A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Av2 quimica organica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Av2 quimica organica
1. Pergunta 1
Uma amostra desconhecida encontrada pela polícia foi mandado ao laboratório. O químico responsável após passar o analito em três diferentes formas de análise, descobriu que no enviado existiam as substâncias de fórmula molecular C3H6O e C4H8O2. Pela análise de ressonância magnética nuclear o químico concluiu que as estruturas apresentam cadeias carbônicas acíclicas, normais e saturadas. Sabendo destas informações pode-se dizer que as possíveis funções orgânicas destes compostos são:
1. 
aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos.       
2. Pergunta 2
(FGV) O desenho abaixo representa a fórmula estrutural da substância éster benzílico do quinuclidinol, conhecida como BZ, que é utilizada como arma química. Esta substância é um sólido que pode ser disperso na forma de um aerossol, produzindo alucinações, vertigem, perda de orientação e amnésia. Duas das funções orgânicas existentes na estrutura dessa substância são:
QUIMIC. ORG. - AV2 2020.1A - 7_v1.PNG
1. 
álcool e amina.
3. Pergunta 3
A talidomida uma molécula que possui um centro quiral foi um sedativo leve muito utilizado no tratamento de náuseas, comuns no início da gravidez. Quando foi lançada, era considerada segura para o uso de grávidas. A administração do fármaco era feita com ele formando uma mistura racêmica, ou seja, em quantidades iguais de seus dois enantiômeros (R e S). Entretanto, não se sabia, na época, que o enantiômero S leva à malformação congênita dos fetos, afetando principalmente o desenvolvimento normal dos braços e pernas do bebê.
COELHO, F. A. S. “Fármacos e quiralídade”. Cadernos Temáti cos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, maio 2001 (adaptado).
Os Enantiomeros R e S citados da talidomida representam exemplos de:
1. 
Isomeria óptica
4. Pergunta 4
O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado. Infelizmente apenas uma pequena parte dos resíduos gerados pelos brasileiros é utilizada para produção de energia. O gás que é produzido através da decomposição da matéria orgânica e pode ser usado na produção de energia é o:
1. 
metano
5. Pergunta 5
A espécie Humulus lupulus, Lúpulo, também conhecido como pé-de-galo é uma planta da família Cannabaceae é Angiosperma nativa da Europa, Ásia ocidental e América do Norte é usado, junto com o malte, água e levedura, na fabricação da cerveja. É o lúpulo que fornece o sabor amargo característico das cervejas, graças a uma estrutura presente em suas folhas, chamada de mirceno.
QUIMIC. ORG. - AV2 2020.1A - 16.PNG
Essa substância pode ser classificada como
hidrocarboneto.
6. Pergunta 6
O neurotransmissor responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos é a adrenalina ou epinefrina, fórmula estrutural abaixo. É um pequena molécula que nosso organismo dispara em momentos de grande tensão, na prática de esportes ou até mesmo em brigas.
QUIMIC. ORG. - AV2 2020.1A - 17_v1.PNG
Observando a fórmula estrutura apresentada, pode-se afirmar que a fórmula molecular da adrenalina é: 
1. 
C9H13O3N 
7. Pergunta 7
A substância orgânica Etanol ou álcool etílico é obtida a partir da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído. Pode ser encontrado em bebidas, na indústria de perfumaria, hospitais para assepsia, e no Brasil é comumente usado como combustível para motores a combustão. É INCORRETO afirmar que o etanol: 
1. 
É uma base inorgânica. 
8. Pergunta 8
Hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, etc, são plantas onde se encontra um amplo número de polifenóis que são um grupo de compostos orgânicos. Para as plantas, sua função principal representa a de fotoproteção, defesa natural contra microorganismos e insetos. São compostos sensíveis ao calor, mas bons quando consumidos na medida certa para os seres humanos. Abaixo são apresentadas diferentes estruturas químicas, dentre elas um polifenol.
QUIMIC. ORG. - AV2 2020.1A - 26_v1.PNG
Das estruturas acima aquela que representa um polifenol é:
Somente 2
9. Pergunta 9
Em hospitais é comum as pessoas acharem o cheiro desagradável, ou até mesmo irritante em determinaos momentos. Isso acontece por ser um ambiente com a utilização constante de susbtâncias químicas para desinfecção do ambiente. Dentre estas substâncias pode-se citar o formol, que é um antimicrobiano muito efetivo que pode ser usado em equipamentos médicos para a desnaturação das proteínas. O formol é pertencenta a função orgânica conhecida como:
Aldeido
10. Pergunta 10
O neurotransmissor responsável por conceder a sensação de bem-estar ao organismo é a serotinina, que é uma diamina muito importante para nós, atuante em diversas partes do nosso corpo.
QUIMIC. ORG. - AV2 2020.1A - 13_v1.PNG
Pode-se verificar que na molécula da serotonina, acima, possui duas funções aminas que podem ser classificadas como:
Primária e secundária