Buscar

AOL1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOSSEGURANÇA
É o conjunto de estudos e ações que visam prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos provocados pelo uso de agentes químicos, físicos e biológicos que possam comprometer a saúde da biodiversidade. 
1- Quais os outros aspectos também são discutidos?
A Biossegurança traz além dos aspectos morais, dos impactos ao meio ambiente, da proteção da saúde humana, animal e vegetal. Trazendo também impactos econômicos e sociais produzidos pela nova tecnologia dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, com base na análise mais extensiva dos princípios e regras da Constituição Federal e das Legislações Infraconstitucionais Reguladora.
2- Qual a sua opinião sobre esse tema?
A Biossegurança é de extrema importância, pois trazem os cuidados com o pessoal e o coletivo, diminuindo ou evitando riscos aos profissionais, o ambiente e a sociedade. Trazendo conscientização e precauções de higiene com os EPIS e os EPCs, minimizando hábitos prejudiciais. 
Infelizmente muitos dos profissionais ignoram a importância do cumprimento das normas e regras existentes da biossegurança, tais como o uso máscaras, toucas, luvas (trocando sempre que necessário) e o uso do jaleco (não usando em área externa e mantendo a higienização de tal diariamente, com matérias corretos).
3- Quais legislações estão envolvidas nesses aspectos?
· Lei n° 8.974/95 (revogado)
Estabelece normas para o uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de Organismo Geneticamente Modificados.
Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
· Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005 – Lei de Biossegurança.
· Decreto nº 5.591, de 22 de novembro de 2005 – regulamenta a Lei de Biossegurança.
· Portaria MCT Nº 146, de 06 de março de 2006 – regimento interno da CTNBio.
· Portaria MCT nº 373, de 1º de junho de 2011 – altera o regimento interno da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio.
· Resolução Normativa nº 1, de 20 de junho de 2006 – dispõe sobre a instalação e o funcionamento das Comissões Internas de Biossegurança (CIBios) e sobre os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB)
· Resolução Normativa nº 2, de 27 de novembro de 2006 – dispõe sobre a classificação de riscos de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e os níveis de biossegurança a serem aplicados nas atividades e projetos com OGM e seus derivados em contenção.
4- Esses assuntos são bem discutidos na sociedade?
Com o atual cenário de pandemia mundial (Covid-19), muito tem se ouvido falar sobre a utilização e conscientização de EPIs e EPCs, para evitar proliferação foram aderidos o uso de máscara para a população juntamente com higienização de mãos e ambiente e um cuidado mais rigoroso para os profissionais de saúde. Apesar dos EPIs terem sido adotados por grande parte da população, ainda existe uma parcela que desafia, não utilizando tais métodos e desacreditando nos riscos e na propagação da atual pandemia.
Antes da pandemia acredito que tal assunto só era discutidos em sociedade quando referente a profissionais de áreas específicas, sendo na área da saúde e áreas que envolvem riscos (como médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e podólogos, bombeiro, trabalhadores de indústria e algumas outras áreas).
5- Onde são vistas essas discussões (revistas, sites, artigos, livros, debates, mídia, redes sociais)?
No atual cenário muito se tem visto por meio da mídia, nas redes sociais, sites, discursões familiares e diálogos (como palestras, vídeos e webconferências) através da faculdade.
Sites:
siteantigo.portaleducacao.com.br/conteúdo/artigos/farmácia/o-que-e-biosseguranca/4494
bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/biossegurança_saude_prioridades_estategicas_acao.pdf
boletimcientifico.escola.mpu.mp.br/boletins/bc-28-e-29/a-normatizacao-da-biosseguranca-no-brasil-aspectos-economicos-e-sociais
ufcspa.edu.br/index.php/legislação-de-biosseguranca
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/biosseguranca-saude.htm
https://www.mma.gov.br/estruturas/biosseguranca/_arquivos/71_28112008022336.pdf
http://www.fiocruz.br/ioc/media/101027_Biosseguranca%20de%20OGM_V1.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais