Buscar

Avaliação I - Individual Semipresencial Gestão de Pessoas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A moderna gestão de pessoas define que uma das características do gestor é saber lidar com as pessoas. Neste sentido, a evolução da área de recursos humanos passou a apresentar condições para aplicar algumas atividades voltadas às pessoas da organização. Com relação às atividades da gestão de pessoas, analise as seguintes afirmativas:
I- Na atividade de agregar pessoas diante do perfil do cargo ou função, é importante que o gestor faça o recrutamento e a seleção de pessoas.
II- Na atividade de desenvolver pessoas, é papel do gestor definir os benefícios que elas terão durante a sua vida profissional na organização.
III- Na atividade de aplicar as pessoas na organização, faz-se necessário obter uma avaliação de desempenho e fazer um feedback positivo ou negativo sobre elas.
IV- Na atividade de manter as pessoas nas organizações, é fundamental que aumente o salário a cada três meses, indiferente se a avaliação de desempenho for positiva ou negativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	Sobre o sistema de gestão de pessoas, o processo de provisão trata de buscar para a organização pessoas que atendam às necessidades e às demandas da organização. Quando ingressados na organização, os colaboradores passam pelo processo de aplicação. Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de aplicação trata do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da organização.
	 b)
	O processo de aplicação trata do desenho dos cargos, análise dos cargos e avaliação de desempenho.
	 c)
	O processo de aplicação trata de apresentar um ambiente de trabalho e remuneração atrativos que satisfaçam os colaboradores e os mantenham na organização.
	 d)
	O processo de aplicação trata de controlar por sistemas a gestão de pessoas como um todo, tanto colaboradores como resultados.
	3.
	A responsabilidade da gestão de pessoas envolve a motivação e a satisfação das pessoas que trabalham na organização. Esse deve ser um trabalho constante. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A valorização e o reconhecimento são fatores essenciais para manter a motivação pessoal.
(    ) O recrutamento interno motiva o colaborador com relação a buscar novas oportunidades na organização em que atua.
(    ) Considerando a motivação dos colaboradores, não é papel dos gestores.
(    ) Para que haja um ambiente agradável, é preciso valorizar os colaboradores e mantê-los motivados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	As organizações não existem sem as pessoas, e as pessoas não vivem sem as organizações, pois uma depende da outra para sobreviver. A gestão de pessoas tem um papel fundamental sobre a integração de pessoas, em um ciclo de atividades ligadas às competências existentes em cada um. Dentro das atividades de gestão de pessoas existem alguns processos distintos. Sobre esses processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Prover significa obter as competências para a organização de acordo com o perfil desejado.
(    ) Aplicar significa manter os profissionais trabalhando através de recompensas.
(    ) Monitorar pessoas significa manter o controle do comportamento das pessoas na organização.
(    ) Desenvolver significa motivar as pessoas através da integração, para o alcance dos resultados almejados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	O processo de recrutamento e de seleção são atividades que requerem conhecimento, habilidade, capacidades de tomada de decisão diante da escolha de um candidato para trabalhar na organização. Para isso, a organização pode optar pelo recrutamento interno, externo ou misto. Baseado nessa informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O recrutamento interno serve como motivador para aqueles funcionários que buscam promoções e crescimento na empresa.
	 b)
	Uma das vantagens do recrutamento externo é o menor custo, pois a mão de obra pode ser aproveitada dentro da própria organização.
	 c)
	A renovação do quadro de funcionários se dá através do recrutamento interno, que é responsável por colocar dentro da empresa novos talentos.
	 d)
	O recrutamento misto tem esse nome por ser responsável pela contratação de pessoas que tenham habilidades técnicas e comportamentais.
	6.
	Uma das missões do departamento de recursos humanos é assegurar a valorização do capital humano e contribuir para a geração da motivação dos indivíduos, maximizando assim os resultados organizacionais. Desta forma, as empresas têm elaborado um material para auxiliar na estruturação da política e direcionar as ações de seus gestores, são as políticas e diretrizes da área de Recursos Humanos. Sobre as ações que são geralmente descritas nestas diretrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Treinar, reter e desenvolver pessoas, investir no talento e contribuir para o aperfeiçoamento das competências técnicas e gerenciais.
