A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
EXERCÍCIO MÓDULO 3 - libido, pulsões e sexualidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

EXERCÍCIOS MÓDULO 3
LIBIDO, PULSÕES E SEXUALIDADE
Qual o entendimento do conceito de libido proposto por Freud?
a) A manifestação da dinâmica psíquica da pulsão sexual. Uma energia que remete à busca pela satisfação/prazer de cunho sexual e que surge ao final do período de latência e o início da fase genital, marcado especificamente pela puberdade.
b) A manifestação da dinâmica psíquica da pulsão sexual, ou seja, em sua teoria, a libido seria a energia que, uma vez sexualizada, movimenta o sujeito na direção da obtenção da satisfação/prazer.
nc) A manifestação da dinâmica psíquica da pulsão sexual que vai ao sentindo oposto à obtenção do prazer, ou seja, remete às necessidade mais instintivas, tais quais àquelas vinculadas à auto-conservação.
nd) Representação da energia pulsional sexual. A libido é, portanto, a manifestação da pulsão sexual que tem por característica própria afetar o desenvolvimento psicossexual do indivíduo de modo que, os pontos de fixação pouco interferem na dinâmica do funcionamento psíquico.
ne) Representação da energia pulsional sexual que, tal qual a pulsão de auto-conservação, constituem a base da teoria pulsional, uma vez que o ato sexual realizado na infância é fundamental para a construção da personalidade pois, sem o sexo na fase de desenvolvimento da libido, não há fixação libidinal.
 
Sobre as fases de desenvolvimento da libido é correto afirmar que:
I – São estruturas cronologicamente evolutivas que seguem uma ( NÃO SÃO LINEARES) linearidade temporal, desde o nascimento, e que marcam, de maneira (NÃO SÃO ESTANQUES) estanque e ( ELAS MUDAM) imutáveis cada uma das fases de desenvolvimento.
II – Chame-se fase de desenvolvimento da libido, pois, à medida que a criança nasce e cresce a libido vai seguindo seu curso através de etapas ou fases do desenvolvimento psicossexual, marcadas por “erotizar” determinadas partes do corpo, as chamadas zonas erógenas.
III – Pontos de fixação são momentos da vida, ao longo das fases de desenvolvimento da libido, que marcam o exato momento do trauma, uma vez que as experiências, nesse contexto, são objetivas e compreendidas a nível consciente.
IV – A regressão, nesse contexto, seria uma retomada psíquica aos pontos de fixação, como forma de defesa do ego frente a uma situação desestruturante.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) II, III e IV
e) II e IV
 
Qual é o entendimento da frase “a finalidade da libido oral, além da gratificação pulsional, também visa a ‘incorporação’, a qual, por sua vez, está a serviço da ‘identificação’”? (ZIMERMAN, 1999, p. 92)
a) Traz a ideia de que a finalidade da libido, nesse caso a libido oral, está em atingir a satisfação/prazer como forma de organizar todas as demais fases adiante, no sentindo de manter uma estrutura em corporação (corporativa).
b) Traz a ideia de que a libido, ao longo das fases de desenvolvimento, tem, além da função de busca por satisfação/prazer, a possibilidade de constituir, através de percepções subjetivas, representantes mentais para a formação da identidade/psique (DO BEBE) da criança.
c) Traz a ideia de que a libido é responsável por incorporar as vivências subjetivas de maneira osmótica, ou seja, através da fase oral, as representações mentais seriam colocadas para dentro do bebê, tal qual a amamentação.
d) A libido, além da sua finalidade de busca por prazer, é responsável por delimitar cada uma das fases de desenvolvimento em função de uma determinada zona erógena que será a única responsável por possibilitar a incorporação das experiências subjetivas vividas na infância.
e) A libido, uma vez erotizada na região oral, é dividida em duas, passivo-receptiva e ativo-incorporativa, na qual o bebê pode, então, escolher uma delas para se fixar e, assim, dar seguimento às outras fases.
 
Em qual fase do desenvolvimendo psicossexual (proposto por Freud) encontra-se o início do processo de simbolização atrelada ao uso da linguagem? E por quê?
a) Fase oral, uma vez que a boca é a zona erógena predominante e, por isso, a simbolização, graças ao processo da oralidade, acontecerá como parte do desenvolvimento da criança.
b) Fase anal, uma vez que o controle dos esfíncteres vivenciados nessa etapa do desenvolvimento, contribuem para o controle do outro, obrigando-o a ensinar como se dá o processo de simbolização através da linguagem.
c) Fase anal, uma vez que as vivências provenientes dessa fase de desenvolvimento, e graças à participação do meio externo, possibilitam o aprendizado de algumas “habilidades” tal qual a simbolização, a exemplo das brincadeiras.
d) Fase fálica, uma vez que o falo é representante direto da figura simbólica referente ao uso da linguagem, visto que esse conceito remete ao poder e, por consequência, quem detém a capacidade da fala, detém o poder.
e) Fase genital, uma vez que nessa etapa do desenvolvimento é esperado que ocorra uma integração, agora já mais amadurecido, de todas as experiências subjetivas o que, simbolicamente, podem ser atreladas ao uso da linguagem.
 
Sobre o Complexo de Édipo marque (F) para as afirmativas falsas e (V) para as afirmativas verdadeiras:
(F ) Está relacionado à fase fálica do desenvolvimento psicossexual, e remete a mitologia grega na figura do Édipo Rei. Constituindo, desse modo, uma caracterização de uma personalidade narcísica, uma vez que se tem a imagem do Rei.
(f ) O complexo de Édipo é o tema central da formação das psicoses, uma vez que remete, também, à angústia de castração como uma resposta ao enigma da diferença anatômica dos sexos.
( f) A resolução do complexo de Édipo possibilita a continuidade do processo de desenvolvimento psicossexual rumo à fase genital adulta, caracterizando, no menino, a busca por uma objeto de desejo que seja, simbolicamente, expressa na figura da mãe.
( v) Remete a uma relação (DÍADE) tríade mãe-pai-filho ao qual se busca elaborar a ideia do objeto de desejo (mãe) e a posição de rivalidade (pai).
(V ) Está relacionado à fase fálica do desenvolvimento psicossexual, na qual o falo está relacionado com a figura de poder. Desse modo, a repercussão no entendimento das diferenças anatômicas dos sexos vai possibilitar a compreensão da autonomia, enquanto pessoa, do pai, da mãe e de si mesmo.
A sequência correta é:
a) F-F-F-V-V
b) F-F-F-F-F
c) F-V-V-F-V
d) V-V-F-V-F
e) V-F-F-V-F
 
SOBRE A REPERCUSSÃO DA FIXAÇÃO DA LIBIDO NAS FASES DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:
I – Os pontos de fixação da libido podem remeter a experiências subjetivas de PRAZER que são revividas, por meio da regressão, à medida que uma situação angustiante apresenta-se na vida adulta.
II – Os comportamentos da vida adulta podem ser remetidos, e regredidos, aos pontos de fixação libidinais também quando uma situação de prazer lhe é vivenciada, ou seja, uma repetição do prazer libidinal da infância.
III – Os ditos desvios ou aberrações sexuais, tal qual a perversão, conforme os conceitos freudianos, são estruturas congênitas que, na medida em que sofrem influência do meio, como a ideia de angustia e castração e/ou da cena primária, reforçam as características cruéis da perversidade tal como hoje compreendemos este termo, a exemplo do sadomasoquismo.
IV – A experiência de prazer vivenciada ao longo das fases de desenvolvimento psicossexual pode proporcionar a vinculação a uma zona erógena específica, marcando a experiência subjetiva da criança. A essa ideia é atribuída o conceito de pontos de fixação.
V – A personalidade adulta pode sofrer regressão aos comportamentos infantis toda vez que lhe é colocado uma vivência correspondente à infância. A regressão ocorre quando o adulto chupa o dedo e lembra do prazer que era mamar; ou ainda, sente prazer ao defecar, tal qual a descoberta do controle do esfíncter anal, e assim por diante. Ou seja, há regressão quando o ponto de fixação retomado prende-se a fases psicossexuais traumáticas ou frustrantes.
São afirmações corretas:
a) I, apenas
b) III, apenas
c) I e III, apenas
d) I, II e IV, apenas
e) II e V, apenas
 
SOBRE

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.