Buscar

A finalidade do remédio constitucional nada mais é do que

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A finalidade do remédio constitucional nada mais é do que: do que um meio indicado ao cidadão para motivar a intervenção de autoridades com objetivo de reparar ou impedir ilegalidades ou abuso de poder que venha prejudicar interesses pessoais. 
	Por conta disso é que existe na Constituição o habeas corpus, habeas datas, o mandado de segurança, a ação popular e também o mandado de injunção.
	Uma curiosidade sobre um remédio constitucional é a LEI FCHA LIMPA, essa lei surgiu de uma ação popular, tendo também o presidente que a sancionou foi condenado por ela. Até dado o momento á de entender que os remédios constitucionais, tem o intuito de limitar o poder do estado, ou seja, é para o controle de constitucionalidade. 
	Podendo tirar como exemplo ADI, ADC e ADPF, instrumentos usados para manter a conformidade das normas do direito objetivo, servindo para que o estado se manifeste sobre a demanda de uma lei ou dispositivo legal. 
	Contudo, não são todas as faculdades subjetivas que estão garantidas pelos remédios constitucionais. Por exemplo, para ressarcimento ou indenização de danos perpetrados pelo Estado cabe a ação indenizatória específica, pelo procedimento comum. 
	Por outro lado, é possível impetrar habeas data para assegurar o conhecimento de informações constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
	
Jurisprudência.
	
	Em análise o AgRg no HC 133.753, j. 02.06.2016, no qual a excelentíssima doutora Min. Cármen Lúcia foi a relatora. O agravante interpôs recurso contra a decisão monocrática proferida pela Ministra supracitada, que denegou, no dia 04.04.2016, seguimento ao Habeas Corpus , que foi impetrado por Luiz Carlos dos Santos Justo em favor de Dilma Vana Rousseff e tinha como um dos requerimentos medida liminar para o trancamento de ação de impugnação de mandato eletivo ajuizada contra a Paciente, em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral . A origem do Habeas Corpus dá-se de um processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual tem como finalidade a impugnação de mandato eletivo dos candidatos eleitos presidente e vicepresidente da República. O processo que corre no TSE aborda o vício no processo eleitoral que diplomou a presidente e o vice-presidente da República, o que, em tese, configura crime eleitoral e desta forma, demandam a persecutio criminis . O Habeas Corpus tem como pedido principal a concessão de uma liminar com o fim de realizar o trancamento da ação de impugnação de mandato eletivo , até que a 13.ª Vara de Curitiba apure a eventual existência dos supostos crimes noticiados. Portanto, nota-se que, o Habeas Corpus não deriva de um processo criminal e sim de um processo de cassação de mandato eletivo, que não revela, em nenhuma hipótese, coação a liberdade de locomoção da Paciente. Como sabido, o instituto do Habeas Corpus está destinado a assegurar a liberdade. Busca-se, com isso, eliminar ou reduzir possíveis abusos de poder, aliás, Gilmar Mendes define-o desta maneira: “O habeas corpus destina-se a proteger o indivíduo contra qualquer medida restritiva do Poder Público à sua liberdade de ir, vir e permanecer”. 1) Assim sendo, a jurisprudência dominante no STF é de que não terá seguimento o Habeas Corpus que não comprometa a liberdade de locomoção do Paciente. Logo, o instituto é interpretado como meio para a proteção do direito de ir e vir do cidadão , é uma ação sumaríssima e exige prova pré-constituída. 2) O Habeas Corpus é o instituto de defesa da liberdade de ir e vir (art. 5.º, XV, da CF/1988), e está protegido âmbito normativo, por exemplo, no Código de Processo Penal estabelece nos arts. 647 a 667 as regras de procedimento do instituto, mas não tem a natureza jurídica de recurso, mas sim de ação, no sentido de um direito subjetivo público, autônomo e abstrato. Tendo a natureza de direito de ação, no ponto de vista da Teoria Geral do Processo, o instituto submete-se à classificação da teoria da ação (ação declaratória, desconstitutiva ou mandamental), a depender do pedido formulado pelo autor na sua petição inicial. Dessa forma, quando se tem uma decisão de mérito no Habeas Corpus , poder-se-á,

Outros materiais