Buscar

aol 1 direito do trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/1
Considere as assertivas seguintes sobre o contrato individual de trabalho, diante da legislação abaixo: Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.
(...)§ 3o Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria. 
I. O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado de forma expressa e por escrito. 
II. A lei prevê como regra a indeterminação do prazo e como exceção a prefixação de prazo para os contratos individuais de trabalho. 
III. O contrato por prazo determinado de experiência não poderá ser feito por prazo superior a 90 dias. 
IV. O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo. 
V. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, em qualquer situação. 
Correta
(D) II, III e IV
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
Em relação à perícia de insalubridade, assinale a alternativa que contém o entendimento jurisprudencial pacificado pelo TST:
Correta
(D) a verificação mediante ...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
E A empresa Beta Transportes pretende contratar um empregado para exercer as funções de auditor contábil, por prazo determinado, apenas para a realização de auditoria em sua contabilidade, visto que pretende encerrar suas atividades. Nessa situação, de acordo com as normas trabalhistas,
Correta
(C) poderá ser firmado ...
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
O contrato determinado é aquele em que as partes antecipadamente ajustam seu termo. Considerando isso, na hipótese de rescisão antecipada do contrato de trabalho por tempo determinado: 
Incorreta
(D) O  empregador que, ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
o empregado que se desligar do contrato será obrigado a pagar ao empregador, a título de indenização, a metade da remuneração que teria direito até o termo do contrato, quando não prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
2. 
o empregado que se desligar do contrato será obrigado a pagar ao empregador, a título de indenização, o dobro da remuneração que teria direito até o termo do contrato, quando não prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
3. 
o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato, quando prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada. 
4. 
O empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe as verbas rescisórias devidas na rescisão dos contratos de trabalho por prazo indeterminado, quando prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
Resposta correta
5. 
o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado não será obrigado a pagar-lhe as verbas rescisórias devidas na rescisão dos contratos de trabalho por prazo indeterminado.
5. Pergunta 5
/1
Considere o tema à duração do contrato individual de trabalho, para responder a questão a seguir: 
A teoria contratualista considera a relação entre empregado e empregador um contrato porque decorre de um acordo de vontade entre as partes, devendo este ser escrito. Por outro lado, a teoria anticontratualista entende que o empregador é uma instituição na qual há uma situação estatutária e não contratual, em que as condições de trabalho demonstram uma subordinação do empregado pelo empregador, podendo ser este um acordo verbal. 
É correto afirmar que o contrato por prazo determinado:
Incorreta
(B) quando for prorrogado ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
será lícito, seja qual for a sua finalidade.
2. 
quando for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
Resposta correta
3. 
não prevê o pagamento de indenização caso seja rescindido sem justa causa de forma antecipada.
4. 
poderá ser estipulado por prazo superior a dois anos, desde que o seu objeto dependa da realização de determinados acontecimentos.
5. 
será ilícito, seja qual for a sua finalidade.
6. Pergunta 6
/1
Assinale a alternativa que representa o entendimento pacificado pelo Tribunal Superior do Trabalho quanto ao Adicional de Periculosidade:
Correta
(C) o espaço adicional de ...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, cuja duração é reduzida, possibilitando ao empregador verificar as aptidões técnicas do empregado, o mesmo:
Correta
(D) não poderá ser estipulado...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Nos termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, contrato de trabalho é o acordo no qual as partes ajustam direitos e obrigações recíprocas, em que uma pessoa física (empregado) se compromete a prestar pessoalmente serviços subordinados, não eventuais a outrem (empregador), mediante o pagamento de salário, o contrato poderá ser: 
Incorreta
(B) de experiência não poder... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
individual de trabalho não pode ser acordado verbalmente.
2. 
de experiência não poderá exceder o prazo de 90 (noventa) dias.
Resposta correta
3. 
individual será obrigatoriamente alterado, caso haja mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa.
4. 
de trabalho por prazo determinado poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, havendo mútuo consentimento das partes.
5. 
dual de trabalho não pode ser acordado por escrito.
9. Pergunta 9
/1
De acordo com o artigo 58 caput da Consolidação das Leis do Trabalho “a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite". Segundo entendimento Sumulado do TST, para estes empregados quando sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, para o cálculo do valor do salário-hora aplica-se o divisor
Correta
(A) 200
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
/1
Assinale a alternativa que retrata a situação de intervalos não remunerados conforme trata a Consolidação das Leis Trabalhistas: 
Correta
(B) o de quinze minutos para ...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais