A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Apol 2- Atividades Alternativas

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Atividades Físicas Alternativas
Leia o extrato de texto:
“Os nós de união servem para unir cordas e fitas. Os mais utilizados são: nó simples, zelha dupla, weaver dupla e lais de guia. Já os nós de ancoragem servem para ancorar a corda tanto ao sistema de segurança quanto ao praticante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCOPEL, A. J. S. G.; FERNANDES, A. V.; CASTILLO-RETAMAL, F.; PIMENTEL, G. G. A.; NODA, L. M.; SANTOS, S. Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 173.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura sobre o nó machand, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O nó machand é seguro, mas não freia completamente a descida.
	
	B
	O nó machand não é seguro, por isso é utilizado junto com a fita e o mosquetão.
	
	C
	O nó machand é um nó recomendado para velejadores.
	
	D
	O nó machand tem autobloqueio e é utilizado como freio para o escalador.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “O nó machand é um nó de autobloqueio, utilizado como dispositivo de frenagem do escalador no sistema de cordas de segurança” (livro-base, p. 174).
	
	E
	O nó machand é utilizado pelos escaladores, na subida da escalada livre.
Questão 2/10 - Atividades Físicas Alternativas
Leia o extrato de texto:
“A escalada pode ser definida também pelo uso de equipamentos para ascensão, pela duração e pelo tipo de segurança que é realizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCOPEL, A. J. S. G.; FERNANDES, A. V.; CASTILLO-RETAMAL, F.; PIMENTEL, G. G. A.; NODA, L. M.; SANTOS, S. Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 167.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura sobre as técnicas de ascensão, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As técnicas de ascensão podem ser simples ou complexas, conforme a subida.
	
	B
	As técnicas podem ser impulsivas ou controladas, conforme a montanha.
	
	C
	As técnicas de ascensão podem ser de positivas, neutras ou negativas.
	
	D
	As técnicas utilizadas na ascensão são fixas ou remotas, de acordo com a montanha.
	
	E
	As técnicas de ascensão são estáticas ou dinâmica, dependendo da montanha.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “As técnicas de ascensão podem ser estáticas ou dinâmicas. A escalada estática é entendida como a progressão da posição de movimento para a posição de equilíbrio – fazer um movimento em que a posição do corpo é controlada pelo movimento do músculo, e não por impulso. Já a escalada dinâmica é aquela que usa um impulso intencional para encadear várias etapas. Ela é usada em graus elevados de dificuldade de escalada e permite resolver etapas que, por meio da escalada estática, seria impossível realizar” (livro-base, p. 174).
Questão 3/10 - Atividades Físicas Alternativas
Atente para a citação:
“[...] podemos associar a prática do slackline a treinamentos funcionais e aproximá-lo cada vez mais das vivências corporais ofertadas em espaços específicos para a área fitness”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:SCOPEL, A. J. S. G.; FERNANDAS, A. V.; CASTILLO-RETAMAL, F.; PIMENTEL, G. G. A.; NODA, L. M.; SANTOS, S. Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 196-197.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura sobre as contribuições da prática do slackline na área fitness, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Explora a transversalidade do currículo escolar.
	
	B
	Deve promover a reabilitação de lesões.
	
	C
	Promove o fortalecimento muscular de membros inferiores.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Na área fitness, o que se considera como contribuição ao fortalecimento muscular adquirido com a prática é uma discussão já realizada por Pereira e Maschião [...]. Esses autores apontam que a modalidade favorece o aumento da força muscular de membros inferiores, principalmente pela posição em que o praticante permanece (joelhos semiflexionados, gerando tensão muscular isométrica nessa região)” (livro-base, p. 196).
	
	D
	Incrementa o lazer e o turismo de uma região.
	
	E
	Não promove um ganho específico.
Questão 4/10 - Atividades Físicas Alternativas
Leia o texto:
É importante escolher um bom e seguro local para a instalação e realização da atividade de slackline. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura sobre a escolha do local para a instalação do slackline, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma boa instalação elimina os riscos de acidentes durante a execução.
	
	B
	Deve ser preferencialmente instalado em ambientes fechados.
	
	C
	Postes e pilares são os melhores apoios para o slackline.
	
	D
	Árvores não devem ser utilizadas como apoio para o slackline.
	
	E
	Não deve ser instalado em ambientes de terreno arenoso.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] vale relembrar alguns detalhes importantes sobre a instalação do slackline: procure por espaços abertos e espaçosos; escolha árvores com caules grossos e resistentes; evite instalar o slackline em postes e pilares; fique atento aos terrenos arenosos, faça uso de protetor de árvore” (livro-base, p. 201).
Questão 5/10 - Atividades Físicas Alternativas
Atente para a citação:
“Assim como a maioria das atividades alternativas, o contexto histórico do slackline apresenta controvérsias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCOPEL, A. J. S. G.; FERNANDAS, A. V.; CASTILLO-RETAMAL, F.; PIMENTEL, G. G. A.; NODA, L. M.; SANTOS, S. Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 190.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura sobre a origem do slackline, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Tem uma origem bem delineada e definida.
	
	B
	É uma evolução das atividades de trapézio e trampolim acrobático.
	
	C
	Pode ter tido influência de atletas de circo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Já ouvimos falar que a modalidade teve início sob a influência de atletas circenses” (livro-base, p. 190).
	
	D
	Nenhuma teoria relaciona sua origem a alpinistas.
	
	E
	Nenhuma teoria relaciona sua origem a atividades circenses.
Questão 6/10 - Atividades Físicas Alternativas
Leia o texto:
Muitos cuidados devem ser tomados durante a montagem e desmontagem do equipamento de slackline.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura sobre os cuidados na desmontagem do slackline, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Deve-se destravar a alavanca central.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com livro-base: “Para desmontar o slackline, basta destravar a alavanca central. Você deve posicionar a alavanca da catraca em sentido oposto ao travamento, ou seja, a alavanca deverá ficar toda aberta. Nesse processo de destravamento da alavanca, você deve mantê-la firme, com leve pressão para cima, até que se escute um 'click'. Ao escutar o som de destravamento, basta puxar a fita até que ela saia completamente da catraca” (livro-base, p. 210).
	
	B
	Deve-se deixar o equipamento montado permanentemente.
	
	C
	Deve-se puxar com força até desfazer o nó.
	
	D
	A alavanca deve estar completamente fechada.
	
	E
	A desmontagem deve acontecer

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.