Buscar

Artigo de opinião

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Artigo de opinião
As crianças estão cada vez mais cedo e com mais frequência tendo acesso ao uso de computadores
Barbara Santos
É condenável a atitude que grande parte da sociedade desempenha no que diz respeito às crianças e adolescentes que estão cada vez mais cedo e com mais frequência tendo acesso ao uso de computadores, esse cenário antagônico é fruto de uma lacuna em sua formação familiar. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências e tal postura negligente para a sociedade.
Percebe-se que as crianças estão cada vez mais atrasadas no desenvolvimento de fala, tendo déficit de atenção, transtornos de humor e problemas de interações –principalmente crianças de 1 a 3 anos– seria isso mera coincidência? Acredito que não. Segundo estudos, crianças em idade de pré-escolar passam entre quatro a seis horas diárias em frente a algum tipo de tela. Esse fato se decorre pois muitas vezes os pais querem silêncio, organização, desse modo, preferem que as crianças fiquem quietas do que fazendo bagunça e brincando como crianças normais deveriam fazer para se desenvolverem, mas quais as consequências da exposição excessiva a esses estímulos audiovisuais? 
No documentário francês “Geração tela” do diretor Raphaël Hitier é retratado as consequências dessa exposição, além do mais eles explicam por que os estímulos da TV, de videogames, tablets e celulares causam esses distúrbios e como a ciência está produzindo estudos sobre isso. Em uma das experiências mostradas no documentário foi feita com ratos recém-nascidos, que foram subtendidos a algumas horas diárias com efeitos audiovisuais. Mais tarde, ao serem colocados num recipiente de vidro, eles caminhavam de modo impulsivo por todo o espaço, enquanto os ratos que não receberam estímulos, exploravam o espaço com mais cautela, andando pelos cantos. 
Nesse contexto amostrado, a recomendação dos cientistas é que se evite expor crianças com menos de 3 anos a esses estímulos e que o uso dessas tecnologias seja restrito a 60 minutos para crianças de 5 ou 6 anos – não podemos continuar cegos diante dessa realidade-. É essencial que os pais se conscientizem diante dos fatos expostos para que a sociedade consiga superar esse problema.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais