Buscar

TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇOES

Prévia do material em texto

Teoria Geral das Obrigacoes
Obrigação no sentido jurídico envolve duas pessoas e uma deve algo a outra., como por exemplo um contrato de compra e venda, sendo assim envolve o direito do bem e o direito da cobrança.
De acordo com Gonçalves, (2017, p 11/12) a obrigação é um vinculo jurídico que confere ao credor ( sujeito ativo) o direito de exigir do devedor ( sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. Esse vínculo jurídico pode ser formado por um acidente de embriagues, onde o prejudicado pede uma indenização. Também pode ocorrer através de compra e venda, pensão alimentícia... Chamamos esse vínculo de LIAME.. 
Para Flávio Tartuce, havendo o descumprimento ou inadimplemento obrigacional, poderá o credor satisfazer-se no patrimônio do devedor. Quando o devedor não realizar o serviço que ele prometeu, o credor poderá mover uma ação requerendo que a justiça procure satisfazer a divida do patrimônio do devedor.. Vale ressaltar que existe bens que são impenhoráveis, como a residência de grupo familiar, instrumento de trabalho.....). 
Existe o direito não patrimonial que esta localizado nos arts 11 a 20 CC, são os direitos sem valor. 
Existe também o direito patrimonial que engloba os direitos reais e os direitos obrigacionais. Esses direitos possuem valores econômicos. 
· DIREITOS REAIS: envolvem uma pessoa e uma coisa, e não possuem caráter transitório., sendo assim eu não possuo um prazo para cumpri-los. 
· DIREITOS OBRIGACIONAIS: envolvem duas pessoas sendo o credor e o devedor, e eles são naturalmente transitórios, sendo assim, tenho um tempo para cumpri-lo. 
Distinção entre direitos reais e obrigacionais: 
Quanto ao objeto: no direito obrigacional, teremos duas partes em que uma será a devedora de uma prestação a outra.. No direito obrigacional nós teremos uma pessoa e uma coisa, essa pessoa exercera o domínio sobre aquela coisa. 
Quanto ao sujeito: no direito obrigacional existe a divida e o credor só pode exigir a divida daquela pessoa específica.. no direito real o devedor é indeterminado..
Quanto a duração: direito obrigacional exige um cumprimento. Direitos reais não tem um prazo. 
Quanto a formação: direito obrigacional resulta da vontade das partes. Direito real são criados por lei, estão previstos no CC, como a hipoteca, penhora, propriedade. 
Quanto ao exercício: direito obrigacional exige uma figura intermediaria, que será o devedor. Os direitos reais são exercidos diretamente sobre a coisa, sem a necessidade da existência do sujeito passivo. 
Quanto a ação: no direito obrigacional a ação é dirigida somente a quem figura na relação jurídica como sujeito passivo.. Será a ação pessoal porque o réu é o sujeito passivo da obrigação. Já no direito real não existe o sujeito passivo, então a ação será movida contra quem obter a coisa, será chamada de ação real.. 
Obrigação Propter Rem: (própria da coisa) 
Adquirindo algo, terá suas obrigações.
Ex: comprei um apartamento, e como obrigação propter rem do apartamento, eu terei que pagar o condomínio. 
COISA -> OBRIGAÇÃO 
Fontes das obrigações: 
Lei ( alimentos art 1.696CC) 
Vontade humana ( obrigações humanas ) se eu pedir um uber, ele tem o dever de me levar e eu tenho o dever de pagar. 
Atos ilícitos ( arts 186 e 927 CC) a indenização é uma obrigação sobre atos ilícitos. 
Para Gonçalves a obrigação resulta da vontade do Estado por intermédio da lei, ou da vontade humana, por meio do contrato, da declaração unilateral da vontade ou do ato ilícito. No primeiro caso a lei atua como fonte direta da obrigação, nos demais como fonte mediata ou indireta..
Elementos da relação obrigacional 
Sujeitos (devedor, credor) 
Objeto (prestação e a coisa) 
Vinculo jurídico (liame que conecta o credor com o devedor) 
OBS: os agentes devem ser capazes e a manifestação de vontade livre ( art 104 , I , e 171 , II, CC )
Objeto da relação obrigacional: 
· Deve ser licito, possível, determinado ou indeterminável ( art 104, II, CC) 
· Prestação – objeto imediato 
· Coisa ou bem da vida. – objeto mediato 
(prestação é a ação esperada do devedor ele tem a obrigação de dar a coisa ao comprador, objeto imediato seria a coisa, exemplo uma prestação seria algo imediato e a coisa seria algo mediato, dar é algo imediato um automóvel é algo mediato) 
Objeto imediato – ação 
Objeto mediato – o bem 
Vinculo jurídico da relação obrigacional 
Liame que une o credor e o devedor produzido pelas fontes (contratos, as declarações unilaterais da vontade e os atos ilícitos). 
· Obrigação X Responsabilidade 
Obrigação - O credor não pode cobrar uma conta que não esta vencida. 
Responsabilidade – é a ação de cobrança, até mesmo pegando patrimônio do devedor. 
A lei não pode obrigar o devedor a pagar algo, mas dependendo ele terá que dar seus bens em troca. 
Princípios 
· Autonomia da vida 
Liberdade privada 
O contrato faz lei entre as partes
Relatividade contratual ( o contrato vincula somente entre as partes, não posso cobrar de outra pessoa) 
· Equilíbrio contratual 
Onerosidade sem exagero, caso o contrario a justiça pode interferir.
· Função social do contrato. 
 Ex: não posso formar um contrato que prejudique outro..
· Boa – fé 
Subjetiva 
Objetiva 
Subjetiva: conhecimento ou ignorância sobre fatos relacionados ao negocio – se simular algo e o terceiro não saber, ele não será prejudicado. EX: Art 167, 2 CC.
Objetiva: dever de conduta – norma geral de agir..
A forma objetiva tem mais de uma função sendo elas 
· Função interpretativa ( art 113 CC) o NJ deve ser interpretado
· Função de controle ( art 187 CC) função limitativa. – em um rodizio temos o direito de comermos o quanto quisermos, mas não podemos avacalhar, como por exemplo pegar fatias de pizza e começar jogar no chão. 
· Função de integração (art 422 CC) 
· Venire contra factum proprium – agir contra ato próprio. 
· Supressio ( art 330 CC) extinção de um direito – ex: se eu sempre paguei no dia 20, sendo que o certo era pagar dia 10, mas ninguém falou nada, então posso continuar pagando dia 20. 
· Surrectio. 
· Tu quoques “não fazer com o outro aquilo que não quer que façam com você” tentar obter vantagem encima de algo ilícito. Ex: assinar o nome de uma forma diferente e depois falar que não foi quem assinou. 
· Duty to mitigate the loss (art 769 CC) – o credor tem o dever de amenizar o prejuízo.. Ex: credor tomar atitudes para evitar que aumente a divida do devedor. 
· Exciptio doli – excesso de dolo (ARTS 476 E 940 cc) Ex: se for comprar algo a vista o comprador não pode exigir o produto sendo que não pagou ainda. 
· Nachfrist – quando o prazo é prorrogado pelo credor, ele não pode cobrar multa. Ex: prorroguei a conta por 15 dias, não posso cobrar multa..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes