Buscar

Atualidades Em Educação e Diversidade - Ciclo 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Aluna: Nívea 
RA: 
DISCIPLINA: ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
PROFESSORA: ANA MARIA TASSINARI
 São Paulo 
2021
 
 O texto usado como base para esta atividade do Ciclo 2 demonstra claramente que quando se trata de diferença culturais e inclusão, no caso do texto, inclusão de comunidades indígenas, não há um pensamento em comum, ao contrario percebemos que o que existe é uma falta de compreensão da real necessidade das comunidades menos favorecida e excluídas e também falta de consenso entre os educadores de como agir.
Ao detalhar pontos de vista desconexo entre os citados, o texto nos leva a uma reflexão seria sobre o assunto. É importante salientar, antes de demonstrar meu ponto de vista e considerações, que a diversidade de pensamentos não se da por falta de vontade acertiva, contudo por falta de conhecimento do assunto e por, sendo assim, pensar sobre o assunto pela perceptiva de quem esta ao lado de fora, sem entender claramente qual a real necessidade dessas comunidades e qual a melhor forma de inclui-los no sistema educacional promovendo oportunidades reais.
Minha posição sobre o assunto é que o processo de inclusão deve ter por principio entender e enxergar as demandas das comunidades menos favorecidas e no caso do texto, a comunidade indígena, promovendo oportunidades de se inserir no mundo atual, levando-os a um entendimento de que não estão a margem da sociedade, contudo, sem perder suas características, respeitando sua historia e cultura, seus costumes, para que eles se sintam inseridos no mundo, porem, não tratando como descartável toda sua historia. A inclusão não se da por “transferência de uma realidade para outra” , mas sim fazendo com que todo esse processo possa trazer evolução e benefícios para seus, promovendo assim sua cultura e historia.
Não se deve olhar para essas comunidades com o olhar de fora, mas é preciso tentar enxergar com os olhos deles e entender suas necessidades e demandas.
Referencias:
PEGE, Atualidade em Educação e Diversidade. Educação Intercultural. Ação Educacional Claretiana, 2020.
Texto extraído do livro “Escuela Rural; Histórias de Microcentros. Gobierno de Chile. Ministerio de Educación. Chile. Pp. 69 a 74. In: DUK, Cynthia. EDUCAR NA DIVERSIDADE: material de formação docente. 3. ed. / edição do material Cynthia Duk. – Brasília: [MEC, SEESP], 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais