Buscar

AOL5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/1
As formas de tratamento comumente conhecidas e adotadas para os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são: desinfecção química, esterilização a vapor (em autoclave), esterilização por gases, inativação térmica, incineração, radiações ionizantes e uso de micro-ondas. Com relação a essas formas de tratamento dos RSS, considere:
I. Para a esterilização por gases usa-se óxido de etileno e formaldeído que são eficientes e apresentam baixos riscos para quem os manipula.
II. A incineração, quando feita de forma a representar um processo ecologicamente correto, é uma das opções mais aceitas universalmente. 
III. O uso de autoclave independe do volume a ser esterilizado, com a vantagem de que os resíduos assim tratados podem ir para o aterro e serem reciclados.
IV. Agentes infecciosos podem ser destruídos por meio de desinfecção química, cujos produtos utilizados, quando descartados, podem oferecer riscos para o ambiente.
Está correto o que se afirma APENAS em:
Correta
(E) II e IV.    &...
Ocultar outras opções 
1. 
II, III e IV.   
2. 
I, III e IV.
3. 
I e II.    
4. 
III e IV.   
5. 
II e IV.    
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Em relação ao plano de gerenciamento de resíduos, assinale qual alternativa que corresponde a etapa de separação dos resíduos já no momento do uso, com o objetivo de minimizar a contaminação de resíduos comuns e permitir o manejo adequado de cada grupo de resíduos.
Correta
(A) Segregação
Ocultar outras opções 
1. 
Segregação
Resposta correta
2. 
Acondicionamento
3. 
Armazenamento externo
4. 
Armazenamento interno
5. 
Identificação
3. Pergunta 3
/1
O manejo dos resíduos é entendido como a ação de gerenciar os mesmos em todas as etapas como segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento e transporte externo. No local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, é recomendável que:
Correta
(E) Após o uso do objeto ...
Ocultar outras opções 
1. 
No estabelecimento não deve existir lixeiras específicas de coleta de resíduos.
2. 
Se proceda o reencape das agulhas utilizadas após o procedimento, antes do descarte no recipiente específico.
3. 
Os recipientes utilizados no acondicionamento dos resíduos perfurocortantes devem ser preenchidos até 1/3 de sua capacidade.
4. 
Os resíduos devem ser acondicionados em sacos plásticos comuns, resistentes e impermeáveis.
5. 
Após o uso do objeto perfurocortante, o trabalhador que o utilizou é responsável pelo seu descarte em recipiente rígido.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
A preocupação com o descarte dos resíduos gerados em estabelecimentos de beleza, como lixo tóxico, lixo contaminado dom fluidos orgânicos, lixo comum e reciclável também faz parte da Biossegurança. A respeito da classificação dos resíduos de serviços de saúde, assinale a alternativa correta:
Correta
(D) No grupo C são incluídos ...
Ocultar outras opções 
1. 
O grupo B engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, conforme as características de virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
2. 
Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas, ampolas de vidro e similares, compõem o grupo D.
3. 
No grupo E estão inclusos resíduos que não apresentam risco, seja biológico, químico ou radiológico, à saúde ou ao meio ambiente.
4. 
No grupo C são incluídos os materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Resposta correta
5. 
O grupo A compreende as substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, de acordo com características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
5. Pergunta 5
/1
A garantia da integridade da saúde dos trabalhadores e de controle de doenças ocupacionais se dá através da medicina ocupacional, para isso o controle epidemiológico se dá através de um documento chamado:
Correta
(C) PCMSO – Programa de ...
Ocultar outras opções 
1. 
Ficha epidemiológica, onde os colaboradores ao sentirem algum tipo de dor e/ou desconforto, direcionam-¬se ao setor de recursos humanos para documentar tal enfermidade. 
2. 
AET – Análise ergonômico do trabalho, onde as condições ergonômicas servirão de referência base para o registro das doenças ocupacionais existentes de toda a natureza e/ou tipo.
3. 
PCMSO – Programa de controle médico de saúde ocupacional, onde estabelece que ao ser admitido, demitido, retornar ao trabalho e mudar de função o colaborador deverá realizar exames de acordo com a exposição específica do risco ocupacional.
Resposta correta
4. 
Ficha de equipamentos de proteção individual – EPI, onde será documentado o recebimento dos mesmos e o treinamento para utilização de forma adequada.
5. 
PPRA – Programa de prevenção de riscos ambientais, onde o levantamento dos riscos ambientais correlaciona com as possíveis doenças existentes.
6. Pergunta 6
/1
A estratégia mais utilizada para o gerenciamento dos resíduos biológicos consiste no seu acompanhamento do local de geração até sua disposição final, sendo aplicável também aos resíduos de laboratório. Abaixo estão listadas etapas devem ser seguidas para o efetivo gerenciamento para o manuseio seguro de resíduos do ponto de vista de saúde pública e meio ambiente, exceto.
Correta
(E) Todo o resíduo produzido ...
Ocultar outras opções 
1. 
Os resíduos biológicos altamente infectantes, culturas líquidas e vacinas devem ser autoclavados antes de serem descartados.
2. 
Todos os resíduos biológicos devem ser acondicionados de forma a prevenir e proteger sua liberação durante as etapas do gerenciamento, sendo devidamente identificados com o símbolo de resíduo infectante.
3. 
A separação dos resíduos perfuro cortantes e cortantes dos demais, em recipiente rígidos, é sempre recomendada devido ao perigo de acidentes em função de sua natureza e por estarem com frequência em contato com material infectante.
4. 
Os resíduos perfuro cortantes devem ser acondicionados em recipientes rígidos com sistema de fechamento e identificação adequados.
5. 
Todo o resíduo produzido em laboratório, incluindo resíduos classificados como comuns, devem ser acondicionados em saco plástico branco identificado com o símbolo de resíduo infectante, tendo em vista ter sido produzido em ambiente contaminado.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
Considerando os resíduos de uma clínica de fertilização in vitro, qual a classificação de produtos de fecundação sem sinais vitais, com idade gestacional inferior a 20 semanas? Considere que este não possui valor científico ou legal, e que não tenha havido requisição da família.
Correta
(D) Grupo A3
Ocultar outras opções 
1. 
Grupo B.
2. 
Grupo A1.
3. 
Grupo A2.
4. 
Grupo A3.
Resposta correta
5. 
Grupo E.
8. Pergunta 8
/1
Observe as afirmativas abaixo sobre a NR-32: 
I - As empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos serviços de saúde, capacitação sobre a correta utilização do dispositivo de segurança. 
II - O empregador deve garantir a conservação e a higienização dos materiais e instrumentos de trabalho. 
III - Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. 
Das afirmativas acima: 
Correta
(C) Todas estão corretas
Ocultar outras opções 
1. 
Apenas II está correta. 
2. 
Apenas I está correta. 
3. 
Todas estão corretas.
Resposta correta
4. 
Apenas II e III estão corretas.
5. 
Apenas I e II estão corretas. 
9. Pergunta 9
/1
Segundo a norma reguladora NR32, responsável pela segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, sabemos que o empregador deve proibir: 
I) A utilização de pias de trabalho para qualquer atividade não prevista; 
II) O ato de fumar, o uso de adereços ou enfeites e a manipulação de lentes de contato nos postos de trabalho; 
III) A ingestão de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; 
IV) A disponibilidade gratuita para todos os trabalhadores de um
programa de vacinação contra tétano, difteria, hepatite B, dentre outras vacinas;
V) A entrada de qualquer tipo de alimento que não esteja destinado/fiscalizado previamente ao estabelecimento. 
A alternativa correta é: 
Correta
(C) I, II, III e V. 
Ocultar outras opções 
1. 
I, II, III, IV e V. 
2. 
I, II, IV e V. 
3. 
I, II, III e V. 
Resposta correta
4. 
I, III, IV e V. 
5. 
I, II, III, e IV. 
10. Pergunta 10
/1
Os resíduos biológicos são aqueles que apresentam produtos biológicos que podem ou não representar risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, devido à presença de microrganismos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção (Anvisa, 2005). No que se refere aos resíduos biológicos NÃO podemos proceder com a seguinte conduta:
Correta
(A) Estes resíduos não poderã...
Ocultar outras opções 
1. 
Estes resíduos não poderão ser dispostos no meio ambiente, antes de reciclados.
Resposta correta
2. 
Estes resíduos não poderão ser dispostos no meio ambiente, sem tratamento prévio que assegure preservação dos recursos naturais.
3. 
Estes resíduos não poderão ser dispostos no meio ambiente, sem tratamento prévio que assegure os padrões de saúde pública.
4. 
Estes resíduos não poderão ser dispostos no meio ambiente, sem tratamento prévio que assegure eliminação das características de periculosidade do resíduo.
5. 
Estes resíduos não poderão ser coletados pelo órgão municipal de limpeza urbana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais