A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
PROVA ON-LINE- SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prova Online
Disciplina: 1216 - PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Conceber a linguagem como instrumento de comunicação implica em considerar que ela se processa a partir de um mecanismo que envolve
c ) emissor, mensagem, receptor e código.
QUESTÃO 2
Para que a criança se constitua como sujeito que tem necessidades e pode manifestá-las oralmente é fundamental que desde os primeiros anos de vida,
a ) suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).
QUESTÃO 3
A diversidade na produção de um mesmo gênero depende dos seguintes aspectos: 
d ) a quem se destina o texto; estilo de quem escreve; época em que foi escrito; formação de quem escreve; origem regional de quem escreve; condição de leitor e escritor do autor; conhecimento de mundo, valores e cultura do autor.
QUESTÃO 4
Para uma atitude que aborde os problemas de linguagem oral e escrita, com a complexidade que os envolve, é fundamental que
a )a caracterização e o tratamento de tais problemas levem em consideração os diferentes aspectos socioeconômicos que determinam os mesmos.
QUESTÃO 5
A reflexão e o estudo em torno da linguagem oral e escrita são imprescindíveis
d )para todos os profissionais que atuam com os processos de apropriação e aprendizagem dessas modalidades de linguagem.
QUESTÃO 6
Os preconceitos linguísticos
d )são desfavoráveis ao desenvolvimento da oralidade e da escrita.
QUESTÃO 7
A partir da visão sociointeracionista, o processo de aquisição da linguagem, por parte da criança, depende
c )  do diálogo entre a criança e outros sujeitos e da atividade interpretativa de seus interlocutores.
QUESTÃO 8
Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a variedade linguística é considerada como decorrente de 
c ) peculiaridades das experiências históricas e socioculturais do grupo que a usa.
QUESTÃO 9
Partindo do pressuposto de que as condições de domínio e as formas de linguagem são constituídas pelos sujeitos situados nas diferentes realidades sociais, assinale a alternativa correta.
d )Quando as práticas escolares apresentam-se desarticuladas da vida concreta dos homens, o ensino sofre um processo de deterioração e de desumanização.
QUESTÃO 10
Gêneros primários caracterizam-se por
c ) serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.