Buscar

ATENÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO Nº 01 - Paciente, M.B.S 62 anos, sexo masculino, aposentado, hipertenso, dislipidêmico mais de 10 anos, diabético mais de 5 anos , além da artrite reumatoide. Após consultar três especialidades médicas diferentes, toma os seguintes medicamentos abaixo,
Metformina ….………………….….500mg 1x dia
Hidroclorotiazida …………………25mg 1x dia
Enalapril…………………………...… 10mg 2x dia
Sinvastatina ………………………...20mg 1x dia
Prednisona……………………….….10mg 1x dia
- Quais medicamentos que se forem utilizados juntos podem produzir interações medicamentosas?
· Metformina: Hidroclorotiazida por ser um diurético, deve ter cautela na dose pois ele pode causar o aumento do risco de acidose lática devido ao seu potencial de diminuir a função renal.
· Metformina: Enalapril por ser um inibidor da enzima de conversão da angiotensina, podendo provocar uma redução nos níveis de glicose no sangue.
· Metformina: Prednisona por ser um glicocorticoide. 
· Hidroclorotiazida: Enalapril pois ela pode aumentar ou potencializar a ação do anti-hipertensivo. 
· Hidroclorotiazida: Prednisona podem intensificar a hipopotassemia.
- Quais as orientações para evitar as interações medicamentosas, tornar mais efetivo o tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente?
Prednisona……………………….….10mg 1x dia (7:00 da manhã)
Enalapril…………………………...… 10mg 2x dia (8:00 da manhã e 20:00 da noite)
Hidroclorotiazida …………………25mg 1x dia ( 9:00 da manhã)
Metformina ….………………….….500mg 1x dia (10:00 da manhã)
Sinvastatina ………………………...20mg 1x dia (20:00 da noite)
- O paciente continuou com muita ansiedade, foi ao neurologista, e associado às medicações já utilizados pelo paciente, foi lhe prescrito escitalopram 20mg 1cpr 1x ao dia e alprazolam 0,5mg 1cpr 1x ao dia. Faça uma análise do melhor horário de administração desses medicamentos e eles podem ser utilizados juntos? Juntos com quais medicamentos? Justifique.
Os medicamento Escitalopram e o Alprazolam não devem ser tomados juntos por questões de efeitos adversos, o Escitalopram pode causar insônia e o Alprozam sonolência. 
Podem ser utilizados juntos com outras medicações que o paciente já utiliza.
Escitalopram com Enalapril as 09:00 por poder causar insônia.
Alprazolam com Sinvastatina as 20:00 o ideal é ser administrada a noite pela possível causa de sonolência.
- Quais dos dois medicamentos acima são benzodiazepínicos? Diferença na ação do Diazepam, Clonazepam, Midazolam e Alprazolam? São controlados por qual Portaria? Tipo de Receita? Tempo de tratamento? Podem causar dependência?
Alprazolam é um Benzodiazepínico.
· Diazepam: Tem ação longa com meia-vida de eliminação entre 20 e 80
h.
· Clonazepam: Tem ação longa com meia vida de eliminação 33 e 40 h.
· Midazolam: Tem ação rápida com meia-vida de eliminação entre 1,5 e 2,5 h.
· Alprazolam: Tem ação intermediaria com meia-vida de eliminação entre 12 e 15 h.
Portaria n° 344, de maio de 1988. (*)
Notificação de receita B- Azul, Valido por 30 dias somente no mesmo estado, prescrição máxima de 60 comprimidos. Estas medicações podem causar dependência.
Principais efeitos colaterais? Qual o antídoto para os Benzodiazepínicos?
Depressão do SNC, sonolência, diminuição da coordenação motora, anamnésia anterógrada.
O antidoto é o Flumazenil.
QUESTÃO Nº 02- 
Esse é um caso clínico que traz uma realidade que pode acontecer com os pacientes de repetir dia após dia os medicamentos sem retorno ao médico. E quando vai ao médico normalmente vai ao encontro de outro especialista.
 M.R.F, sexo feminino, 55 anos, analfabeta, peso 73,0 kg, altura 1,50 m e IMC 32,44 kg/m2. Os motivos da procura pelo atendimento foram hipertensão, período de agitação, insônia, cansaço, dor de cabeça, devido a estes sintomas o médico fez a seguinte prescrição: carbamazepina (200 mg), 3 vezes ao dia; clonazepam (2 mg), 1 comprimido à noite; haldol (1 mg), 1 comprimido à noite e akineton (2 mg), 1 comprimido à noite.
 E ainda aqui abaixo estão os medicamentos que já estavam sendo utilizados pela paciente, os seguintes medicamentos:
Analise as prescrições, faça a orientação dos melhores horários para utilização dos medicamentos?
07:00 Furosemida e Captopril
07:30 Diazepam
08:00 Carvedilol
08:30 Carbamazepina (logo após o café)
09:00 Sertralina
09:30 Amiodarona 
14:00 Espironolactona
15:00 Carbamazepina (logo após o lanche)
19:00 Captopril 
19:30 Diazepam
20:00 Carvedilol
20:30 Carbamazepina (logo após o jantar)
21:00 Sertralina
21:30 Haldol e Akinetom
22:00 Clonazepam
Tem possibilidade de interações medicamentosas? Sim 
Clonazepam: Carbamazepina não devem ser tomadas juntas pois a Carbamazepina pode aumentar a depuração do Clonazepam reduzindo as concentrações plasmática de até 38%.
Diazepam: Clonazepam deprime muito o SNC pode levar ao coma e a morte.
Haloperidol: Carbamazepina pelo motivo da carbamazepina ser um indutor enzimático não deve ser tomada juntas podendo reduzir os níveis plasmáticos de Haloperidol.
Espironolactona: Furosemida, Captopril, Carvedilol pode ter um efeito aditivo quando administrada concomitantemente com outros diuréticos e anti-hipertensivos
Captopril: Furosemida, Espironolactona não devem ser administrada juntas pois pode causar uma redução brusca na pressão arterial. 
Captopril: Carvedilol pode levar a hipotensão ortostática
Carvedilol: Amiodarona pode potencializar o efeito da ação hipotensora 
Sertralina: Carbamazepina potencializando seu efeito, e do Haloperidol 
Analise as escolhas terapêuticas?
O Haloperidol causa muitos efeitos colaterais como os efeitos parkinsonianos extrapiramidais e a medicação Haloperidol é administrada para controlar estes efeitos.
 Porque associar dois antiipertensivos? 
O objetivo da terapia anti-hipertensiva é atuar sobre os mecanismos de controle da pressão arterial (PA), de forma a reduzir a PA e assim evitar os seus efeitos prejudiciais sobre o sistema cardiovascular. O emprego da combinação de fármacos representa estratégia preferencial para a maioria dos pacientes, pois apresenta maior eficácia, menos efeitos colaterais e maior adesão ao tratamento.
Qual o motivo da prescrição de sertralina e Diazepam? 
Sertralina antidepressivo ISRS, tem indicação terapêutica para TAG ( transtorno generalizado da ansiedade) e também para tratamento da depressão. Já o Diazepam pertence a classe dos sedativos/hipnóticos é um benzodiazepínico possui indicações terapêuticas como TAG e também no tratamento da insônia.
Como a Sertralina aumenta a biodisponibilidade da 5HT( serotonína ) diminui ansiedade, aumenta a sensação de bem estar reduzindo os efeitos da depressão, o Diazepam também reduz a ansiedade, promove relaxamento muscular e induz a sedação reduzindo a insônia do paciente. 
Analise por fim se essas escolhas podem ter sido acertadas ou trazer consequências inesperadas ao paciente.
O farmacêutico deve identificar problemas que possam ocasionar resultados negativos relacionados a farmacoterapia. Ao analisar suas causas o farmacêutico deverá realizar intervenções com outros profissionais de saúde, devendo ser documentadas, com objetivo de resolver ou prevenir a ocorrência dos problemas, na perspectiva de continuidade do cuidado. Ao realizar as análises da prescrição e identificar problemas com a prescrição as intervenções devem ser realizadas, documentado com os PRMs que resultaram nas intervenções podendo ser médico enfermeiro, interno, residente ou outro. 
Primeiro deve se observar que a paciente faz uso de vários medicamentos já algum tempo sem passar pela avaliação médica e quando retornou ao médico procurou outro especialista que não a acompanhava o que pode levar prejuízo quanto ao seu tratamento, uma vez que no caso clinico acima traz parecer que a paciente não informa ao médico que já faz uso de algumas medicações.
Trazer consequências
Diazepam e clonazepam podem levar ao paciente a uma sonolência muito acentuada, tonturas, cefaléias intensas, diminuição da coordenação motora (aumenta o risco de quedas e inviabiliza a realização de tarefas entre outros) além deprimir muito SNC que pode levar a consequências
graves e até mesmo a morte.
A furosemida e esperinolactona dois medicamentos diuréticos podem levar o paciente a depleção de elementos importantes como cálcio, magnésio, sódio, já com relação ao potássio mesmo com a perda causada pela furosemida tem seus efeitos minimizados pela esperilocatona o mesmo não acontece com os demais já que a esperinolactona é um diurético poupador de potássio, mas se perde também cálcio, magnésio e sódio. 
Captopril e carvediol apresentam reduções nos casos de morte por hipertensão associadas a outras comorbidades, porém se administrados juntos podem levar a hipotensão ortotastica.
A Sertralina uma boa escolha reduz a ansiedade porém a posologia de 2x ao dia não é a mais indicada pode ocorre síndrome serotoninérgica e também levar a insônia um dos sintomas pelo qual a paciente procurou o médico.
Acertadas 
Haldol e Akineton escolhas acertadas o Haldol um neuroléptico utilizado no tratamento agressividade, agitação entre outros distúrbios psicóticos. Já o Akineton tem a finalidade de diminuir os efeitos extrapiramidais causados pelos neurolépticos. 
QUESTÃO Nº 03 - Paciente CAT, sexo masculino, 66 anos, branco, casado, advogado. O paciente apresentava depressão, desânimo e ansiedade há quase 3 anos. Nos últimos 2 meses, desenvolveu ideação suicida importante. QUAL CLASSE DE FÁRMACOS DEVERIAM SER PRESCRITOS? 
A prescrição ideal deveria ser os fármacos da classe dos Antidepressivos.
Foi prescrito, por ocasião da primeira consulta, PAROXETINA, com dose inicial de 20 mg/dia, e posteriormente a dose foi aumentada 40 mg/dia. Aguardaram mais de 4 meses por orientação do médico psiquiatra, no entanto, não houve melhora significativa. A paroxetina 40 mg/dia foi suspensa, sendo prescrita VENLAFAXINA de liberação prolongada, 75 mg/dia associada a ALPRAZOLAM 0,5 mg/dia.
1.1) Qual foi o motivo da mudança de prescrição? justifique.
Venlafaxina 75 mg de liberação prolongada tem mecanismo duplo inibidor de recaptação de SEROTONINA E NORADRENALINA na venda sináptica e bem tolerada inicialmente pelo paciente e possui efeitos adversos semelhantes a paroxetina, além de conferir maior proteção a pacientes acima de 65 anos, com relação a pensamentos suicida. Já a paroxetina atua somente sobre a serotonina.
1.2) Por que alprazolam foi prescrito? Justifique.
O alprazolam promove a diminuição da ansiedade alem da sedação e tem ação intermediária o que leva pouco deposito em paciente idosos
1.3) Efeitos adversos envolvidos?
Alprazolam: sonolência, ataxia, tontura, cefaleia.
Venlafaxina: insônia, diminuição do apetite, cefaleia, tontura, taquicardia, náusea, vômito, boca seca, constipação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais