Buscar

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE9test

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE
9a unidade
		1.
		Finalidades da Educação Superior segundo o art. nº 46 da lei 9394/1996
I  Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II  Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III  Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV  Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	I e II
	
	
	II e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	III e IV
	
	
	II e III
	
Explicação:
Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Analise o perfil do profissional abaixo:
Ele avalia uma determinada situação levando em conta o conhecimento teórico estudado, mas se indaga quanto à confiabilidade das informações que lhe foram passadas sobre a situação. Ele ainda procura se posicionar criativamente, buscando soluções alternativas se aquelas soluções convencionais não lhe parecessem adequadas.
Podemos dizer que este profissional pratica um pensamento:
	
	
	
	Crítico.
	
	
	Erudito.
	
	
	Dogmático.
	
	
	Inflexível.
	
	
	Sintético.
	
Explicação:
O enunciado apresenta o perfil de um profissional que desenvolveu o seu senso crítico, um aspecto muito importante para se chegar à autonomia intelectual e para garantirmos o desenvolvimento de nossa sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A construção crítica do conhecimento está relacionada a um ensino. Desta forma assinale a opção correta no que diz respeito à construção do conhecimento.
	
	
	
	O conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior são práticas pouco recomendadas para a geração de conhecimento.
	
	
	O debate entre estudantes, embora pareça uma ação construtiva, não viabiliza a percepção de pontos de vista distintos para a construção do conhecimento.
	
	
	A preocupação do estudante para a construção do conhecimento deve estar focada no exercício do pensamento crítico, consciente do que vem acontecendo em sua sociedade e no mundo.
	
	
	O estudante não precisa estar atento ao que acontece em sua sociedade e no mundo para construir conhecimento científico.
	
	
	Um pensamento autônomo não irá contribuir para a criação de conhecimento, pois, diverge das ideias e linha de pensamento dos integrantes de um grupo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A______ é um sistema de informação curricular desenvolvido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que integra dados de currículos e instituições com o objetivo de avaliar a competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios, selecionar consultores e membros de comitês e de grupos assessores e subsidiar a avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira.
	
	
	
	Plataforma Galileu
	
	
	Plataforma Universal
	
	
	Plataforma Lattes  
	
	
	Plataforma Federal
	
	
	Plataforma do estudante
	
Explicação:
Plataforma Lattes  
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Nas palavras de Gil (1991) a produção científica estimulada nas universidades tem como objetivo o exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas, exigindo procedimentos intelectuais e técnicos. Com base nestas constatações assinale as principais características deste tipo de produção: I Conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior. II. Atividades que são divulgadas através de publicações especializadas e/ou fóruns para debate público . III. Conjunto de atividades que apresentam à sociedade o resultado de pesquisas, apontando alternativas para a solução de problemas em diversas áreas de saber.
	
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		____________________________ é um sistema de informação curricular desenvolvido pelo CNPq que integra dados de currículos e instituições com o objetivo de avaliar a competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios, selecionar consultores e membros de comitês e de grupos assessores e subsidiar a avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira. A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é:
	
	
	
	Plataforma Lattes
	
	
	Agências de fomento
	
	
	CAPES
	
	
	INMETRO
	
	
	SCIELO
	
Explicação:
A Plataforma Lattes é um instrumento de organização dos currículos dos estudantes e pesquisadores em suas diversas áreas. Ela fornece informações sobre as atividades acadêmicas e concentra a relação de todos os currículos para traçar o panorama desses acadêmicos no Barasil. O currículo Lattes, utilizado pela plataforma Lattes, foi uma ferramenta criada pela CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em agosto de 2009, que tem como principal objetivo a organização e padronização de todos os currículos do território nacional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As agências de fomento CAPES e CNPq, bem como as fundações de amparo à pesquisa, assumem função importante nesse processo de incentivo à produção científica. Assim, as universidades são espaços de:
I     Prática de Pesquisa;
II  Produção de conhecimentos que dialoguem com a demanda social;
III  Formação cidadã, plena, crítica.
Então,
	
	
	
	todas as opções são corretas
	
	
	todas as opções são incorretas
	
	
	somente a terceira opção é a correta
	
	
	somente a primeira opção é a correta
	
	
	somente a segunda opção é a correta
	
Explicação:
As agências de fomento CAPES e CNPq, bem como as fundações de amparo à pesquisa, assumem função importante nesse processo de incentivo à produção científica. Assim, as universidades são espaços de:
I     Prática de Pesquisa;
II  Produção de conhecimentos que dialoguem com a demanda social;
III  Formação cidadã, plena, crítica.
Então, todas as opções são corretas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O significado da palavra Universidade provém do latim universitate e significa universalidade, totalidade, conjunto, corpo, companhia, corporação e comunidade. Assim, ela surge na idade média com as seguintes características:
I  Conhecimento era sinônimo de privilégio, ensino para poucos
II  Chamadas de Escolas Monásticas e Episcopais
III  Estudo de: Teologia, Direito e Medicina
IV  Produção de conhecimento controlado
Assim,
	
	
	
	todas as opções estão corretas
	
	
	somente a primeira está correta
	
	
	todas as opções estão incorretas
	
	
	somente a terceira e a quarta estão corretas
	
	
	somente a segunda está correta
	
Explicação:
O significado da palavra Universidade provém do latim universitate e significa universalidade, totalidade, conjunto, corpo, companhia, corporação e comunidade. Assim, ela surge na idade média com as seguintes características: Conhecimento era sinônimo de privilégio, ensino para poucos; Chamadas de Escolas Monásticas e Episcopais; Estudo de: Teologia, Direito e Medicina; Produção de conhecimento controlado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes