Buscar

Avaliaçao II - Perspectivas Profissionais

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
	 a)
	Pessoas tecnológicas.
	 b)
	Nativos digitais.
	 c)
	Imigrantes digitais.
	 d)
	Pessoas superdotadas.
	2.
	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	 a)
	Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	 b)
	Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	 c)
	Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	 d)
	Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	3.
	Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	 a)
	Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
	 b)
	No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
	 c)
	Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
	 d)
	No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
	4.
	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	 b)
	Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	 c)
	Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	 d)
	Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	5.
	Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos.
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica.
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos.
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	No ensino presencial ou na educação a distância, é importante que o aluno tenha determinação e disciplina, pois estão entre os fatores motivacionais do aluno, afinal, não compreender o assunto abordado e a perda na sequência da disciplina possibilitam que o aluno desista de seus estudos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três características do aluno de educação a distância:
	 a)
	Comprometido, feliz e líder da turma.
	 b)
	Tranquilo, organizado e sem ritmo de estudo.
	 c)
	Colaborador, organizado e dinâmico.
	 d)
	Extrovertido, alegre e feliz.
	7.
	Dados do Censo da Educação Superior referentes ao ano de 2016 a respeito do número de matrículas no ensino superior informam que quanto ao grau acadêmico, os percentuais estavam distribuídos da seguinte forma: 69% das matrículas correspondiam aos cursos de bacharelado, 18,9% cursos de licenciaturas e 11,8% tecnólogos. A este respeito, independentemente do tipo de curso em questão, a busca pela qualidade do corpo docente é uma constante nas instituições de ensino superior. Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um corpo docente qualificado é uma condição indispensável para se atingir excelência no processo de ensino.
(    ) Quanto à qualificação dos professores, atualmente as instituições de ensino superiores têm procurado contratar mestres e doutores.
(    ) A contratação de professores com mestrado só se justifica no contexto da pós-graduação quando os conteúdos são mais complexos.
(    ) O nível de formação dos professores não interfere diretamente na qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino superior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2017/08/31/ensino_ensinosuperior_interna,622359/mec-divulga-o-censo-da-educacao-superior-de-2016.shtml>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo em vista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
	 b)
	É a modalidade de ensino que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
	 c)
	É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
	 d)
	A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
	9.
	A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreuo suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
	 a)
	Ensino por correspondência - imprensa.
	 b)
	Multimídia - CDs e DVDs.
	 c)
	Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
	 d)
	E-learning - internet e web.
	10.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	 b)
	A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	 c)
	A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	 d)
	A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes