Buscar

AULA 4 PRATICA SIMULADA III (PENAL)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA XX VARA CRIMINAL DA CIDADE DE CURITIBA
Processo n°: ...
Jorge, já qualificado nos autos do processo, na ação penal publica condicionada que lhe move o ministério publico como incurso nas penas dos crimes previstos nos artigos 217-A, bem como artigo 61, II, alínea i, todos do CP, através de seu patrono, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, nos termos do artigo 403, §3° do Código de Processo Penal apresentar,
ALEGAÇÕES FINAIS SOB A FORMA DE MEMORIAIS
Pelos fatos e fundamentos que vem a seguir.
DOS FATOS
Segundo a denuncia do MP, o denunciado encontra-se envolvido nas sanções dos crimes prescritos nos artigos 217-A do Código Penal e 61, II, alínea i, do Código Penal, sob a acusação estupro de vulnerável e embriaguez preordenada.
Jorge, de 21 anos, conheceu Analisa em um bar, ao quais uns tempos depois se deslocaram a outro lugar mais reservado e mantiveram conjunção carnal de forma voluntaria.
No dia seguinte, Jorge descobriu através de uma rede social que Analisa possuía 13 anos de idade, apesar da aparência de adulta. O pai de Analisa veio a descobrir o ocorrido e procurou a autoridade polical para narra o fato.
DOS FUNDAMENTOS
1) DO ERRO DE TIPO INEVITAVEL
	Jorge conheceu Analisa em um bar, aonde leva crer que somente pessoas maiores de 18 anos frequentam, e que a vitima tinha aparência de uma mulher adulta e que as vestimentas de Analisa eram incompatíveis com uma menina de 13 anos, ao qual qualquer pessoa acreditaria ser uma pessoa maior de 14 anos.
	Com base nos artigos 20, §1° e 21 do CP, o erro de tipo inevitável, gera a atipicidade da conduta, sendo assim tendo como resultado a absolvição.
2) AFASTAMENTO DA AGRAVANTE DE EMBRIAGUEZ
	Jorge não estava embriagado quando conheceu Analisa, as testemunhas de acusação afirmaram que não viram os fatos e que não há provas que comprove a embriagues de Jorge, sendo assim não há que se falar em embriagues preordenada, dando-se como justa a medida do afastamento da agravante.
	
DOS PEDIDOS
Portanto, requer:
1) Absolvição do réu, com base no artigo 386, III do CPP, por ausência de tipicidade;   
2) Afastamento do concurso material de crimes, sendo reconhecida a existência de crime único;
3) Fixação da pena-base no mínimo legal e o afastamento da agravante da embriaguez preordenada ; Atenuante de menoridade;
4) manutenção da pena- base no mínimo legal para o crime de estupro de vulnerável , com a consequente fixação do regime semiaberto de pena, com base no artigo 33, § 2º, alínea b, do CP , considerando a inconstitucionalidade do artigo 2º, § 1º, da Lei nº 8.072/90 .  
 
Nestes termos,
Pede deferimento
Advogado/OAB

Outros materiais