Buscar

Avaliação I, II, III e discursiva de Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação I - Individual Semipresencial
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os avanços tecnológicos em meio aos desastres e consequências negativas, que ocorreram durante e após a Segunda Guerra Mundial, provocaram reflexões dos geógrafos, os quais passaram a criticar a geografia chamada clássica ou tradicional, vislumbrando uma geografia mais humana e política. Dentre os impactos e reformulações que se concretizaram na geografia, algumas se orientam no contexto de novos paradigmas da ciência, no neopositivismo e/ou no materialismo histórico como linhas de orientação filosófica. Sobre as correntes teórico-metodológicas que se firmaram depois da II Guerra Mundial, analise as seguintes afirmativas:
I- A Geografia Teorética-quantitativa incorporou modelos matemático-estatísticos, cujos dados e informações passaram a ser tratados e organizados em tabelas, gráficos e projeções.
II- A Geografia Teorética-quantitativa, no Brasil, desenvolveu-se a partir do final da década de 1960 e início de 1970, sendo que o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - foi acionado, por dispor de dados e informações, resultados do censos e profissionais geógrafos que apoiavam a utilização dos modelos matemático-estatísticos.
III- O governo militar se beneficiou da Geografia Teorética-quantitativa porque procurava integrar a economia brasileira como dependente à economia mundial e projetava, de forma linear, um crescimento econômico, baseado nos dados estatísticos e projetivos.
IV- Após a Guerra do Vietnã, um período de recessão econômica e desestabilização dos regimes autoritários em países do Primeiro Mundo exigiu-se dos geógrafos quantitativistas novas reflexões e total abandono da experiência Teorética quantitativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	2.
	O ensino nas escolas no início do século XXI não pode ser mais baseado nos moldes do século passado. O mercado de trabalho exige dos profissionais novas capacidades de flexibilidade, adaptação e inovação para as quais a escola e também a geografia não estão correspondendo. De modo geral, sobre os objetivos da disciplina de geografia, analise as afirmativas a seguir:
I- Deve levar o aluno a entender o espaço geográfico e como as sociedades o transformam, e como se estabelecem relações de poder sobre a base territorial carregadas de disputas de interesses e contradições.
II- Possibilitar que o aluno se perceba enquanto sujeito do espaço que estuda, percebendo que os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho em sociedade, mediados pelo conhecimento e uso da técnica.
III- Permitir que o aluno compreenda que as suas ações individuais não trarão consequências para a sociedade ou para a natureza, mas suas ações em grupo refletirão nas transformações socioespaciais.
IV- Possibilitar que o aluno perceba o meio em que vive, bem como se localizar, orientar e se locomover, entendendo o espaço em escalas diversas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	3.
	A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil, a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A disciplina chegou às escolas, desta forma, sobre a institucionalização do ensino da Geografia no Brasil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia.
(    ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural.
(    ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações.
(    ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	 b)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	 c)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	 d)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	5.
	Durante a Idade Média (século V - 476 d. C. até o século XIV - 1453 d. C.), a Europa, Oriente Médio e Norte da África passaram por um período em que os espaços geográficos foram reorganizados e reestruturados em função de mudanças culturais, políticas, econômicas e religiosas. Muitos conhecimentos gregos foram refutados pelos romanos, pelos povos europeus (alguns bárbaros) que viveram durante a Idade Média e também pela Igreja cristã. No entanto, a expansão do povo árabe e do islamismo contribuiu para o avanço do conhecimento geográfico, apesar da não preocupação direta com esse conhecimento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as contribuições dos povos árabes para o conhecimento geográfico, mesmo que indiretamente:
	 a)
	A reorganização de todos os conhecimentos acumulados pelos gregos e romanos através de traduções para a língua árabe, sem agregar conhecimentos novos.
	 b)
	Manutenção da organização territorial dos gregos e romanos, os quais foram os povos que dominaram vastas áreas da Antiguidade Clássica. Estabelecimento de rotas comerciais e de peregrinação; tradução de obras gregas para o árabe; descrição das paisagens naturais, características e costumes dos povos que iam sendo dominados.
	 c)
	Reorganização territorial favorecendo a expansão do islamismo através de guerras e conquista de terras; estabelecimento de rotas comerciais e de peregrinação para Meca; tradução de obras gregas de Aristóteles e Ptolomeu para o árabe; descrição
das paisagens naturais com possíveis recursos a serem explorados e características e costumes dos povos que iam sendo dominados.
	 d)
	A expansão do Islamismo propiciou o avanço do conhecimento geográfico, pois conforme a religião muçulmana se expandia, aumentavam os conhecimentos sobre as vastas regiões do mundo conhecido pelos árabes, o que favoreceu a continuação da sua expansão, dominação e estabelecimento de rotas comerciais.
	6.
	Na Pré-história e Antiguidade Clássica, as civilizações orientais (da Ásia ? Oriente Médio) e do nordeste da África possuíam um conhecimento prático com relação aos espaços ocupados e percorridos. Através deste, desenvolveram habilidades de localização, locomoção e orientação para sua sobrevivência, que conduziram a um desenvolvimento econômico comercial baseado principalmente na troca de produtos, conquista de terras e dominação de povos, intensificando as relações comerciais entre regiões mais distantes. Dentre as consequências da ampliação do conhecimento geográfico e desenvolvimento econômico na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Evidenciou-se a transposição gradativa dos povos da vida nômade para a vida sedentária, estabelecendo-se, assim, cidades importantes, em pontos estratégicos, tanto para a alimentação quanto para o controle militar.
	 b)
	Diminuíram-se as frotas de navegação, pois com as relações comerciais já estabelecidas não havia necessidade de procurar novos povos para comercializar seus produtos, firmando-se, assim, os convênios já estabelecidos.
	 c)
	Intensificação da navegação pelos mares Mediterrâneo, Vermelho, Negro e pelo oceano Atlântico em parte dos litorais europeu e africano. Aparecimento de pontos de comércio e aumento da dominação política e econômica dos povos e acumulação de conhecimentos geográficos que foram monopolizados pelos gregos, que mais tarde foram fundamentais para a sistematização e organização da ciência moderna.
	 d)
	O aumento no número de viajantes que partiram do Ocidente para o Oriente que se aventuraram pela cobiça do comércio, ou enviados pelo Papa para converter os soberanos orientais e libertar as terras santas para o cristianismo, sob domínio dos turcos otomanos.
	7.
	A AGB, Associação dos Geógrafos Brasileiros, foi fundada em 1934 na cidade de São Paulo, pelo francês Pierre Deffontaines. Como neste tempo (décadas de 1930 e início da década de 1940) havia poucas escolas de ensino superior de Geografia no Brasil, apesar do nome, a AGB foi uma associação de geógrafos de São Paulo e do Rio de Janeiro que se reuniam para a realização de trabalhos de pesquisa em parceria. Em 1944, durante uma Assembleia Geral realizada na cidade de Lorena, SP, os geógrafos reunidos decidiram expandir seus trabalhos de pesquisa para outras áreas do território nacional. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos da AGB nos primeiros anos de sua existência:
	 a)
	Discutir a regionalização do nosso país, levando em consideração aspectos naturais, econômicos e socioculturais.
	 b)
	Discutir o papel do geógrafo em alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e São Paulo.
	 c)
	Promover assembleias para discutir os trabalhos de pesquisa em geografia apresentados por seus associados, bem como as pesquisa realizados nas cidades onde os encontros eram promovidos.
	 d)
	Contribuir para a formação de professores para atuar no Ensino Médio, contribuindo para a institucionalização da Geografia no Brasil.
	8.
	O século XX, por fim, consagra a geografia como a ciência do espaço, o geógrafo será o responsável pela imagem pública de saber colocado às representações de mundo - a "geografia do professor", e às práticas de administração do Estado, dos governos e dos negócios - a "geografia dos estados maiores" -, em suas necessidades de intervenção territorial. Essa ligação contemporânea com o Estado se torna tão forte que o destino deste se torna o seu próprio destino.
No contexto apresentado, o autor faz referência à "geografia do professor" e à "geografia dos estados maiores", numa menção ao trabalho teórico de um geógrafo que na famosa obra "A Geografia - serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra", distingue três tipos para análise: a geografia escolar, a geografia espetáculo e a geografia como instrumento de poder. Sobre o geógrafo que elaborou esta obra, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2008.
	 a)
	Vidal de La Blache.
	 b)
	Yves Lacoste.
	 c)
	Ratzel.
	 d)
	Pierre George.
	9.
	No final da Idade Média, início da Idade Moderna, o conhecimento geográfico teve um salto quantitativo e qualitativo, decorrente da ampliação do horizonte geográfico e da incorporação de um continente novo, a América, ao conjunto de conhecimentos da época. Sobre os fatores que favoreceram este processo, analise as seguintes sentenças:
I- Intensificação das grandes navegações e dos descobrimentos, com a catalogação das informações sobre os oceanos, climas, relevo, economia e cultura dos povos de outros lugares e continentes.
II- Elaboração de mapas com os percursos de rotas e principais entrepostos comerciais.
III- Apoio e financiamento das viagens e de expedições exploradoras por parte dos soberanos europeus.
IV- O domínio cultural exercido pela Igreja Medieval, estimulando o estudo das letras, dos mapas e da arte sacra a profana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	No final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), os turcos otomanos formaram um vasto império, conquistando terras do império árabe, dos senhores feudais europeus e do Império Bizantino. Este povo, que também era islâmico, mostrou-se mais tolerante com relação à religiosidade dos povos por eles dominados. Dentre as conquistas dos turcos, algumas tiveram consequências com impactos qualitativos e quantitativos sobre o conhecimento geográfico do final da idade Média e início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os fatos relacionados à expansão e às conquistas dos turcos otomanos:
	 a)
	Domínio das terras da antiga Palestina, denominada Terra Santa para cristãos católicos e ortodoxos. Conquista da cidade de Constantinopla (atual Istambul), ponto estratégico para as rotas da seda, ou seja, comércio entre os europeus e os povos do Extremo Oriente da Ásia, o que estimulou os europeus a vencerem o medo do oceano Atlântico e navegarem procurando novos caminhos para as Índias, o que levou às Grandes Navegações e grandes descobrimentos. Utilização dos algarismos arábicos e acesso a conhecimentos de invenções chinesas, como pólvora, papel e bússola.
	 b)
	Domínio de terras do norte da África, Oriente Médio e Europa, com destruição do Império Romano e da Igreja Católica. O Império Otomano, ou dos turcos, continuou a se expandir e continuou dominando as terras da Palestina, a Terra Santa. Houve a expansão do comércio e do conhecimento geográfico pelos turcos e europeus através das navegações.
	 c)
	Através da expansão dos turcos por terras do Oriente Médio, sul da Europa e nordeste da África, foi pacífica, não trouxe consequências como a interrupção do comércio entre Ocidente e Oriente, e também não impulsionou a organização das Cruzadas, expedições organizadas pelos europeus para libertar a terra santa.
	 d)
	Apesar da conquista e domínio da cidade de Constantinopla, na atual Turquia, o comércio entre o extremo Oriente, na Ásia (região das Índias e China) não foi interrompido. O intercâmbio de elementos culturais dos diferentes povos não foi importante para a ampliação do horizontes geográficos.
Parte inferior do formulário
Avaliação II - Individual Semipresencial
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A orientação é categoria fundamental para a ciência geográfica, pois estabelece
pontos referenciais para que os elementos formadores do espaço possam ser situados e encontrados facilmente (CASTROGIOVANNI, 2000). No decorrer da história da humanidade, os meios de orientação foram aperfeiçoados, mas o sol, a lua, as estrelas e a bússola continuam práticos e eficientes para a localização e orientação da locomoção. Atualmente, o GPS (Global Position System) - ou Sistema Global de Posicionamento - tem se destacado como instrumento auxiliar de localização, orientação e locomoção. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de orientação tradicionais podem ser deixados de lado, não fazem mais parte dos conteúdos da geografia dos anos iniciais.
(    ) Os meios de orientação tradicionais devem ser trabalhados nos anos iniciais, pois estes têm uma relação importantíssima com a lateralidade e noções espaciais.
(    ) Para que os alunos do Ensino Fundamental II possam entender os mecanismos de funcionamento do GPS, estes devem ter aprendido nos anos iniciais as noções de lateralidade, noções espaciais e as noções básicas do sistema de coordenadas geográficas.
(    ) O sistema de coordenadas geográficas pode ser iniciado nos anos iniciais através de atividades com a organização das carteiras na sala de aula em colunas e linhas, e/ou através da representação das linhas e meridianos com barbantes no chão da sala de aula, em que os alunos poderão se localizar e se deslocar, e, se optar em utilizar a sala informatizada, o jogo batalha naval poderá ser excelente recurso didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) preconizam que ao longo do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de construir um conjunto de saberes relacionados a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, estabelecendo para o ensino alguns objetivos gerais. No que se refere aos objetivos gerais apresentados nos PCN para a disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar leituras e interpretação de imagens, dados e documentos de fontes de informações diferentes.
II- Entender questões relacionadas à espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos.
III- Utilizar o diálogo, em suas dinâmicas e interações, como forma de mediar os conflitos e tomar decisões.
IV- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos de qualidade de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Durante muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Atualmente, é sabido que, na verdade, apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica, havendo composições e temperaturas diferentes nos milhares de metros existentes abaixo do solo. Para melhor compreender como tudo isso funciona e organiza-se, a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Referente à crosta terrestre, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo do núcleo.
	 b)
	É a camada mais profunda do planeta Terra, situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividida em duas partes: interna e externa.
	 c)
	É a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
	 d)
	Pode ser considerada uma camada externa, pois é representada pela terra, a área que todos os seres vivos habitam. A reunião de todas essas camadas essenciais para a manutenção da vida é chamada de ecologia.
	4.
	A superfície do planeta Terra é totalmente irregular, sendo que, até o presente momento, não existem definições matemáticas capazes de representá-la em sua exatidão, sem deformá-la. Para representá-la aproximadamente, foram criadas três representações: Esferoide, Geoide e Elipsoide. Sobre tais representações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esferoide
II- Geoide
III- Elipsoide
(    ) Define-se como o modelo que mais se aproxima da forma real/verdadeira do planeta Terra.
(    ) Este modelo matemático é normalmente usado como forma que mais se aproxima do formato da Terra.
(    ) O meridiano e os paralelos serão circunferências, se este for o modelo adotado para representação do planeta.
(    ) Forma que possibilita realizar cálculos para a representação cartográfica da Terra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - III - I - II.
	 b)
	II - III - I - III.
	 c)
	III - II - III - I.
	 d)
	II - I - III - III.
	5.
	Desde o século XIX, a Geografia passou a fazer parte do contexto escolar, como disciplina. Sua função e objetivos, porém, foram alterando-se com o passar dos anos, sendo estes registrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sobre esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- A disciplina de Estudos Sociais foi introduzida no currículo, substituindo as disciplinas de Geografia e de História, acontecimento preconizado pela LDB ? Lei nº 5.692.
II- A Geografia, a partir da LDB ? Lei 9.394, embora tenha passado por um processo de revitalização, precisaria ainda ser discutida e repensada.
III- Com a promulgação da LDB ? Lei nº 4.024, conforme a ideologia social da época, a Geografia não era significativa, então foi instituída a Educação Moral e Cívica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência dos acontecimentos:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	O planeta Terra passou por um conjunto de transformações, as quais são estudadas dentro de uma concepção de tempo geológico. O tempo geológico, se comparado com o tempo histórico (do homem), é mais longo e também mais abstrato. É importante que as crianças compreendam que essas modificações, ao longo do tempo geológico, são naturais. Todavia, as ações do homem utilizando um conjunto de técnicas também provocaram transformações no espaço terrestre, as quais chegam a interferir nas transformações naturais. Sobre essas modificações de origem humana, com implicações negativas mais facilmente percebidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Explosões vulcânicas, abalos sísmicos e tufões e furacões.
(    ) Desmatamentos e incêndios florestais de grandes proporções.
(    ) Danos ambientais como a poluição da hidrosfera, atmosfera em solos por efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
(    ) Danos ambientais nas geleiras polares, embora exista uma polêmica sobre o aquecimento global. Um grupo de cientistas defende a ideia da mudança de temperatura do planeta ser um fenômeno natural; outro grupo defende que as ações do homem através dos processos de industrialização e urbanização contribuíram para este fenômeno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Sobre a representação espacial da terra, existem dificuldades próprias, pois o maior desafio é representar a Terra em sua forma geoidal ou arredondada, num planisfério. Não é possível elaborar um mapa preservando todas as propriedades (distância, direção, área e forma irregular). Na hora da elaboração dos mapas, dependendo de seus objetivos, os cartógrafos decidem quais propriedades
preservarão e quais ficarão distorcidas. Sobre a forma da superfície da Terra e suas possíveis representações, analise as sentenças a seguir:
I- O globo terrestre é uma representação do tipo elipsoide de revolução, gerado por um eclipse rotacionado em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra. Este modelo é bastante simplificado.
II- Os mapas correspondem à representação, aproximada, em um plano dos aspectos - geográficos, naturais, culturais e antrópicos - em proporção reduzida de toda superfície terrestre ou de parte dela.
III- A superfície terrestre é totalmente irregular, não existindo, até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la.
IV- Para a confecção de um mapa, que é bidimensional, são necessárias informações tridimensionais: as dimensões do globo, a sua orientação no espaço e a origem do sistema de coordenadas. A partir dessas informações, a confecção do mapa decorre sem deformações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A noção de espaço de uma criança é socialmente contruída, sendo que a capacidade de percepção desse espaço e a sua representação é um desafio que leva a criança a buscar compreender o que acontece ao seu redor. A respeito da alfabetização "espacial", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desde os seus primeiros anos de vida, tem a capacidade de compreender o espaço concebido, ou seja, de raciocinar sobre áreas que não viu antes.
(    ) Quando a criança não precisa mais experimentar o espaço para lembrar-se dele, então dizemos que ela tem noção do espaço percebido.
(    ) Por volta dos 11 ou 12 anos, a criança consegue estabelecer relações espaciais apenas através de sua representação (no mapa, por exemplo).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	De acordo com os PCN, nos anos 60, baseada nas teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, através da qual considera-se que não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo. Para o ensino, essa nova perspectiva da Geografia também trouxe alterações, inclusive nas formas de interpretação das categorias de espaço geográfico, território e paisagem. A respeito dessas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O território é uma categoria pouco importante quando se estuda a formação econômica e social de uma nação.
(    ) A categoria de paisagem é definida como sendo unidade visível, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural.
(    ) Quando se fala da paisagem de uma cidade, dela fazem parte seu relevo, a orientação dos rios e córregos da região, bem como o conjunto das construções humanas.
(    ) Espaço geográfico define-se como uma relação entre o ser humano e o meio, ou seja, é o espaço permeado pelas características que a sociedade produz.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	Observe o desenho anexo. Imagine que uma pessoa tenha se deslocado por este espaço geográfico imaginário durante três horas em uma manhã de outono conforme as direções do desenho. No outono e na primavera, devido aos dias de equinócios, os dias e as noites possuem duração mais ou menos equivalentes nos hemisférios Norte e Sul, por receberem a mesma luminosidade, ou seja, o Sol nasce próximo do plano equatorial e se distribui igualmente pela superfície terrestre. Sabendo que o Sol, em seu movimento aparente, nasce no Leste e se põe no Oeste, este influencia a maneira de percebê-lo durante o dia. Diante do contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando a pessoa se deslocou do ponto A para o B, no início da manhã, o Sol estava do seu lado esquerdo.
II- Quando a pessoa, mais ou menos depois de uma hora caminhando ou viajando, desloca-se do ponto B para o C, o Sol estava a pino.
III- No deslocamento do ponto A para o B, o Sol batia no lado direito da pessoa que estava viajando ou caminhando; quando ela passa, na segunda hora de sua viagem, a se deslocar do B para o C, a pessoa observou o Sol no seu lado esquerdo.
IV- As direções dos deslocamentos assinalados na figura ocorreram nas direções (A ? B) nordeste, (B ? C) sul e (C ? D) oeste.
V- No deslocamento do ponto C para o D, na terceira hora da viagem, mais próximo do ponto do meio-dia, o Sol estava sob as costas, e quase a pino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Adaptado de: <http://static.newworldencyclopedia.org/thumb/1/1a/Brosen_windrose.svg/600px-Brosen_windrose.svg.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
Parte inferior do formulário
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sobre a representação espacial da terra, existem dificuldades próprias, pois o maior desafio é representar a Terra em sua forma geoidal ou arredondada, num planisfério. Não é possível elaborar um mapa preservando todas as propriedades (distância, direção, área e forma irregular). Na hora da elaboração dos mapas, dependendo de seus objetivos, os cartógrafos decidem quais propriedades preservarão e quais ficarão distorcidas. Sobre a forma da superfície da Terra e suas possíveis representações, analise as sentenças a seguir:
I- O globo terrestre é uma representação do tipo elipsoide de revolução, gerado por um eclipse rotacionado em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra. Este modelo é bastante simplificado.
II- Os mapas correspondem à representação, aproximada, em um plano dos aspectos - geográficos, naturais, culturais e antrópicos - em proporção reduzida de toda superfície terrestre ou de parte dela.
III- A superfície terrestre é totalmente irregular, não existindo, até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la.
IV- Para a confecção de um mapa, que é bidimensional, são necessárias informações tridimensionais: as dimensões do globo, a sua orientação no espaço e a origem do sistema de coordenadas. A partir dessas informações, a confecção do mapa decorre sem deformações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender às demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. Tendo estas colocações como referência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na década de 1970, a Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para as aplicações práticas na realidade metafísica.
	 b)
	A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, igualmente ao que ocorreu na década de 1970, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições sociais.
	 c)
	Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio religioso.
	 d)
	Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade.
3.
	As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
(    ) Aziz Ab?Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria.
(    ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
(    ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
(    ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate epistemológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F - V.
	4.
	Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão ente 6 e 8 anos de idade. Nesta fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noções espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:
	 a)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 b)
	Analisar pequenos textos sobre as paisagens apresentadas no livro didático, sem estabelecer relações com as paisagens do cotidiano.
	 c)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes através de mapas, a partir da realidade do aluno.
	 d)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos quanto à orientação, à locomoção e à representação cartográfica.
	5.
	Uma das possibilidades da educomunicação para as aulas de geografia é a utilização dos recursos de mídia (câmera, filmadora, gravador de voz, editor de texto, aplicativos com músicas) presentes nos aparelhos de telefonia móvel, para desenvolver trabalhos coletivos, como, por exemplo, documentar os pontos de referência do trajeto da escola à casa do aluno ou de paisagens com áreas degradadas. O sucesso dessa aula está na oportunidade da utilização pedagógica do celular (cujo uso é proibido em sala de aula), pois crianças são fascinadas pelo mundo digital, podendo mostrar suas técnicas de captura de imagens e produção de filmes e/ou animações e sua socialização para com a turma. Referente à educomunicação, analise as seguintes sentenças:
I- A Educomunicação é conceituada como a inter-relação entre a comunicação e a educação. É uma metodologia que pretende promover uma educação com, pela e através das mídias.
II- A educomunicação como metodologia de educação possui duas vertentes: uma em que ocorre a apropriação dos meios que visam à produção de conteúdos e a outra que visa principalmente a uma leitura crítica das mídias.
III- A educomunicação é um campo para onde converge a educação e outras ciências humanas, cujo grande desafio é conduzir os alunos para a ação, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem ao produzirem materiais sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula.
IV- Os meios de comunicação de massa não tem nada a ver com educomunicação, uma vez que ideologicamente são neutros, nem são indutores de opiniões ou de padrões de consumo através de suas propagandas e marketing.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Um dos meios de comunicação que ocupa importante papel no processo de socialização é a televisão. Pelo fato de a escola não estar separada das demais instâncias da comunicação, e seus professores e alunos expectadores, a televisão é uma das mídias que pode ser utilizada como recurso didático pedagógico nas práticas de docência. Entretanto, ao mesmo tempo cabe ao professor desempenhar um papel crítico e reflexivo frente a esta tecnologia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a postura correta do professor frente à mídia televisiva:
	 a)
	Precisa estar preparado para criticar o uso da televisão, orientando os alunos a utilizarem outros meios para adquirir conhecimento.
	 b)
	Deve influenciar os alunos na escolha dos programas, privilegiando as telenovelas e os programas infantis.
	 c)
	Deve ser protagonista, ativo, criativo e estar preparado para mediar a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
	 d)
	Precisa ser passivo e deixar que os alunos por si só decidam se a influência da mídia é positiva ou negativa em suas vidas.
	7.
	É de grande importância o uso de jogos na sala de aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de uma criança. Geralmente, os alunos conhecem diferentes jogos e aprendem os conteúdos. O professor tem em mãos uma ferramenta lúdica e instigante. Com relação aos jogos em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diante de um jogo, crianças e adolescentes dão o melhor de si: planejam, pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro dele, torcem, comemoram  ou lamentam e propõem uma nova partida.
(    ) Nem todos os educadores veem os jogos em sala com bons olhos, muitas vezes porque eles geram competição.
(    ) O fator competição, durante os jogos em sala de aula, não deverá ser motivo para preocupação, pois a coordenação pedagógica precisa estar preparada para evidenciar que esse tipo de competição ocorre apenas no jogo e não na vida.
(    ) Os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de se construir a autoconfiança. Outro é o incremento da motivação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Observe o mapa do Brasil e a localização dos estados. Para responder a esta questão, você precisa pensar em pontos de referência e em sua localização. Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais sempre são definidos a partir de sua localização, em relação às demais direções ou demais elementos de uma paisagem, mapa ou espaço. Nesta questão, o seu ponto de referência será a cidade de Brasília, ou seja, você posicionar-se-á nesta cidade e observará onde se localizam os demais estados, comparando o mapa com a rosa-dos-ventos. Lembrando que você está em Brasília, analise as sentenças a seguir:
I- Os estados do Acre e de Rondônia se localizam na direção oeste, enquanto parte da Bahia e de Minas Gerais se localiza a sudeste.
II- O Estado de Roraima se localiza na direção noroeste, enquanto
que Mato Grosso do Sul se localiza a sudoeste.
III- Pode-se afirmar que o Estado de São Paulo possui um território que se localiza nas direções: sul, sul-sudeste e sudeste.
IV- O Estado do Amapá se localiza na direção norte-noroeste, e os estados do Piauí e do Ceará se localizam na direção norte-nordeste.
V- Ao se deslocar de avião, em linha reta, para a ilha de Santa Catarina, a direção do voo será sul-sudoeste.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005127/md.0000052706.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	Os conhecimentos geográficos acumulados pelas civilizações orientais foram fundamentais para a elaboração dos conhecimentos básicos da ciência moderna. Inclusive foram utilizados pelos gregos, que se tornaram uma civilização dominante. As civilizações orientais permitiram também o desenvolvimento econômico com a troca de produtos que engendrou a intensificação das relações comercias entre os povos que viviam em áreas mais distantes. Assim, a navegação se intensificou entre o mar Mediterrâneo e no mar Vermelho, ocasionando o aparecimento de núcleos coloniais e a dominação econômica e política dos povos em ascensão. Referente aos conhecimentos geográficos e as civilizações orientais, analise as afirmativas a seguir:
I- Os fenícios percorreram o Mediterrâneo e o mar Negro e, alcançando o sul da Espanha, atravessaram o estreito de Gibraltar e exploraram a costa europeia do Atlântico até a Alemanha e a Oceania, possivelmente até o Bratislava. Traziam em suas embarcações mercadorias inexistentes na bacia do Mediterrâneo que eram trocadas por outros produtos.
II- No século VII a.C., a serviço do Faraó Nécao II, os fenícios fizeram a circunavegação da África. É importante destacar também que um faraó planejou construir um canal que cortasse o istmo de Suez, ligando os mares Negro e Vermelho, com a finalidade de estender as navegações mediterrâneas até o oceano Índico, detendo-se em seu propósito ao constatar que o nível do mar Vermelho era mais elevado do que do mar Negro e que a abertura do canal provocaria a invasão do mar Negro pelas águas do mar Vermelho e a consequente inundação das planícies costeiras, onde se localizavam importantes cidades e campos cultivados.
III- Um exemplo típico da sistematização do conhecimento foram os estudos do rio Nilo, Tigre e Eufrates realizados pelas civilizações agrícolas da Mesopotâmia e do Egito. Os estudos levavam em conta a origem, a extensão e o regime dos rios no que tange à periodicidade e à variação do volume de água durante o ano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	Para atender às diferenças de aprendizagem, de interesse e de ritmo de uma classe de alunos de 9 a 10 anos, o professor nas aulas de Geografia tem trabalhado com duplas e trios. Esse docente vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes com relação à construção dos conceitos fundamentais de geografia e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, o professor planejou algumas atividades. Sobre elas, analise as sentenças a seguir:
I- Resolução de situações-problema para aplicação dos conceitos que serão estudados.
II- Exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos com relação aos conceitos a serem estudados.
III- Provas com pormenores dos conteúdos que são pré-requisitos para os estudos posteriores (avançados).
IV- Série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais e possibilitar o acesso ao ensino fundamental da etapa final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) Em seu texto de 1979, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, Ruy Moreira afirma que a "formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história. (...) O que propomos é a construção de uma teoria do espaço que se fundamenta em três categorias da totalidade, que são as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial". A proposta do autor reforça e é condizente com a Geografia:
FONTE: MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76.
	 a)
	Aplicada.
	 b)
	Crítica.
	 c)
	Tradicional.
	 d)
	Pós-moderna.
	12.
	(ENADE, 2006) As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico. Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
	 a)
	Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
	 b)
	Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.
	 c)
	Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
	 d)
	Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
Parte inferior do formulário
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	1.
	A alfabetização geográfica e cartográfica tornar-se-á mais fácil e prazerosa se o professor dos anos iniciais utilizar uma metodologia acompanhada de um conjunto de recursos didático-pedagógicos e estratégias capazes de prender a atenção da criança ao mesmo tempo em que desenvolve competências cognitivas, de observação, comparações de grandeza, interpretação de distâncias e leituras da paisagem e de seus elementos geográficos. A utilização das maquetes como recurso didático-pedagógico, a qual utiliza uma representação tridimensional da superfície, auxiliará os alunos no raciocínio geográfico. No entanto, a construção de uma maquete só será significativa para o aluno se estiver vinculada a objetivos. Diante da contextualização, disserte sobre os objetivos que a elaboração e o uso de maquetes deve abarcar.
	Resposta Esperada:
A elaboração e o uso de maquetes nos anos iniciais deve abarcar os seguintes objetivos:
* Compreender a hipsometria de mapas físicos do relevo: planícies, planaltos e montanhas.
* Compreender que existem várias perspectivas, maneiras de olhar e analisar os espaços: vertical, oblíquo, e na perspectiva horizontal. As imagens de satélite são de perspectivas verticais, e fotografias aéreas são perspectivas verticais e oblíquas. As maquetes são importantes porque permitem a simulação de perspectivas.
* Reconhecer e aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
* Considerar a maquete como instrumento de análise de espacialização geográfica.
* Diversificar a maneira de aprender sobre a realidade, utilizando a maquete "artes plásticas" como linguagem relevante nos estudos geográficos.
* Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as formas de relevo e a importância de preservação da vegetação para os mananciais hídricos.
	2.
	A Geografia Radical ou Crítica pode ser caracterizada pela conscientização e/ou preocupação por parte de alguns geógrafos com a existência de problemas muito graves na sociedade em que viviam. No Brasil, um dos pensadores foi Josué de Castro, que se destacou por seu trabalho sobre a Geografia da Fome no Brasil, bem como sobre suas causas e os meios para combatê-la. Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou do número
de habitantes, mas, sim, da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Por isso, acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da reforma agrária. Diante do exposto, disserte sobre Fome e Reforma Agrária.
	Resposta Esperada:
O problema da fome tem sido associado ao da necessidade de uma reforma agrária no país e remete à reflexão para o campo da construção da cidadania. O objetivo de que todos os homens e mulheres tenham assegurado o direito elementar de estar alimentado e protegido contra a fome abarca não apenas a questão de garantir o acesso aos alimentos aos consumidores (dificultado, sobretudo por problemas de insuficiência de renda e não por problemas de escassez de produção, como muitos consideram), mas também de definir e operacionalizar políticas públicas direcionadas a assegurar a autossuficiência produtiva do país. A soberania alimentar significa a condição de o país poder garantir alimentação para toda sua população, livre das imposições do mercado. Poder definir o que vai produzir, como vai produzir e para quem vai produzir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes