Buscar

Apol 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Física - Eletricidade
A figura abaixo mostra um próton movimentando-se dentro de uma região de campo magnético B  orientado para dentro do plano do papel. Se você duplicar a velocidade escalar do próton, enquanto mantém o campo magnético constante, como isso afetará o tempo necessário para completar um orbita circular da trajetória?
Assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O tempo não varia
Você acertou!
De acordo com a equação da velocidade para trajetória circular,
E do raio da trajetória,
Substituindo uma em outra, temos:
Percebe-se que o período (tempo para uma volta completa) não depende da velocidade da partícula e, portanto, ele permanecerá o mesmo.
	
	B
	O tempo dobra
	
	C
	O tempo é quatro vezes maior
	
	D
	O tempo se reduz pela metade
Questão 2/10 - Física - Eletricidade
A figura indica um campo magnético  orientado entrando no plano do papel. Uma partícula com carga negativa se move nesse plano. Qual das quatro trajetórias 1, 2, 3 ou 4, a partícula seguirá?
Assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Trajetória 1
	
	B
	Trajetória 2
	
	C
	Trajetória 3
Você acertou!
A força magnética aplicada a carga quando essa desloca-se em um campo magnético é dada por:
A direção e o sentido da força que irá modificar a trajetória da carga elétrica positiva será dada pela regra da mão direita, de acordo com o produto vetorial .
Como no caso a carga é negativa, devemos determinar o sentido da força pela regra da mão direita e depois inverter o sentido.
Aplicando a regra percebe-se que a força irá deslocar a carga na trajetória 1, mas como a carga é negativa, devemos inverter o sentido e, portanto, a trajetória descrita pela carga será a trajetória 3.
	
	D
	Trajetória 4
Questão 3/10 - Física - Eletricidade
Considere um magnétron de um forno micro-ondas que emite ondas eletromagnéticas com frequência f=3460 MHz. O módulo do campo magnético necessário para que os elétrons se movam em órbitas circulares com essa frequência é de:
Nota: 10.0
	
	A
	B=0,2655 T;
	
	B
	B=0,1574 T;
	
	C
	B=0,1235 T;
Você acertou!
O gabarito das questões de cálculo das Apols são disponiblizadas na Aula 14 - Gabaritos (Questões de Cálculo) APOLS - AVA
	
	D
	B=0,1147 T.
Questão 4/10 - Física - Eletricidade
A figura abaixo mostra um próton movimentando-se dentro de uma região de campo magnético  orientado para dentro do plano do papel. Se você duplicar a velocidade escalar do próton, enquanto mantém o campo magnético constante, como isso afetará o raio da trajetória?
Assinale a correta
Nota: 10.0
	
	A
	O raio não varia
	
	B
	O raio dobra
Você acertou!
De acordo com a equação que descreve o raio da trajetória de uma partícula carregada movimentando-se em uma região de campo magnético.
 Mantendo-se constante a massa m, a carga q e o campo magnético B, percebe-se que o raio R da trajetória é diretamente proporcional a velocidade v da partícula carregada. Portanto se dobrarmos a velocidade o raio também será dobrado.
	
	C
	O raio é quatro vezes maior
	
	D
	O raio se reduz a metade
Questão 5/10 - Física - Eletricidade
Uma partícula com carga elétrica igual a +Q entra com uma velocidade em uma região onde há um campo magnético uniforme. Com base na figura a seguir e na regra da mão direita, podemos afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A partícula sofrerá um desvio para cima;
	
	B
	A partícula será acelerada na direção do seu movimento;
	
	C
	A partícula sofrerá um desvio para baixo;
Você acertou!
Gabarito: Utilizando a regra da mão direita (Aula 4) pode se chegar a esta conclusão. Com o indicador no sentido do campo e o polegar no sentido da velocidade, necessariamente a palma da sua mão estará apontando para baixo. Isto indica a direção e sentido da força magnética que atuará sobre a partícula, logo a mesma sofrerá um desvio para baixo
	
	D
	A partícula será desacelerada.
Questão 6/10 - Física - Eletricidade
A distância entre dois fios longos paralelos é igual a 0,400 m, veja a figura. As correntes I1 e I2 possuem os sentidos indicados.
Calcule o módulo da força total que cada fio exerce sobre 1,20 m de comprimento do outro fio, a força é de atração ou repulsão?
Assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F = 2,37 x 10 -4 N; repulsão
	
	B
	F = 6,0 x 10 -6 N; repulsão
Você acertou!
	
	C
	F = 2,37 x 10 -4 N; atração
	
	D
	F = 6,0 x 10 -6 N; atração
Questão 7/10 - Física - Eletricidade
Enrolando-se um fio sobre um tubo plástico, formando um solenoide, como indicado na figura, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O sentido do enrolamento do fio não afeta o sentido do campo magnético no solenoide;
	
	B
	Se uma corrente elétrica é aplicada no sentido de a para b, o pólo norte do eletroímã ficará na extremidade A;
Você acertou!
Gabarito: Adotando a regra da mão direita utilizada para determinar o sentido do campo gerado por um fio retilíneo (Aula 4 página 27 figura 17) chega-se a essa conclusão. Observar que o sentido do enrolamento do fio altera o sentido do campo no interior do solenoide.
	
	C
	Se uma corrente elétrica é aplicada no sentido de a para b, o pólo norte do eletroímã ficará na extremidade B;
	
	D
	Se uma corrente elétrica é aplicada no sentido de b para a, o pólo norte do eletroímã ficará na extremidade A.
Questão 8/10 - Física - Eletricidade
Uma barra de cobre retilínea conduz uma corrente de 75,0 A de oeste para leste em uma região entre polos de um grande eletroímã, conforme mostra a figura. Nessa região, existe um campo magnético no plano horizontal orientado para o nordeste, considerando uma rotação de 60° do leste para o norte, com módulo igual a 2,4 T.
Considere as seguintes afirmações:
I. A força magnética que atua sobre uma seção de 2,5 m da barra tem módulo 458,96 N, perpendicular ao plano horizontal formado pela corrente e pelo campo (portanto vertical) e sentido de baixo para cima (saindo do plano da figura);
II. Se o condutor estivesse em equilíbrio mecânico sob a ação do próprio peso e da força magnética de baixo para cima, seu peso seria igual a 389,71 N e sua massa seria 39,76 kg;
III. O módulo da força é máximo quando phi=90°. Portanto, vetor l é perpendicular ao vetor B. Para obtermos a força de baixo para cima, giramos a barra no sentido dos ponteiros do relógio de 30°, a partir da orientação indicada na figura, de modo que a corrente passa a ser orientada a sudeste;
IV. A força magnética máxima possui módulo de 450,0 N e a massa da barra que pode ser sustentada pela força magnética é de 45,92 kg.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as proposições I, III e IV são verdadeiras;
	
	B
	Somente as proposições II, III e IV são verdadeiras;
Você acertou!
O gabarito das questões de cálculo das Apols são disponiblizadas na Aula 14 - Gabaritos (Questões de Cálculo) APOLS - AVA
	
	C
	Somente as proposições II e III são verdadeiras;
	
	D
	Somente as proposições I e IV são verdadeiras.
Questão 9/10 - Física - Eletricidade
A figura abaixo mostra um circuito que repousa sobre uma mesa horizontal. Uma bússola é colocada no topo do circuito, conforme indicado. Duas pilhas devem ser associadas e conectadas ao circuito de modo que, quando a chave é fechada, a agulha da bússola sofra desvio no sentido anti-horário. Qual é a orientação, A, B, C e D, em que as pilhas devem ser colocadas no circuito?
Assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
Você acertou!
A orientação é a figura C. Esta orientação fará a corrente fluir no sentido horário em torno do circuito. Logo, a corrente fluirá para o sul pelo fio que fica abaixo da bússola. Pela regra da mão direita para o campo magnético produzido por um condutor longo e retilíneo que transporta corrente, isso produzirá um campo magnético que aponta para a esquerda na posição da bússola (que fica acima do fio). A combinação do campo magnético da Terra, orientado para o norte, e o campo orientado para oeste, produzido pela corrente, fornece um campo magnético resultante orientado para noroeste. Portanto, a agulha da bússola vi oscilar no sentido anti-horário para se alinhar a esse
campo.
	
	D
	
Questão 10/10 - Física - Eletricidade
Considere um magnétron de um forno micro-ondas que emite ondas eletromagnéticas com frequência f=3460 MHz. O módulo do campo magnético necessário para que os elétrons se movam em órbitas circulares com essa frequência é de:
Nota: 10.0
	
	A
	B=0,2655 T;
	
	B
	B=0,1574 T;
	
	C
	B=0,1235 T;
Você acertou!
O gabarito das questões de cálculo das Apols são disponiblizadas na Aula 14 - Gabaritos (Questões de Cálculo) APOLS - AVA
	
	D
	B=0,1147 T.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais