Buscar

Atividade medição de distancias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade MAGSUL 
Curso de Agronomia 
Disciplina de Topografia – 3° semestre - 2021 
Professor: Eng. Agro. Me Antonio Fernando Rodrigues 
Acadêmico (a): Patrik da Silva Data: 16/03/21 
Atividades para pesquisar na bibliografia (biblioteca da faculdade) ou consulta Internet – Medições de distancias 
1. Quais os equipamentos topográficos que você conhece. 
R:GPS,Bussula,GLONASS urorbital,Estacao total 
2. Descreva sucintamente como se opera a estação total. 
R:Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prima e retorna ao equipamento
3. Qual a diferença de planimetria e altimetria. 
R:A altimetria é a parte dos estudos topográficos que compreende os métodos e instrumentos utilizados no determinante de uma variação de relevo e de sua representação gráfica. Um dos principais exemplos da altimetria é a determinação de diferentes alturas entre pontos de um terreno.Planimetria é um conceito formado a partir de dois outros, o de plano e o de metria, ou seja, planimetria representa o modo de medir o planos. Para isto, é necessário um sistema de medição para que assim possa se desenvolver um método para fazer planos.
 4. A estação total é composta por quais acessórios. 
R:Também conhecida como taqueômetro, a estação total é a junção de dois instrumentos: o teodolito e o distanciômetro. O Teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir ângulos. Já o distanciômetro eletrônico é utilizado para medir distâncias inclinadas. 
5. O que é um ângulo horizontal. 
R:Ângulo formado entre as projeções horizontais de duas linhas que passam através desses dois pontos e convergem a um terceiro ponto. ... Medido a partir de algum plano de referência, o ângulo é positivo, se o ponto estiver acima do horizonte do observador. 
6. O que é um ângulo vertical. 
R: Ângulo Vertical é medido entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. ... Os ângulos medidos não são iguais e dependem da posição (altura) do plano do horizonte em relação às arestas em questão.
7. O que são ângulos zenitais e nadirais. 
R:O ângulo zenital nada mais é do que um dos ângulos verticais de um teodolito ou estação total. Na realidade, a topografia é dividida em ângulos horizontais e ângulos verticais, sendo que os ângulos verticais se dividem em ângulo zenital e ângulo nadiral. 
8. O que é distancia horizontal. 
R: A distância horizontal não é a distância que se mede no terreno, mas a distância que se obtem quando se utiliza um mapa topográfico (mapa planimétrico) para medir a distância entre dois pontos.
9. O que é nível? 
R:O nível topográfico, como ele também é conhecido, é um instrumento mais simples que o teodolito, um outro objeto utilizado para medir ângulos, tanto horizontais quanto verticais, em medidas de distâncias
 10. Quais as medições de um nível? 
R:São utilizadas correntes elétricas, ondas eletromagnéticas e circuitos de função variada, como fórmulas e algoritmos. O objetivo é sempre garantir a confiabilidade da medição. Os principais transmissores de nível são os flutuadores (LG), capacitivos, radares, ultrassônicos, medidores por pressão e RF-Admitância.

Outros materiais

Outros materiais