(    ) Promover práticas e processos de gestão que levem à satisfação no trabalho e ao comprometimento de todos os empregados com as metas e os princípios éticos da organização.
(    ) Este material trata especificamente de conteúdo operacional, levando em consideração questões com relação ao maquinário e equipamentos que os colaboradores utilizarão em suas atividades.
(    ) Estas diretrizes e políticas são ressaltadas com intuito exclusivo de evitar a geração de conflitos entre os próprios colaboradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	As empresas possuem políticas e diretrizes internas voltadas à área de recursos humanos, que determinam de que maneira as pessoas devem ser tradadas ao longo de sua vida profissional. Por isso, o gestor de pessoas devem cumprir com essas diretrizes. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comprometer-se a satisfazer as necessidades das pessoas por meio de um ambiente agradável.
(    ) Entender o negócio da empresa e determinar os objetivos propostos pelas diretrizes da organização.
(    ) Envolver as pessoas em um processo de negociação, respeitando os valores éticos da organização.
(    ) Direcionar a cada colaborador a responsabilidade de executar suas atividades obtendo resultados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Com os desafios apresentados diariamente por um mundo globalizado, cada vez mais, as organizações adotam modelos estratégicos na gestão de pessoas que possam auxiliar os gestores a lidar com os desafios relacionados aos processos existentes nas organizações. Sobre a estruturação de um modelo de gestão de pessoas adequado para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Utilizar um modelo de gestão padronizado pelo mercado de trabalho, assim, o sucesso da organização é garantido.
	 b)
	Visar à sobrevivência da organização, visto que o modelo de gestão não interfere diretamente no desempenho e satisfação dos colaboradores.
	 c)
	Definir claramente as atividades para cumprimento de leis trabalhistas e medidas de controle disciplinares.
	 d)
	Alinhar os interesses da organização e colaboradores para que, juntos, alcancem os resultados almejados.
	9.
	Imaginemos que um funcionário não
possui o perfil exigido pelo cargo e continue trabalhando na organização. Ele não apresentará um bom desempenho e, consequentemente, prejudicará o desempenho geral da empresa: a origem inicial deste problema ocorreu no processo de provisão, houve falha no planejamento, no recrutamento e seleção deste funcionário. Desta forma, afetará os demais processos, como o de aplicação. Uma vez que este definiu os requisitos para o ocupante do cargo, com base na complexidade das tarefas, os requisitos do cargo apresentam os parâmetros para a definição da remuneração existente no processo de manutenção. Logo, sem estes requisitos, o funcionário também se prejudicará por não ter condições de receber a remuneração adequada ao cargo. Sobre a relação e as interfaces dos processos de gestão de pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma falha ocorrida no processo de monitoração de pessoas não é tão relevante, já que se trata de um processo isolado do sistema de gestão de pessoas.
	 b)
	O fato de um funcionário não ter o perfil exigido pelo cargo afeta apenas o processo de aplicação de pessoas.
	 c)
	O exemplo mencionado trata de um eficaz sistema integrado de gestão.
	 d)
	O processo de provisão é causa fundamental para o problema ?funcionário não possui o perfil exigido pelo cargo?.
	10.
	O sistema de gestão de pessoas é visto como um meio estratégico de gerir pessoas dentro de uma organização, busca-se torná-lo eficaz diante das constantes mudanças que aumentam a cada dia e dos desafios que as organizações enfrentam. Sobre a gestão de pessoas e seus desafios, analise as sentenças a seguir:
I- Converter os investimentos realizados em resultados concretos, conseguidos através do desempenho dos colaboradores.
II- Realizar os processos focando nos interesses da organização e colaboradores, visto que o ambiente externo é algo à parte e não afeta os processos do sistema de gestão de pessoas.
III- Aplicar sistemas apropriados que ajudem os gestores na tomada de decisões, tanto a respeito de colaboradores como também sobre assuntos relacionados à organização.
IV- Auxiliar a organização a padronizar o comportamento e o desempenho de seus colaboradores, assim, o resultado é estável, porém, garantido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais