Buscar

Atividade avaliativa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADES:
Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail, alex.fuza@unigran.br e/ou henrique.reges@unigran.br 
OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas.
PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 05/03/2021.
●ATENÇÃO - ENVIE AS QUESTÕES JUNTO COM AS RESPOSTAS.
ATIVIDADES DA AULA 1 À 4 
1. DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE É ECONÔMIA E SUA IMPORTANCIA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL:
Economia é uma ciência que estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo, sendo uma ciência de grande importância para a gestão organizacional, tendo em vista que hoje em dia tudo está ligado ao valor monetário, onde os gestores precisam estar sempre bem informados sobre as questões econômicas, principalmente em gestões de comércio de importações e exportações. 
2. DIFERENCIE MICROECONOMIA DE MACROECONOMIA.
A microeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento de um consumidor individual, empresa ou família, abrange questões como produto individual, demanda, oferta, preços de produtos e salários. Enquanto a Macroeconomia é o ramo que estuda o comportamento de toda a economia nacional e internacional, abrange questões como renda nacional, nível geral de preços, distribuição, produção nacional.
3. CONCEITUE COM SUAS PALAVRAS:
a) CONCORRÊNCIA PERFEITA
Concorrência perfeita é quando existe um equilíbrio entre os compradores e vendedores, tendo um serviço ou um bem homogêneo, onde nenhuma empresa pode diferenciar seu produto e nem praticar preços acima ou abaixo do mercado, tendo total transparência, repassando as informações sem exceção e não havendo barreiras de entrada e saída para nenhum agente.
b) MONOPÓLIO 
Monopólio é uma estrutura de mercado bem comum nos dias de hoje, são empresas que trabalham sem concorrência, podendo aumentar os preços do seu produto ou serviço conforme a necessidade da empresa. Por exemplo, empresas de saneamento, gás e petróleo, sendo assim empresas perenes e com difícil entrada de novos concorrentes.
c) OLIGOPÓLIO 
O oligopólio é um formato de mercado que está prevalecendo nos dia de hoje no mundo ocidental, tendo o conceito de possuir uma estrutura de mercado em que um pequeno número de empresas controla a oferta de um determinado bem ou serviço. Por exemplo, os postos de combustíveis que comandam a venda do produto a bomba, sendo apenas eles que podem fazer a venda do combustível no mercado.
4. COMENTE SOBRE QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES EM SEU CENÁRIO INCLUSIVO ONDE SUAS AÇÕES, TRABALHO E EMPENHO GERA A PERSPECTIVA DE MERCADO ONDE INFLUENCIA NA ECONOMIA, SEJA ELA LOCAL, REGIONAL OU NACIONAL. PODE CITER EXEMPLO DE EMPRESAS. 
A organização, independente de seu porte ou ramo de atividade, é necessária para o desenvolvimento da sociedade e manutenção do sistema sócio, político e econômico. As pessoas possuem desejos e necessidades de adquirir produtos ou serviços, assim gera a necessidade de organizações que produzem produtos de diferentes nichos econômicos. Essa necessidades de produtos e serviços, gera empregos e riqueza, influenciando diretamente na economia.

Outros materiais