Buscar

atv 4 laboratorio de gestao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para que um novo negócio obtenha êxito, é importante uma série de análises e decisões antes do início das atividades. Independentemente do porte desta organização ou do segmento escolhido, é preciso que haja a elaboração de um projeto inicial para servir como referência no futuro. Para que se possa ter uma orientação baseada em dados reais e, assim, direcionar o processo decisório, é necessário criar um projeto, mesmo que simples, de viabilidade econômica e financeira. Esse projeto fornecerá orientações sobre o volume quantitativo que tornará a organização viável.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os pontos fundamentais para a elaboração de um projeto de viabilidade econômica e financeira e como esse projeto auxiliará nas tomadas de decisões futuras.
Ao começar um projeto, seja a abertura de uma empresa, ou a expansão de um negócio, é totalmente necessário que antes se faça uma analise e a viabilidade do seu plano. As variáveis do mercado, a concorrência, e o público-alvo, tudo isso pode fazer a diferença entre o êxito e o fracasso do seu planejamento. Ou seja, não basta apenas ter uma boa ideia, a sua empresa precisa estar economicamente preparada para tornar isso possível.
O estudo de viabilidade econômica consiste em avaliar se determinado projeto é realizável ou não. É uma ferramenta capaz de fornecer informações a respeito da sua rentabilidade e qual o seu impacto na empresa. Seu objetivo é prever ou antecipar os cenários otimistas e pessimistas de um plano.
No estudo de viabilidade econômica são realizadas análises de mercado, produtos e serviços da empresa, receita, projeção de custos e investimentos, rentabilidade, concorrência e vantagens sobre a mesma, taxa de consumo dos clientes, taxa interna de retorno, fluxo de caixa, tendências do ramo de atuação, capital de giro, valor presente líquido, mão de obra necessária, payback, faturamento, entre muitas outras questões.
O conjunto dessas informações permitirá que o gestor defina diretrizes e estratégias bem-sucedidas e projete um plano de expansão viável e que evolua de forma segura e com projeção de faturamento.
Sendo assim, percebe-se que a ferramenta não é utilizada sozinha, é embasada em muito estudo e se faz totalmente necessária antes de investir todo dinheiro em um projeto, que talvez só traga problemas e dívidas. O ideal é que se mantenha o documento sempre atualizado, acompanhando os passos da empresa, assim estará informado da realidade do negócio.

Outros materiais