Buscar

Avaliação FINAL (OBJETIVA) - Gestão de Pessoas - UNIASSELVI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668379) ( peso.:3,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema de remuneração é acompanhado por uma política de administração salarial, em que são estabelecidas normas e regras sobre cargos e salários. Neste sentido, é importante que haja um manual explicativo sobre os procedimentos exigidos pela organização. Segundo essa ideia, analise as seguintes sentenças:
I- É importante que o manual seja construído com base em uma pesquisa salarial de acordo com o mercado.
II- É importante que o manual informe sobre a atualização da tabela salarial de acordo com o cargo.
III- É importante que o manual torne público os salários de todos os indivíduos da organização.
IV- É importante que o manual informe sobre os aspectos de segurança no trabalho existentes na empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Enquanto o conhecimento explícito pode ser articulado por meio da linguagem formal, o conhecimento tácito pode apenas ser incorporado à experiência individual, pois envolve fatores intangíveis como as crenças pessoais, as perspectivas, o sistema de valor, os insights, as intuições, as emoções e as habilidades. É por meio da interação entre esses dois conhecimentos que se forma a espiral do conhecimento, de suma relevância, para que uma empresa gere conhecimento. Com relação à espiral do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I- A socialização se refere ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática (tácito para tácito).
II- A internalização se refere à padronização do conhecimento, juntá-lo em um manual e incorporá-lo a um produto (explícito para explícito).
III- A combinação se refere aos novos conhecimentos explícitos que são compartilhados na organização e outras pessoas começam a internalizá-los (explícito para tácito).
IV- A articulação ou externalização se refere à conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo (tácito para explícito).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	Sobre o sistema de gestão de pessoas, o processo de provisão trata de buscar para a organização pessoas que atendam às necessidades e às demandas da organização. Quando ingressados na organização, os colaboradores passam pelo processo de aplicação. Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de aplicação trata do desenho dos cargos, análise dos cargos e avaliação de desempenho.
	 b)
	O processo de aplicação trata de controlar por sistemas a gestão de pessoas como um todo, tanto colaboradores como resultados.
	 c)
	O processo de aplicação trata de apresentar um ambiente de trabalho e remuneração atrativos que satisfaçam os colaboradores e os mantenham na organização.
	 d)
	O processo de aplicação trata do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da organização.
	4.
	Organizações inteligentes aplicam programas recompensadores para seus colaboradores, como o chamado sistema de participação nos resultados ou lucros. Todavia, para que esse sistema funcione, é importante que os colaboradores foquem nos objetivos e metas que são propostos. Após atingir a meta designada, é realizado um pagamento de acordo com o percentual de lucro obtido pela empresa e do desempenho de cada funcionário. Para que isso ocorra, é necessário que a empresa tenha preestabelecido alguns indicadores de desempenho. Sobre esses indicadores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indicadores estratégicos.
II- Indicadores impactantes.
III- Indicadores administráveis.
IV- Indicadores importantes.
(    ) Estão relacionados com o fator crítico de sucesso para as empresas.
(    ) São aqueles que os meios para alterar seus níveis estão sob razoável domínio do indivíduo ou grupo.
(    ) Devem refletir os aspectos ou fatores importantes para empresa.
(    ) Mobilizam a organização e têm grande significado para todos os envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	IV - III - I - II.
	5.
	Existem diversos métodos de avaliação de desempenho, que buscam usar critérios de equidade e de justiça. Ainda, as avaliações de desempenho têm como objetivo motivar os indivíduos, de modo a obter melhorias nos resultados. Os métodos de avaliação de desempenho: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo e incidentes críticos, se referem a uma metodologia de avaliação. Sobre essa metodologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho.
	 b)
	Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho.
	 c)
	Métodos Coletivos de Avaliação de Desempenho.
	 d)
	Métodos Pessoais de Avaliação de Desempenho.
	6.
	Num ambiente em constate transformação, as empresas buscam criar uma cultura voltada para a mudança, sobretudo, em empresas de tecnologia. Não por modismo e nem somente por antecipação às ameaças futuras, é algo que envolve produtividade, inovação e adaptação. Com relação à cultura organizacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Frente à necessidade de responder a processos de mudança, a cultura pode se tornar um problema numa organização que apresente uma cultura organizacional muito arraigada, muito forte.
(    ) Diante de uma cultura muito forte está a barreira à diversidade, o que dificulta a contratação de novos funcionários que não sejam parecidos com a maioria dos indivíduos que compõem a organização.
(    ) A cultura organizacional favorece o individualismo e a competitividade na organização, pois enfatiza os interesses individuais.
(    ) Uma cultura organizacional fortemente estabelecida apresenta mais facilidade de adaptação nos casos de fusão entre empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Ao escolher um profissional com perfil adequado para a vaga em aberto, seja em qualquer área ou cargo da organização, é importante tomar alguns cuidados, analisando históricos do desempenho das pessoas envolvidas no processo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O planejamento de pessoal é um fator essencial para fazer a escolha do profissional que preencherá a vaga.
(    ) Acompanhar as pessoas durante suas atividades profissionais contribui para a escolha correta do candidato.
(    ) Selecionar pessoas incapazes, mas que sejam queridas pelo chefe, é falta de ética profissional.
(    ) Selecionar pessoas com preconceitos de raças, etnias, religião é atitude correta das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	A remuneração variável, pode-se dizer, que é a remuneração fixa mais a soma de incentivos motivadores oferecidos em valores pela organização, tais como premiações, comissões, entre outros. Qual é o seu principal objetivo?
	 a)
	Criar expectativas que o colaborador não possa alcançar.
	 b)
	Oferecer crescimento profissional apenas em uma área ou setor.
	 c)
	Obter a rotatividade de pessoal por falta de empenho humano.
	 d)
	Fortalecer o desempenho do profissional através da recompensa.
	9.
	Os processos ou atividades da Gestão de Pessoas contribuem para a sobrevivência da organização e para o alcance das metas organizacionais, sendo eles: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar pessoas. Sobre
esses processos, analise as seguintes sentenças:
I- O processo de provisão tem como objetivo munir as organizações diante de um planejamento de pessoal.
II- O processo de manutenção define-se por proporcionar ambiente agradável, através de higiene, segurança.
III- O processo de monitoramento envolve treinamento e consequente desenvolvimento para os colaboradores.
IV- O processo de aplicação tem como objetivo realizar o desenho e análise dos cargos, bem como realizar a avaliação de desempenho dos funcionários.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	A Administração de Recursos Humanos possui um papel fundamental do desenvolvimento e perpetuação da cultura organizacional. As atribuições deste órgão podem se concentrar em: definição de perfis compatíveis com os valores; definição de carreiras e critérios de avaliação e definição e interpretação de mensagens adequadas através da imprensa interna. Sobre o papel do Departamento de Recursos Humanos com relação à cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos papéis do departamento de recursos humanos é o de "guardião da cultura" com as funções estratégicas de disseminar, promover, manter e implementar as mudanças culturais.
(    ) Um dos papéis do departamento de recursos humanos é o de realizar o desenho de programas de treinamento e desenvolvimento, que enfatizam a história da organização.
(    ) Um dos papéis do departamento de recursos humanos é a preparação de solenidades para destacar heróis e o comportamento exemplar.
(    ) Um dos papéis do departamento de recursos humanos consiste na definição e interpretação de mensagens particulares dos funcionários, por meio da imprensa interna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2015) As mudanças ocorridas desde o advento da globalização provocaram transformações no mundo do trabalho e na função de recursos humanos. Nos últimos anos, os executivos, a fim de tornarem suas organizações mais competitivas, procuraram modernizá-las e gerenciá-las de maneira distinta. Estruturas hierárquicas foram redesenhadas, fusões, aquisições e join-venture apareceram como soluções para aumentar a competitividade e a rentabilidade das organizações. Considerando esse contexto, verifica-se que uma organização que intencione aumentar seu potencial de atração e retenção de talentos deve implantar:
I- Um plano de salários e benefícios que contemple o pagamento de salários fixos, proporcionando a isonomia na remuneração referente a todos os cargos, sem discriminação de nível educacional e tempo de serviço.
II- Um plano de benefícios e serviços que promova a qualidade de vida dos funcionários em relação a aspectos tanto físicos quanto emocionais, o que implica a melhoria da condição geral de vida.
III- Um programa de participação nos lucros e resultados, garantindo aos funcionários uma recompensa caso o desempenho da empresa, em um período definido, atinja ou supere determinado patamar.
É correto o que se afirma em:
FONTE: WOOD JR., T. Mudança organizacional. São Paulo: Atlas, 2004 (adaptado).
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	II e III, apenas.
	 c)
	II, apenas.
	 d)
	I, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) O ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuir na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho. Considerando essas informações, avalie as ações a seguir:
I- Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade.
II- Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados.
III- Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa.
Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais