrevem no campo do trânsito e da pluralidade religiosa, pois, apesar de dominantemente católicas, muitas vezes essas práticas recorrem a rituais, símbolos e referências de outras matrizes" (livro-base, p. 127).
	D	No campo do trânsito e campo artístico.
	E	No campo evangélico e da pluralidade religiosa.
Questão 10/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte passagem de texto:
“Segundo Walter Benjamin a arte de narrar enquanto elo entre o passado, o presente e o futuro foi se extinguindo, delimitando os contornos daquilo que denominamos como 'discurso não vivo'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSSOLETTI, Denise et al. Narrativas populares: o griô e a arte de contar histórias < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2834/2615 >. Acesso em 17 jul. 2017.Conforme a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil assinale a alternativa que caracteriza o mito:
Nota: 10.0
	A	Narrativa que se origina na linguagem escrita.
	B	Narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral sem sofrer alterações.
	C	Narrativa que explica cientificamente a origem das coisas.
	D	Narrativa sobre acontecimentos reais.
	E	Narrativa de uma história com características simbólicas.
Você acertou! Comentário: "O mito se caracteriza fundamentalmente pela narrativa de uma história com características simbólicas, que em geral remete às origens das coisas, trazendo elementos divinos e também culturais, sociais e históricos" (livro-base, p. 140).

Outros materiais