Buscar

Avaliação II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Muita confusão é feita com relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, principalmente no que concerne àqueles oriundos de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Desta forma, dentro do senso comum, não sabemos qual tipo de trabalho caracteriza um mestrado, e qual nível de aprofundamento este deve apresentar. O mesmo acontece com os trabalhos em nível de doutorado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cursos de pós-graduação em nível de especialização recebem a nomenclatura de lato sensu.
(    ) Um projeto de mestrado apresenta pesquisas e resultados significativos para uma área de conhecimento e, por isso, é chamado de tese.
(    ) Em projetos e cursos de mestrados e doutorados, o acadêmico aprofunda o seu conhecimento a nível stricto sensu.
(    ) Um trabalho de doutorado apresenta estudos e pesquisas inéditas, e, por isso, é chamado de dissertação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Ao estabelecermos como será nossa pesquisa, definimos, também, que natureza terá, ou seja, estabelecemos se queremos fazer uma pesquisa básica ou uma pesquisa aplicada. Com base nesta breve reflexão e nos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, quais as principais diferenças entre pesquisa básica e pesquisa aplicada?
	 a)
	A pesquisa aplicada por si só já implica que o conhecimento gerado será utilizado no plano teórico.
	 b)
	A pesquisa básica é conhecida também por ser mais esclarecedora enquanto que a aplicada somente é utilizada nas ciências exatas.
	 c)
	A pesquisa básica se ocupa basicamente de gerar novas informações, e a aplicada tem caráter mais prático.
	 d)
	A pesquisa aplicada é mais importante do que a de caráter básico.
	3.
	Dentro dos elementos constitutivos dos trabalhos acadêmicos, todos apresentam a sua importância. Em resumo, apresenta-se a proposta estudada através de uma introdução e como alcançará os objetivos no projeto de pesquisa, seguindo com a metodologia, e por fim, os resultados encontrados na pesquisa, sua discussão e referências bibliográficas. Sobre os elementos gráficos que devem estar presentes no Trabalho Final de Curso no item "resultados", analise as afirmativas a seguir:
I- Nos resultados podem ser apresentadas tabelas, gráficos e outras informações pertinentes a uma visão numérica daquilo que estudou e/ou pesquisou.
II- Os resultados sempre virão acompanhados de uma explicação clara e objetiva do que representam, estejam eles em tabelas ou outras formas de apresentação.
III- Algumas propostas de apresentação dos resultados sugerem que os mesmos sejam mesclados com a discussão, onde confronta-se aquilo que observou com os resultados de outros autores.
IV- Os resultados devem apresentar os números, as estatísticas, as informações pertinentes a cada um dos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Há certa diversidade nos trabalhos acadêmicos, pois para cada curso que é realizado, é necessário apresentar tais trabalhos, até mesmo como forma de validar o conhecimento obtido, dando a ele um cunho científico e acadêmico. A respeito do tipo de trabalho acadêmico "Dissertação", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
(    ) As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação, na modalidade mestrado.
(    ) As dissertações devem apresentar um estudo completo com relação ao tema escolhido.
(    ) As dissertações devem expressar somente a vivência do autor da pesquisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V
	5.
	Atualmente, é muito comum falarmos na palavra gestão. Hoje, esse conceito, que deriva das teorias da administração moderna, é empregada nas mais diversas áreas, como gestão de recursos humanos, ambiental e nos negócios. Contudo, na prática, a boa gestão se faz através de decisões baseadas em indicadores estatísticos. Assim como nas nossas pesquisas, o método estatístico é um poderoso aliado. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Normalmente, é baseado em hipóteses (perguntas de pesquisa), que serão confirmadas verificações em campo e análise de dados.
II- Para trabalharmos com a estatística, normalmente precisamos de amostras do objeto a ser estudado.
III- O método estatístico funciona somente se obtermos todos os indivíduos de uma população a qual queremos compreender.
IV- O método estatístico é o ideal para estudo do comportamento humano, devido à sua alta previsibilidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	 a)
	A pesquisa segue o método comparativo.
	 b)
	A pesquisa segue o modelo de senso comum.
	 c)
	A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	 d)
	A pesquisa segue o método histórico.
	7.
	No mundo acadêmico, o paper é um modelo específico de artigo científico. Nele, você pode organizar seus estudos, registrar suas pesquisas e reflexões. Assim estará produzindo conhecimento e ciência. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O paper é o modelo adotado pela UNIASSELVI para seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.
(    ) O trabalho acadêmico ?paper? é um modelo de trabalho adotado pelas universidades, entretanto ele não é considerado científico.
(    ) Um dos objetivos do paper é produzir ciência, publicar as pesquisas feitas pelos acadêmicos, suas observações e reflexões.
(    ) O paper tem formato de um artigo científico. Por isso, deve expressar com clareza e objetividade o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - F
- V.
	8.
	Para que o acadêmico se desenvolva em sua jornada acadêmica, é necessário que desenvolva suas habilidades científicas. A essa prática, chamamos de iniciação científica, em que acadêmico e professor trabalham ao longo do curso iniciativas que venham a culminar em publicações e/ou novas práticas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da sociedade. A Uniasselvi dispõe de várias ações para a iniciação científica, como a Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), em que todos são convidados a socializar seus trabalhos e projetos. Dentro desse panorama, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em projetos de iniciação científica, os acadêmicos precisam apresentar estudos inéditos e que contribuam efetivamente para o acúmulo de conhecimento.
(    ) A iniciação científica desenvolve-se ao longo do curso, através de várias práticas pedagógicas mediadas por um professor orientador.
(    ) No ensino a distância, a iniciação cientifica não ocorre, pois os professores estão on-line.
(    ) Um projeto de iniciação científica pode ser realizado partindo-se dos métodos de estudo de caso e histórico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	De acordo com Yin (2005), o método de estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, sendo escolhido ao se examinar acontecimentos contemporâneos, quando não se podem manipular comportamentos relevantes. Com relação a esse método de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- O estudo de caso deve ser significativo, completo e relevante.
II- O estudo de caso deve considerar evidências em perspectivas diferentes que contribuem para uma boa conclusão.
III- O estudo de caso pode ser generalizado para todas as aplicações e generalizações.
IV- Todos os estudos únicos são considerados estudos de casos, não sendo necessárias replicações para serem validados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YIN, R. K. Estudo de caso - planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Boockman, 2005.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você respondeu corretamente.
	10.
	Nos problemas do dia a dia, é comum utilizarmos o nosso lado empírico para resolver nossos problemas, ou seja, utiliza-se o senso comum. Assim sendo, podemos destacar algumas das características desse tipo de conhecimento, como ser assistemático. Com relação a essa condição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A organização das vivências práticas não implica uma organização das ideias.
	 b)
	Conforma-se pouco com as respostas da aparência, pelo simples fato de estar junto das coisas.
	 c)
	Não é o próprio sujeito que organiza suas experiências e seu conhecimento.
	 d)
	Tem pouca ou nenhuma relação com os estados de ânimo e as experiências do dia a dia.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais