Buscar

Acadêmico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
Disciplina:
Metodologia Científica (FIL13)
Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:661305) ( peso.:3,00)
Prova:
28895591
Nota da Prova:
9,00
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 
1.	Leia o seguinte texto:
O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é um pequeno texto sobre um tema predeterminado. Paper consiste em um pequeno artigo científico ou texto elaborado para comunicação em congressos sobre determinado tema ou sobre os resultados de um projeto de pesquisa. Deve possuir a mesma estrutura formal de um artigo. Paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações, sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Dessa forma, e com base no que foi escrito, qual a importância do paper para a formação acadêmica e profissional?
FONTE: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. p. 161-162. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>. Acesso: 25 ago. 2016.
fundo_transparente_16x16.png a)	Esse tipo de trabalho não capacita o autor de expressar o entendimento do tema em discussão.
fundo_transparente_16x16.png b)	Para redigir um paper ou artigo, basta escolher um assunto (delimitando o tema), e apresentar o problema que não servirá para construção de uma hipótese.
Ícone representando resposta correta c)	Visa a incentivar o exercício da análise, da linguagem científica e o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica.
fundo_transparente_16x16.png d)	O objetivo do seu paper é desenvolver somente as ideias de outros autores, apoiando-se em fontes dignas de crédito.
2.	Vivemos em um ambiente que condiciona e determina todas as suas manifestações. E este caráter de dependência se verifica inicialmente com relação à natureza, de onde busca suprir as suas necessidades. Além disso, é neste ambiente natural que busca a constante compreensão do mundo em que vive, elevando seu status à condição de ser criativo e incansável. Assim sendo, o filósofo Edmund Husserl definiu a condição "vertical" do homem sobre o mundo. Com relação ao conceito filosófico da condição do homem "vertical", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O papel da ciência e da pesquisa está relacionado à busca de respostas iniciais.
( ) O homem eleva-se sobre o mundo natural pela sua consciência e pelo espírito criativo, sendo a ciência fruto desta verticalidade.
( ) O mundo será sempre uma versão imparcial e ilimitada sobre a realidade, sendo possível obter o conhecimento de maneira completa.
( ) A busca pelo conhecimento faz com que a consciência do homem o projete como ser horizontal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - V - F - V.
Ícone representando resposta correta d)	F - V - F - F.
3.	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
fundo_transparente_16x16.png b)	A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
Ícone representando resposta correta c)	O conhecimento humano é o fruto da satisfação diante da realidade vivenciada.
fundo_transparente_16x16.png d)	O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, na incansável busca pelo saber.
4.	Durante o processo de elaboração de um artigo ou projeto, não importa se fazemos citações diretas (curtas e longas), ou ainda indiretas. O mais importante é que façamos a indicação das obras e respectivos autores. No entanto, para que isso ocorra, existem dois sistemas que nos permitem proceder com as citações. São os sistemas "autor-data" e o sistema numérico. Com relação ao sistema numérico, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	A indicação do número não pode vir entre parênteses ou sobrescrita, assim como não pode vir após a pontuação que fecha a citação.
fundo_transparente_16x16.png b)	Cada nota de rodapé deve corresponder exatamente à citação que originou a referência, não havendo uniformidade dos dados no que concerne ao local e à numeração.
Ícone representando resposta correta c)	Este sistema dá ao leitor a informação imediata de qualquer citação feita no interior do texto, que aparecerão na nota de rodapé e, depois, ao término na lista de referências.
fundo_transparente_16x16.png d)	A indicação da numeração pode ser colocada no início da citação ou junto ao autor, quando este aparece no texto.
5.	Nos problemas do dia a dia, é comum utilizarmos o nosso lado empírico para resolver nossos problemas, ou seja, utiliza-se o senso comum. Assim sendo, podemos destacar algumas das características desse tipo de conhecimento, como ser assistemático. Com relação a essa condição, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Conforma-se pouco com as respostas da aparência, pelo simples fato de estar junto das coisas.
Ícone representando resposta correta b)	A organização das vivências práticas não implica uma organização das ideias.
fundo_transparente_16x16.png c)	Tem pouca ou nenhuma relação com os estados de ânimo e as experiências do dia a dia.
fundo_transparente_16x16.png d)	Não é o próprio sujeito que organiza suas experiências e seu conhecimento.
6.	Como observamos em nossos estudos, a capa é o primeiro elemento de um trabalho acadêmico utilizado nas universidades. A ela pertencem certos elementos indispensáveis. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Pertencem à capa os seguintes elementos: nome da instituição; título; subtítulo (se houver); nome do(s) autor(es); cidade; data.
II- Fazem parte da capa os seguintes elementos: nome dos acadêmicos; título; comentário e resumo; nome do(s) autor(es); data.
III- Para a capa de um trabalho acadêmico são necessários somente os seguintes elementos: nome da instituição; resumo; nome do(s) autor(es); data.
IV- Pertencem à capa os seguintes elementos: nome da instituição; subtítulo (se houver); nome do(s) autor(es); dedicatória.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	Somente a afirmativa I está correta.
Ícone representando resposta incorreta b)	As afirmativas I e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As afirmativas II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
7.	Em qualquer trabalho acadêmico, quando vamos usar em nosso texto algo que outro autor já escreveu, é necessária a utilização de citações. Nos trabalhos acadêmicos que desenvolvemos ao longo de nossos estudos, utilizamos, na parte textual, a inserção de ideias, comentários e teorias de outros autores, nas diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, o que são citações?
fundo_transparente_16x16.png a)	As citações enriquecem um trabalho a partir de suas conjunções, numerais e pronomes.
fundo_transparente_16x16.png b)	As citações têm o objetivo de facilitar a interpretação e a análise do resumo do texto.
Ícone representando resposta correta c)	As citações são elementos retirados de fontes bibliográficas, eletrônicas e documentais.
fundo_transparente_16x16.png d)	As citações são importantes e necessárias para as ferramentas midiáticas do AVA.
8.	Sabemos da importância da utilização das citações na intenção de validar sua pesquisa. Além disso, estão implicados
neste contexto os direitos autorais sobre o que já foi escrito, pesquisado e registrado. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sabemos que é da natureza da citação possibilitar acesso ao texto original sem constituir plágio.
( ) É considerado plágio quando utilizamos a ideia de outro autor sem fazer a devida referência.
( ) A citação possibilita utilizar uma ideia de autores diversos sem a necessidade de citar a autoria do texto.
( ) Quando utilizamos até três autores na pesquisa, não é necessário citar os autores da ideia ou do texto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	V - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - V - F - V.
9.	Há certa diversidade nos trabalhos acadêmicos, pois para cada curso que é realizado, é necessário apresentar tais trabalhos, até mesmo como forma de validar o conhecimento obtido, dando a ele um cunho científico e acadêmico. A respeito do tipo de trabalho acadêmico "Dissertação", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As dissertações devem expressar somente a vivência do autor da pesquisa.
( ) As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
( ) Nas dissertações, na parte da fundamentação teórica, o autor deve expressar conhecimento sobre o assunto.
( ) As dissertações devem apresentar a fundamentação teórica, que é uma parte importante da pesquisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta incorreta a)	V - F - F - V.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - V - V - F.
Ícone representando resposta correta d)	F - V - V - V.
10.	Quando estamos no processo de construção do nosso projeto ou ainda um artigo científico, devemos utilizar as citações e as obras de diversos autores, que relatam as suas experiências acerca da temática ou assunto que estamos pesquisando. No entanto, é comum fazermos muitas citações diretas, copiando na íntegra, parágrafos dos autores citados. No entanto, é muito salutar que façamos nossa construção através de citações indiretas, onde as nossas ideias permeiam através daquelas oriundas de outros pesquisadores. Esse processo de fato sustenta a proposta de projeto ou artigo científico de forma eficaz. Com relação às citações indiretas, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Nas citações diretas, independentemente de fazer paráfrase (síntese de um trecho curto) ou condensação (síntese de livros ou capítulos), é obrigatória a indicação do autor e do ano da obra.
Ícone representando resposta correta b)	Se optar por sintetizar as ideias do autor e não copiá-las ao pé da letra, a transcrição é livre, desde que seja fiel.
fundo_transparente_16x16.png c)	Sua paráfrase deve manter o mesmo sentido do texto original, porém não são necessárias aspas e a indicação do autor e a data de publicação.
fundo_transparente_16x16.png d)	A citação indireta ocorre quando, ao consultar os originais para fazer seu paper, você optar por fazer cópia ao pé da letra e produzir um texto com as suas palavras.
11.	Para Galileu, a pesquisa científica acontece por dois momentos: um analítico e outro sintético. O momento analítico consiste na observação do fenômeno. Durante a análise, o cientista é levado a propor hipóteses que tentem explicar os elementos que constituem o fenômeno. O momento sintético manda "reproduzir o fenômeno" por meio da experimentação: e, se a hipótese for confirmada, vai virar lei.
RAMPAZZO, L. Metodologia científica. São Paulo: Loyola, 2005. 3. ed. p. 31 (com adaptações).
Considere o seguinte experimento: Uma barra de cobre de 1 m de comprimento, 3 cm de largura e 1 cm de altura é aquecida. Hipótese: O cobre, quando aquecido, se dilata. Após o aquecimento, medem-se as dimensões da barra. Verifica-se que a hipótese é verdadeira.
A respeito desse experimento, analise as seguintes afirmações.
I. O experimento gera outra hipótese: todo metal se dilata quando aquecido.
II. O método científico utilizado é hipotético-dedutivo.
III. O método científico utilizado sofre influência direta da percepção dos sentidos humanos.
IV. A tese desse experimento pode ser generalizada, por indução, para líquidos e gases.
É correto apenas o que se afirma em:
fundo_transparente_16x16.png a)	I e III.
fundo_transparente_16x16.png b)	II, III e IV.
fundo_transparente_16x16.png c)	III e IV.
Ícone representando resposta correta d)	I e II.
12.	Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Com base no texto apresentado, conclui-se que:
Disponível em: <www.portal.mec.gov.br>. Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Ícone representando resposta incorreta a)	Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
Ícone representando resposta correta b)	A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
fundo_transparente_16x16.png c)	O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
fundo_transparente_16x16.png d)	A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes