Buscar

A trombose é frequentemente caracterizada como sendo a obstrução de alguma artéria ou veia do nosso organismo por um coágulo no sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A trombose é frequentemente caracterizada como sendo a obstrução de alguma artéria ou veia do nosso organismo por um coágulo no sangue ( trombo). Nos casos agudos de trombose é comum que o organismo consiga dissolver os coágulos. Já nos casos crônicos, como o que pode ocorrer na Trombose Venosa Profunda (TPV), o trombo se avoluma e o bloqueio sanguíneo persiste gerando inflamação em veias e artérias. No caso do TPV oorre que esse coágulo se forma em uma veia com um calibre maior gerando um processo inflamatório. A partir disso tem-se um comprometimento do retorno do sangue para o coração. À medida que o tempo passa a região dos membros inferiores (pernas, pantorrilha), fica endurecida, inchada e dolorida. A sintomatologia clínica relata ainda: edema, dilatação do sistema venosos superficial, cianose, aumento da temperatura local, rigidez na musculatura, etc. A ocorrência de TVP aumenta de acordo com o aumento da idade, sugerindo que este seja o fator de risco mais determinante para um primeiro evento. Outros fatores são câncer, procedimentos cirúrgicos, imobilização, uso de anticoncepcionais, gravidez, distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos. Na trombose venosa a principal e mais temida complicação aguda é a Embolia Pulmonar (EP), causada por impactação de trombo na árvore pulmonar promovendo sintomas cardiorrespiratórios. Se não tratado os casos de EP podem evoluir aumentando o risco de morte súbita em 25% dos casos. A embolia direta é mais comum. Os êmbolos se deslocam no sentido do fluxo sanguíneo. Desse modo, os embolos provenientes de artérias ou do lado esquerdo do coração segue para árvore arterial sistêmica, em direção aos capilares, os alvos mais frequentes são o cérebro, baço e rins. No entanto, caso o êmbolo seja oriundo de uma veia ou do lado direito do coração os coágulos seguem para os pulmões, podendo levar a insuficiência cardíaca e morte por hipóxia (privação de oxigênio). Nesse sentido, convém frisar que todo êmbolo formado em veias vai parar no pulmão, com exceção aqueles que são formados nas veias tributárias da veia porta no fígado e do eixo hipotalâmico-hipofisário. 
 SANTOS, Maria. Trombose: o que é, sintomas, causas e tratamento. Rev. Veja Saúde. 23 Dez 2020.Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/trombose-o-que-e/. Acessado em: 18 Mar 2021.
BRITO, Cleison. Trombose Venosa Profunda: como diagnosticar? PEBMED. 19 de Dez 2020
Disponível em: https://pebmed.com.br/trombose-venosa-profunda-como-diagnosticar/#:~:text=A%20Trombose%20Venosa%20Profunda%20(TVP,80%20%E2%80%93%2095%25%20casos). Acessado em: 18 Mar 2021.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes