Buscar

Atividade Contextualizada Educação em direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Mauricio de Nassau
Professora: Camila Gallindo e Lucinalva Maria
Tutor: Débora Santos
Aluna: Cláudia Cristina Silva soares
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Educação em direitos humanos
Organização das Nações Unidas, seus principais órgãos, como funcionam, objetivos e trabalho para a promoção dos direitos humanos.
A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climaticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desamarmento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências etc-.
Existe sede nos Estados Unidos, em Nova Iorque sendo considerada um território internacional. Também há sede em outras localidades, como Suíça, Áustria, Beirute, Santiago, entre outras.
Possuí bandeira própria, bem como correios e selos postais. Os idiomas oficiais que permitem que todos os membros possam estabelecer comunicação são seis, inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.
A ONU possuí seis órgãos princípais, Assembléia Geral: é o principal órgão deliberativo da entidade. É lá que todos os estados-membros da organização se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta.
Conselho de segurança: responsável por garantir a paz e a segurança entre os estados-membros. Composto por 15 membros, 5 deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e 10 membros temporários eleitos pela Assembléia Geral a cada 2 anos. É o único órgão da ONU com poder decisório, sendo portanto, um dever, o respeito às decisões tomada por ele.
Conselho Econômico e social: responnável por auxiliar a Assembléia Geral no que tange à cooperação socioeconômica e o desenvolvimento internacional. Composto por 54 membros eleitos pela Assembléia Geral a cada 3 anos.
Conselho de tutela: Seu objetivo era ajudar os territórios sob tutela a se organizarem como estados independentes. Suas atividades foram suspensas e reúnenem-se apenas quando há situações que exijam sua atuação. Composto por 5 membros permanentes que compõem o conselho de segurança.
Corte internacional de justiça: seu objetivo é julgar os que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. composto por 15 membros eleitoe em Assembléia Geral e pelo Conselho de segurança, cumprindo 9 anos de mandato.
Secretáriado: responsável por fonecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais orgãos. O secretário geral é o principal cargo da organização.
Para promover os direitos humanos, a ONU opera de diferentes maneiras com seus estados-membros para previnir abusos dos direitos humanos, como a reforma das legislações nacionais; a defesa da democratização a assessoria em processos eleitorais; o apoio na elaboração de leis e na preparação de relatórios em nível nacional; reforço de instituições nacionais e regionais e a formação de funcionários do sistemav de justiça criminal, como juízes, advogados, magistrados do MP e agentes de polícia.
Trabalha ativamente para monitorar e ajudar os estados-membros a implantar as normas internacionais dos direitos humanos. O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) é o responsável por líderar a promoção e a proteção dos direitos humanos e implementar os programas dentro da ONU. São realizadas missões de investigação em países para apurar supostas violações de direitos humanos, realizadas com frequência por relatores.
A organização tem como princípais objetivos, manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, realizar cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e ás liberdades fundamentais, Ser um centro destinado a hermonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns, buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países.
http://www.lumosjuridico.com.br/2019/02/19/conheca-os-principais-orgaos-das-naçoes-unidas/
http://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/promocao-dos-direitos-humanos/21926
http://www.a12.com/redacao12/mundo/5-perguntas-para-entender-a-onu

Outros materiais