Buscar

Organização Curricular e Didática na Educação dos Surdos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial 
Parte superior do formulário
	1.
	Para organização e definição dos currículos, pode-se receber orientações de diversas diretrizes, como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do 1ª ao 5ª ano e do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos oficiais, elaborados pelo MEC, têm como proposta apoiar os sistemas educativos na elaboração e operacionalização de currículos, de acordo com cada unidade educativa e sua realidade. Sobre os tipos de currículos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O currículo não prescrito como cultura, o currículo máximo prescrito como não igualitário, o currículo de qualidade apropriada, a não prescrição e meios que desenvolvam o currículo.
	
	b) O currículo prescrito como cultura incomum e o currículo não igualitário, dentro de uma organização do saber na escolaridade.
	
	c) Referências Curriculares Nacionais acerca do currículo, BNCC de acordo com as políticas públicas vigentes,
PCNs e controle da qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo e o formato do currículo.
	
	d) O currículo prescrito como cultura comum, o currículo mínimo prescrito e a igualdade de oportunidades, o currículo prescrito e a organização do saber dentro da escolaridade, o currículo prescrito como via de controle sobre a prática de ensino, controle da qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo, o formato do currículo.
	 
	 
	2.
	As relações de disciplinaridade são organizadas em cinco núcleos distintos: a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a pluridisciplinaridade e a polidisciplinaridade. Estas concepções questionam o currículo disciplinar, fragmentado em diversas áreas do conhecimento. Sobre as relações de disciplinaridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A concepção interdisciplinar propõe que o professor utilize os conceitos e os conteúdos de outras disciplinas para fundamentar a sua.
(    ) A concepção multidisciplinar acontece quando escolhemos um único tema ou problemática para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las.
(    ) A concepção transdisciplinar propõe uma abordagem mais complexa, na qual a divisão por disciplinas deixa de existir.
(    ) A concepção pluridisciplinar dá o conceito das relações significativas entre as diferentes disciplinas existentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - F - F.
	
	c) V - V - V - V.
	
	d) F - F - V - F.
	3.
	Muitas vezes as terminologias saber/conhecimento são utilizadas de forma errônea enquanto sinônimos. Estudamos que o saber e o conhecimento apresentam especificidades diferentes e que diferenciar tais conceitos é fundamental em nossa atuação enquanto professor. Sobre o saber e o conhecimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Saber.
II- Conhecimento.
(    ) Apresenta falta de conectividade com a realidade existente, com pouca ou nenhuma serventia educacional ou cultural.
(    ) É uma junção de dados ou fragmentos de elementos que, unidos em uma relação lógica e formas apropriadas, se transformarão em uma informação precisa.
(    ) Pode ou não estar ligado a um fato, a uma realidade existente ou que de fato existiu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - I.
	
	b) I - I - II.
	
	c) II - I - I.
	
	d) II - II - I.
	4.
	A Língua de Sinais abrange um determinado grupo social que infere um caráter bilíngue. Assim, a educação bilíngue consiste em proporcionar ao indivíduo uma comunicação em duas línguas, sendo que uma língua pode predominar sobre a outra. Entretanto, os surdos querem e têm direitos de reforçar alguns pontos importantes referentes à organização do bilinguismo. Sobre esses pontos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Reestruturar o curricular pedagógico para aproveitamento dos recursos pictóricos e de sinais, para que contemple a todos os estudantes.
	
	b) Implementar a Língua de Sinais nos currículos escolares somente em escolas de educação especializada.
	
	c) Alfabetizar crianças surdas através do oralismo para facilitar a inserção e a comunicação com a comunidade social.
	
	d) Oferta de vagas para professor surdo somente nas instituições de educação especializada para o ensino da Língua de Sinais.
	5.
	O entendimento sobre a organização e o conceito de educação sofreram mudanças ao longo dos anos, assim, o positivismo deixou impresso no currículo escolar alguns traços que inferem no trabalho pedagógico. A estrutura disciplinar, o material didático, com os conteúdos, perguntas e repostas para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos são algumas características herdadas. Sobre a forma como a educação se desenvolve, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A modernidade nos deixou como herança um enorme desenvolvimento tecnológico, possivelmente em razão do investimento tecnicista dirigido aos alunos que apresentavam alto desempenho, mas deixou também um absurdo caos social, que resultou, entre outras coisas, o descaso com relação aos distraídos, desobedientes, impulsivos e malvestidos.
	
	b) O simples fracasso do modelo moderno de sociedade, que nos prometeu um futuro ordenado pela ciência, não significa que resultará uma sociedade menos desigual e mais justa. No entanto, como a tecnologia produziu rachaduras irreversíveis no modo como a sociedade se organizava, uma brecha sem dúvida se abriu, um ponto de vazão, capaz de fazer ruir relações e conceitos opressivos, permitindo uma nova configuração de forças, gerando novos acordos.
	
	c) A educação se desenvolveu em parte como um "lócus", no qual as informações em torno das relações de disciplinaridade e, em particular, de diferentes proposições e concepções de interdisciplinaridade, se consolidam em desafios contemporâneos que clamam por dinâmicas educativas.
	
	d) O sonho do mundo moderno terminou por desabar sobre nossas cabeças, em forma de violência, aquecimento global, fome. A sociedade moderna, com seus projetos de futuro, acabou não beneficiando de fato ninguém, e desmorona em consequência de sua própria exaustão: diante da violência em grande escala e da iminência de desastres ecológicos, todos somos iguais.
	6.
	Bobbitt concebia o currículo como um processo de racionalização dos resultados educacionais, que deveriam ser medidos e especificados. Seguia os preceitos de Taylor, com inspiração na organização fabril e administração científica, transferidas para a administração do tempo, planejamento e divisão do trabalho nas fábricas. Ralph Tyler se inspira nas ideias de Bobbitt e organiza o desenvolvimento do currículo. Sobre os preceitos de Tyler com relação à organização do currículo escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Implica no questionamento do conhecimento, das relações de poder, das identidades como espaços de construção  dos discursos que refletem as desigualdades.
	
	b) Inseriu procedimentos científicos para a avaliação, a pesquisa quantitativa, o planejamento e a implantação dos currículos deixavam pouco a pouco de serem supervalorizados.
	
	c) Apresenta estudos sobre os alunos e sua vivência social, sugestões dos especialistas de diferentes disciplinas, inovando com a inserção da psicologia e outras disciplinas acadêmicas.
	
	d) Inferiu na preocupação que não estava em como fazer o currículo, mas em desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz.
	7.
	O movimento da interdisciplinaridade surgiu na metade dos anos 1960, na Europa, sendo bem mais intenso na França e na Itália. Até porque nestes países estavam ocorrendo movimentos estudantis, que reivindicavam um novo estatuto de universidade e de escola, o que significava romper com uma educação poretapas, fragmentada em sua essência. Ao longo dos anos sofreu modificações conceituais de acordo com o desenvolvimento de estudos sobre o assunto. Sobre a interdisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
I- A interdisciplinaridade passa a existir como oposição a todo conhecimento que privilegiava o capitalismo epistemológico de certas ciências, como oposição à alienação da academia.
II- De início houve uma preocupação com relação ao termo, por ser uma palavra nova e de difícil pronúncia, gerando questionamentos sobre sua correta grafia.
III- Com sentido de produção ou processo de relações entre os saberes a partir de uma disciplina ou tema sem as limitações impostas pela especialização das ciências.
IV- Somente acontece quando as metodologias e os conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores na área do seu conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	O currículo é decidido em diferentes fases. As fases do currículo são denominadas: currículo prescrito, currículo apresentado aos professores, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo real e currículo avaliado. Compreender as fases de decisão do currículo nos auxilia em nossa trajetória acadêmica e profissional. Sobre as fases do currículo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O currículo real reforça as pressões exteriores que sofrem os professores quanto às validações, ideologias e títulos que os sistemas de ensino precisam oferecer, impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
(    ) O currículo prescrito é um instrumento da política curricular, condicionamento de uma realidade que deve ser incorporada no currículo, prescrevendo orientações curriculares.
(    ) O currículo moldado pelos professores é aquele currículo que é traduzido pelos professores, que são os agentes ativos.
(    ) O currículo apresentado aos professores é um currículo operacional, pois ele acontece em um contexto de ensino e as intenções educativas deste currículo ocorrem na prática pedagógica, no dia a dia do professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - F - V - V.
	9.
	As concepções (inter, multi, trans e pluri e polidisciplinares) criticam e questionam o currículo disciplinar e fragmentado. Uma destas concepções dá o conceito das relações significativas entre as diferentes disciplinas existentes, que poderiam ser utilizadas como referenciais na elaboração de mapas de saberes diferentes na composição de temas diversos. Sobre a concepção que se encaixa nesta descrição, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Concepções interdisciplinares.
	
	b) Concepções polidisciplinares
	
	c) Concepções pluridisciplinares.
	
	d) Concepções multidisciplinares.
	10.
	Em 1955, o primeiro livro sobre currículo foi publicado por João Roberto Moreira, intitulado Introdução ao Estudo da Escola Primária. Contudo, após esse período, o golpe militar de 1964, inferiu transformações em vários setores como o político, econômico, ideológico e educacional no país. Na época, diversos acordos foram assinados com os Estados Unidos, objetivando o desenvolvimento da modernização e racionalização do país. Sobre a organização do currículo na época, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As discussões sobre currículo se ampliavam no cenário nacional, com a introdução da disciplina Currículos e Programas nas faculdades, com visão tecnicista de currículo.
	
	b) O currículo era entendido como uma forma de discussão, com visão marxista, numa vertente mais politizada para as discussões da organização do sistema educacional.
	
	c) O currículo foi abordado em uma perspectiva sociológica, sob influência dos estudos da psicologia que reestruturaram a base da organização curricular nas escolas.
	
	d) As tendências pedagógicas progressistas foram implantadas, influenciando a organização curricular que resultou em níveis inferiores de desenvolvimento escolar.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes