Buscar

ATIVIDADE 3 SISTEMAS URBANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prefeitura decidiu construir um sistema de esgoto sanitário. Primeiramente, deve ser realizado um estudo de concepção para escolher a melhor opção antes da fase de projeto.
Na fase antes do projeto devemos analisar e observar os principais critérios, pois os principais são a área para construir o sistema, acesso para esta área, proximidade da rede sanitária, proximidade de habitações, proximidade do corpo receptor, impacto ambiental, topografia, risco de inundação e delimitação de sub-bacias. 
No estudo de concepção para o caso em questão, a topografia, ou seja, caraterísticas físicas do terreno, a necessidade de modificar condições pré-existentes do terreno não aumente demasiadamente o custo e seja factível de instalar o sistema neste local. 
Boas opções para localização da ETE são locais não muito distantes da zona residencial e áreas que não são áreas de alagamento e se possível próximos de rede elétrica. Quanto mais próximo dos pontos baixos do rio, maior a facilidade para os efluentes chegarem ao rio por gravidade, dispensando a necessidade de uma estação de bombeamento.Com essa avaliação é possível priorizar, dentre as soluções tecnicamente viáveis, as alternativas que apresentem maiores vantagens operacionais, menores dificuldades executivas e menores impactos ambientais. 
Há a necessidade das delimitações das sub- bacias de esgotamento sanitário, que pode ser realizada obtendo pontos cotados da área de estudo através de softwares que trabalham com imagens de satélite. 
Os impactos ambientais que são ocasionados pela implantação de um sistema de esgoto sanitário e estação de tratamento podem ser constantes ou temporários e até mesmo gerar um certo grau de desconforto para a população próxima. Devem ser divididos entre impactos positivos e negativos, e levados em consideração na hora do projeto final. Os impactos relativos à fase de implantação podem ser: geração de empregos e aumento das atividades comerciais, problemas de ruídos, dispersão de material particulado, desvalorização dos imóveis ao redor da estação e aumento do tráfego de veículos pesados. 
A avaliação dos impactos sociais de ETEs, além subsidiar a escolha de alternativas de tratamento, deve funcionar como um instrumento de planejamento urbano, visando a otimização dos impactos positivos e o controle ou minimização dos impactos negativos. No entanto, embora possa causar algum desconforto a população o tratamento de esgoto é primordial para saúde pública e recuperação da natureza.

Outros materiais