Buscar

Atividade 1 - Tubulações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Os tubos sem costura apresentam maior restrição comercial devido ao seu modo de fabricação, que pode se dar por fundição, forjamento, extrusão e até laminação. Sendo comuns até NPS 14 no Brasil. Já os tubos com costura, feitos por soldagem, podem contar com um processo mais simples, tendo mais variadas espessuras, metragens e diâmetros. 
2. Para projeto de tubulação de potência, é usada a ASME B31.1 (Power Piping). Já para projeto de tubulação de processo, é usada a ASME B31.3 (Process Piping).
3. Tubulação de Ácido Sulfúrico (Tubulação de Chumbo).
4. NPS (Nominal Pipe Size) ou "Tamanho nominal do tubo"; DN ou "diâmetro nominal"; SCH (Schedule) é o termo que designa a espessura de parede de um tubo; STD (Standart Weigth); XS (Extra Strong); XXS (Double Extra Strong). STD, XS e XXS são designações antigas, e correspondem a um certo número de SCHEDULE, dependendo do tamanho nominal da tubulação.
5. A norma ASTM A53 padroniza as propriedades químicas e mecânicas para tubos de aço destinado ao transporte de fluidos não corrosivos. Esse tipo de tubo é fornecido nos graus A e B, sendo o grau A apto a ser dobrado e flangeado (aço de baixo carbono, ruptura 33 kg/mm2, escoamento 20 kg/mm2), e o grau B com capacidade limitada para dobramento e flangeamento (aço de médio carbono, ruptura 41 kg/mm2, escoamento 24 kg/mm2). Quanto aos tipos, tem-se: Seamless Tipo S, com grau A e B; Soldado Tipo E (ERW), Grau A e B; Forno Soldado Tipo F, Grau A somente.
6. Considerando a importância de os tubos de aço-carbono para usos comuns e para usos em altas temperaturas, comercializados no país, A norma ASTM A530 estabelece especificações padrão e requisitos gerais para tubos de carbono especializado e aço liga.
7. A ASME B31 atende a uma ampla classe de tubulações de pressão para cálculo de espessura, flexibilidade, acessórios, fabricação montagem, inspeção e teste. 
A ASME B31.1 (Tubulação de Caldeiras – Power Piping) Tubulação normalmente encontrada em estações geradoras de energia elétrica, em plantas industriais, sistemas de aquecimento geotérmico e centrais de sistemas de aquecimento e refrigeração. A norma ASME B31.3 (Refinarias e Petroquímicas – Process Piping) contém regras para tubulações normalmente encontradas em refinarias de petróleo, petroquímicas, plantas têxteis, de papel, semicondutores e criogênicas. 
8. A tubulação externa, como a tubulação externa da caldeira, é regida pela ASME B31.1. Essa norma regula as altas temperaturas, caldeiras de alta pressão onde a pressão do vapor excede 15 psig, água a pressão excede 160 psig ou a temperatura excede 250 Fahrenheit. As aplicações típicas de tubulação externa incluem o transporte de vapor, água, óleo, gás ou oxigênio.

Outros materiais