A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
PROVA SOCIOLOGIA GERAL

Pré-visualização|Página 1 de 1

PROVA SOCIOLOGIA GERAL

Material para graduandos em Recursos Humanos, administração, Marketing.

Salvem o questionário como forma de estudo para as avaliações.

(se te ajudou de alguma forma,não esqueça de curtir) 


QUESTÃO 1

Para Durkheim a divisão social do trabalho tem um papel fundamental na constituição da sociedade moderna, para o autor, há uma relação entre a divisão social do trabalho e a consciência coletiva. Marque a opção correta:

a ) A divisão do trabalho social se expressa unicamente na forma de solidariedade orgânica, ou seja, na integração ou coesão social de um novo tipo de sociedade.

 b ) A divisão do trabalho social é, portanto, a condição criadora da liberdade individual e, ao mesmo tempo, de um novo tipo de solidariedade social que, como vimos, nasce do sentimento dos laços de interdependência dos indivíduos que, ao desempenharem funções diferenciadas, contribuem uns com os outros para a satisfação das necessidades de todos.

c ) Nas sociedades simples, os indivíduos são totalmente desprovidos da consciência coletiva, havendo nenhuma controvérsia entre seus integrantes.

d ) Nas sociedades modernas, o desenvolvimento do individualismo é consequência da divisão social do trabalho, mas não há nenhuma relação com a consciência coletiva.

e ) As "sociedades simples" são marcadas por uma divisão rudimentar do trabalho social, dado o pequeno número de pessoas que as compõem, predomina a "solidariedade orgânica" que nasce de crenças e sentimentos compartilhados por todos os membros da sociedade.

QUESTÃO 2

Sobre as alterações no mundo do trabalho que ocorreram na década de 1980, os principais estudos apontam algumas características. Marque a opção que traz representações de exemplos dessas características.

I - Contínua perda do domínio operário sobre o processo de trabalho.

II - Desenvolvimento das especializações, inclusive nas indústrias automatizadas, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática.

III - Superqualificação do trabalho de algumas categorias, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática

a ) I e II.

b ) I.

c ) I, II, III.

d ) II e III

e ) II.

QUESTÃO 3

De acordo com a teoria do capital humano: Investir em ___________________________ e aprender a aprender significa, ao mesmo tempo, adquirir as condições para a formação de um capital intelectual cuja valorização resulta da compreensão da necessidade de se realizar o trabalho de transformação da estrutura social, de consolidação e efetivação dos ideais democráticos, abrindo o caminho para a emancipação humana.

Marque a opção com a palavra que preenche corretamente a lacuna:

a ) Autoconhecimento

b ) Trabalho

c ) Tecnologia

d ) Desenvolvimento em carreira

 e ) Educação

QUESTÃO 4

O fato de tal desenvolvimento haver se verificado no Ocidente, deve-se aos traços característicos de cultura, peculiares a esta parte da Terra. Só o Ocidente conhece o Estado, no sentido moderno da palavra, com administração orgânica e relativamente estável, funcionários especializados e direitos políticos. Os indícios destas instituições na Antiguidade e no Oriente, não alcançaram pleno desenvolvimento. Só o Ocidente reconhece um direito racional, criado pelos juristas, interpretado e empregado racionalmente. Só no Ocidente se encontra um conceito de cidadão (civis romanus, citoyen, bourgeois), porque, só no Ocidente, se deu uma cidade no sentido específico da palavra. Além disso, só o Ocidente possui uma ciência no sentido atual. Teologia, filosofia, meditação sobre os problemas da vida foram conhecidas pelos chineses e indianos, aliás, com uma profundidade como nunca foi sentida pelo povo europeu.

O texto de Max Weber extraído da obra História Geral da Economia, refere-se a qual elemento que para o autor é característico da sociedade moderna?

a ) Religião

b ) Direito

c ) Liderança

d ) Tradição

 e ) Racionalidade

QUESTÃO 5

Sobre a ideologia, de acordo com o pensamento marxista, marque a opção correta.

I - A ideologia dominante é imposta aos não proprietários dos meios de produção, produtores das condições materiais de vida, ou seja, da infraestrutura.

II - A ideologia é a representação mental das condições de vida da classe dominante, muito distintas da classe dominada.

III - A ideologia é sempre falsa consciência do mundo e, por isso, conduz à alienação, isto é, à incapacidade de compreender a realidade e de sobre ela exercer controle.

a ) II, III

b ) II

c ) I, II

 d ) I, II, III

e ) I

QUESTÃO 6

Sobre o mercado de trabalho brasileiro, analise os dados abaixo:

HTML image 0

A tabela acima apresenta os percentuais de desemprego relacionados aos níveis de ensino nos anos de 2015 a 2017. Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes.

I. Houve uma diminuição do percentual de desemprego ao longo do período para aqueles que possuem ensino fundamental incompleto.

II. Para os trabalhadores com ensino superior houve no ano de 2017 uma diminuição do percentual de desemprego.

III. Dentre todos os níveis de ensino, os trabalhadores com ensino médio são aqueles que apresentam um maior percentual de desemprego.

IV. Para a maior parte dos trabalhadores, independentemente do nível de ensino, percebe-se o aumento do desemprego no período.

a ) I e III.

 b ) II, III e IV.

c ) I e II.

d ) III e IV.

e ) I, II e IV.

QUESTÃO 7

As ciências sociais buscam compreender a forma pela qual a sociedade se organiza e assim viabiliza e condiciona a vida dos seus membros. Seu objeto, portanto, é a vida humana enquanto vida social, é o sistema social, sua estrutura, sua cultura, suas instituições. O objetivo do estudo das ciências sociais é o de fornecer elementos que orientem a ação individual dos membros de cada sociedade, facilitando a consecução dos seus objetivos comuns ou sociais. É o de permitir que os homens e as mulheres possam, de alguma forma, controlar suas próprias vidas e a mudança social a que estão permanentemente sujeitos.

Luiz Carlos Bresser-Pereira Nota para discussão na disciplina de Metodologia Científica para Economistas, Curso de Pós-Graduação, GV-Economia. Versão nº.3, 20/2/2005. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2005/05.2.InstanciasECienciasSociais.pdf. Acesso em: 26/02/2018.

As Ciências Sociais são compostas por várias ciências que se interligam na análise do fenômeno social. Marque a opção correta.

I - Economia política estuda as ações sociais - voltadas à produção, à circulação, à distribuição e ao consumo de bens e serviços em seu contexto institucional nacional e internacional.

II - A História é a ciência que estuda o processo de produção da vida, na expectativa de apreendê-lo em suas diferentes manifestações e especificidades ao longo do tempo.

III - A Antropologia focaliza seus estudos na construção da cultura, ou seja, no mundo dos significados e dos valores sociais predominantes nas mais diferentes sociedades

a ) apenas as afirmativas II e III são corretas;

b ) apenas as afirmativas I e III são corretas;

c ) todas as afirmativas são incorretas;

 d ) todas as afirmativas são corretas;

e ) apenas as afirmativas I e II são corretas;

QUESTÃO 8

Fordismo é um termo utilizado para caracterizar o sistema de produção e gestão criado por Henry Ford, em sua fábrica, a FordMotor Co. em Detroit, nos Estados Unidos, da América, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Além disso, permitiu a constituição de uma classe social mais compatível com as demandas de consumo. A partir dessa descrição, marque a opção correta que apresenta as características desse sistema de produção.

I - Produção em massa.

II - Racionalização da produção através do parcelamento de tarefas fundado na tradição taylorista.

III - Linha de produção e tarefas individuais sucessivas.

IV - Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante.

a ) II, IV

b ) I, II

c ) I, II, III

d ) III, IV

e ) II, III