Buscar

Problema 3

Prévia do material em texto

Problema 3
OBJETIVOS:
1. Elucidar o processo de desenvolvimento embrionário no final da quarta semana até a oitava semana;
2. Discutir as principais causas de sangramento no primeiro trimestre relacionado com o aborto (sinais clínicos, os tipos de aborto, conduta e o perfil epidemiológico no Brasil);
3. Explicar a importância da tipagem sanguínea do Rh relacionado ao abortamento (em todos os casos);
4. Identificar as repercussões psicológicas do abortamento
Processo embrionário
· Quarta semana à oitava semana
· No início da quarta semana, os dobramentos nos planos mediano e horizontal convertem o disco embrionário trilaminar achatado em um embrião cilíndrico, em forma da C. A formação da cabeça, da eminência caudal e das pregas laterais é uma sequência contínua de eventos que resultam na constrição entre o embrião e a vesícula umbilical. 
· Com a cabeça dobrando-se ventralmente, parte da camada endodérmica éincorporada na região da cabeça do embrião em desenvolvimento, como o intestino anterior. O dobramento da região da cabeça também resulta no deslocamento da membrana bucofaríngea e do coração ventralmente, tornando o encéfalo em desenvolvimento a parte mais cranial do embrião. 
· Com a eminência caudal dobrando-se ventralmente, parte da camada germinativa endodérmica é incoporada à extremidade caudal do embrião formando o intestino posterior. A parte terminal do intestino posterior se expande para formar a cloaca. O dobramento da região caudal também resulta no deslocamento da membrana cloacal, do alantoide e do pedículo de conexão para a superfície ventral do embrião. 
· O dobramento do embrião no plano horizontal incorpora parte do endoderma ao embrião formando o intestino médio. 
· A vesícula umbilical permanece unida ao intestino médio pelo estreito ducto onfaloentérico (pedículo vitelínico). Durante o dobramento do embrião no plano horizontal, o primórdio das paredes lateral e ventral do corpo são formadas. Como o âmnio se expande, envolve o pedículo de conexão, o ducto onfaloentérico e o alantoide, formando, assim, o epitélio de revestimento do cordão umbilical. 
· As três camadas germinativas se diferenciam em vários tecidos e órgãos, de modo que, ao final do período embrionário, já estão estabelecidos os primórdios dos principais sistemas de órgãos. 
· A aparência externa do embrião é grandemente afetada pela formação do encéfalo, do coração, do fígado, dos somitos, dos membros, das orelhas, do nariz e dos olhos. 
· Em função do início da formação das estruturas internas e externas mais essenciais ocorrerem durante a quarta semana, esse é o período mais crítico do desenvolvimento. O desenvolvimento de distúrbios durante esse período pode levar a grandes anomalias congênitas. 
· Estimativas razoáveis da idade dos embriões podem ser determinadas a partir da data do início do UPMN, do momento estimado da fecundação, das medidas ultrassonográficas do saco coriônico e do embrião e pelo exame das características externas do embrião
Aborto 
· Aborto (do latim aboriri, falhar). É uma parada prematura no desenvolvimento e a expulsão de um concepto do útero ou expulsão de um embrião ou feto antes que ele esteja viável, ou seja, capaz de sobreviver fora do útero. O feto abortado é o resultado final de um abortamento. Existem alguns tipos de abortamentos. 
· Ameaça de aborto (sangramento com possibilidade de aborto) é uma complicação em aproximadamente 25% das gestações clinicamente aparentes. Apesar dos esforços para impedir o aborto, cerca de metade desses embriões acaba abortada. 
· Aborto espontâneo é o termino da gestação que ocorre naturalmente antes da 20ª semana de gestação. É muito comum durante a terceira semana após a fecundação. Aproximadamente 15% das gestações terminam em aborto espontâneo, normalmente durante as primeiras 12 semanas. 
· Os abortos espontâneos ocorrem dentro das 12 primeiras semanas de gestação, com uma frequência de 10% a 20% dos casos. 
· A maioria dos abortos espontâneos ocorre durante as três primeiras semanas. Abortos espontâneos esporádicos e recorrentes são dois dos problemas ginecológicos mais comuns. É difícil estabelecer a frequência dos abortos espontâneos precoces, porque frequentemente ocorrem antes que a mulher saiba que está grávida. 
· Um aborto espontâneo que ocorre vários dias após a primeira ausência de menstruação é provavelmente confundido com um atraso na menstruação. 
· Mais de 50% dos abortos espontâneos conhecidos resultam de anomalias cromossômicas. A maior incidência de abortos precoces em mulheres de mais idade resulta, provavelmente, do aumento da frequência da não disjunção durante a oogênese. 
· Foi estimado que 30% a 50% de todos os zigotos nunca se desenvolvem em blastocistos e nem se implantam. A falha do blastocisto em se implantar pode ser causada por pouco desenvolvimento do endométrio; entretanto, em muitos casos, provavelmente existem anomalias cromossômicas letais no embrião. 
· Existe maior incidência de abortos espontâneos em fetos com defeitos no tubo neural, com fenda labial e fenda palatina.
· Aborto habitual é a expulsão espontânea de um embrião ou feto morto ou não viável em três ou mais gestações consecutivas. 
· Aborto induzido é um nascimento que é induzido medicamente antes de 20 semanas (isto é, antes do feto ser viável). 
· Aborto completo é aquele em que todas as estruturas da concepção (embrião e membranas) são expelidos do útero. 
· Aborto retido ocorre quando um concepto permanece no útero depois da morte do embrião ou feto.

Outros materiais