Buscar

atividade 1 Função Social

Prévia do material em texto

“A problemática da educação escolar está na ordem do dia e abarca diferentes dimensões: universalização da escolarização, qualidade da educação, projetos político-pedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade, função social da escola, indisciplina violência escolares, processos de avaliação no plano institucional e nacional, formação de professores/as, entre outras” (CANDAU; MOREIRA, 2008, p. 7).
O ambiente escolar é rico em diversidade. Nesse espaço, é fundamental ensinar a importância do respeito e a tolerância à diversidade. Disserte sobre as possibilidades que o(a) pedagogo(a) tem de trabalhar a diversidade no espaço escolar.
CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Ensinar a importância do respeito às diferenças é fundamental no ambiente escolar. Nosso país é formado por diversas culturas, e devemos como pedagogos mostrar para nossos alunos a nossa diversidade cultural, a fim de evitar os episódios de desrespeito nas escolas, pois é a onde as crianças de fato encontram a diversidade; e a forma como eles vão tratar esse assunto será fator determinante na formação do caráter e do perfil pessoal de cada individuo.
Acredito que a diversidade, o respeito e a tolerância devem ser abordados desde a educação infantil através dos combinados na sala de aula, atividades dobre inclusão social, atividades e jogos que ensinam a esperar a sua vez e respeitar a vez do outro entre outras ações pedagógicas. Esse contexto e ensinamentos devem ser reforçados e continuar sendo trabalhados nos outros anos.

Outros materiais