Buscar

AVAL 3

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676038) ( peso.:1,50)
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Além das bibliotecas, podem ser consideradas unidades de informação os arquivos e os museus. As três instituições tem em comum a atividade com suportes informacionais, que se diferenciam na materialidade. Os arquivos lidam com os documentos do tempo presente e passado, os museus utilizam-se da cultura material, os bens culturais produzidos hoje e ontem; e as bibliotecas com a organização e o acesso de informações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o elemento que pode ser considerado comum nas atividades das áreas Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia:
	 a)
	O elemento comum entre as três áreas é o documento que opera com informações, produzindo conhecimento.
	 b)
	Essas instituições buscam recolher, selecionar, tratar, transferir, armazenar e disseminar documentos, portanto, seus objetivos em comum são administrativos.
	 c)
	O elemento comum entre as áreas da Ciência da Informação é a tecnologia, que imprescindível para a aquisição e o registro de dados.
	 d)
	Não há elementos possíveis de conexão entre os campos, considerando que cada um deles desenvolve metodologia própria junto aos suportes informacionais.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	2.
	A história da biblioteca é a história do registro da informação, que não pode ser separada da própria história do homem. A biblioteca também é um espaço de memória, fonte de inspiração e objeto de destruição dos homens em diversas civilizações e períodos. Sobre a biblioteca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui um papel fundamental dentro da nossa sociedade, a partir do momento em que se torna um local que permite interação, debates, manifestações culturais e artísticas.
(    ) As bibliotecas precisam ser inclusivas e ser espaços que supram as necessidades do usuário de maneira ágil e eficaz, disponibilizando a informação de maneira convencional ou por meio da tecnologia.
(    ) A biblioteca pública pode ser compreendida como um centro de promoção da cultura e atuar como um veículo para o exercício e desenvolvimento da cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	3.
	Considerando a historicidade da criação das bibliotecas no Brasil, percebe-se a ocorrência de mudanças nos seus objetivos frente aos usuários. Nesse sentido, a Biblioteca Nacional, situada no RJ, pode ser considerada inovadora dos processos de transformação da Biblioteconomia brasileira. Sobre essa evolução, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Profissionalização.
II- Historicidade.
III- Influência teórica.
(    ) A base curricular de formação dos primeiros estudantes do Curso de Biblioteconomia foi pautada nas referências francesas, de dimensões elitistas, mas humanistas.
(    ) Aperfeiçoamento e qualificação de profissionais já atuantes no trabalho da Biblioteca, com a formação teórica e metodológica orientada pelos diretores da Instituição.
(    ) A federalização do ensino da Biblioteconomia nas unidades acadêmicas públicas possibilitou a expansão do campo da Biblioteconomia brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	4.
	O profissional arquivista é conhecido por realizar a gestão da informação, assim como do suporte que a condiciona. O desafio do arquivista na atualidade está em entregar informação tratada e disponibilizá-la para acesso e uso da sociedade. Sobre as características do arquivista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Arquivista é como se denomina o profissional de nível superior formado em Antropologia ou com experiência reconhecida pelo Estado.
(    ) Tornaram-se os principais agentes de formação da memória.
(    ) O exercício da profissão de arquivista está condicionado ao registro na Delegacia Regional do Trabalho no Ministério do Trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F .
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V .
	5.
	A sociedade do tempo presente admite a importância das bibliotecas, pois elas democratizam o conhecimento produzido pela cultura letrada. Assim, para cumprir a esse compromisso, as bibliotecas atuais se engajam na diversificação de ações culturais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As bibliotecas necessitam ser inclusivas, pois o conhecimento precisa ser considerado um ato social solitário e os usuários nem sempre são iguais na busca pela informação.
II- Investir recursos materiais, humanos, metodológicos e tecnológicos de uma biblioteca para estimular o hábito da leitura é um mau uso, pois essa prática não estimula reflexões críticas, prejudicando a sociedade.
III- Ser ao mesmo tempo sujeito e agente nos processos democráticos e de cidadania, é parte do estímulo provocado pela leitura, porque é missão das bibliotecas difundir e facilitar o acesso à informação e à inclusão social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	São instituições compostas de bens culturais de interesse público que guardam, através das peças e objetos tridimensionais que o compõem, grande valor cultural e de preservação da memória e cultura de diversos povos. De que instituição estamos falando?
	 a)
	Instituições de Ensino Superior.
	 b)
	Biblioteca.
	 c)
	Museu.
	 d)
	Reunião.
	7.
	O exercício da profissão de arquivista está condicionado ao registro na Delegacia Regional do Trabalho no Ministério do Trabalho. Os arquivistas possuem algumas atribuições. Sobre essas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podem planejar, organizar e dirigir serviços em arquivos.
(    ) Podem planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo.
(    ) Promover medidas necessárias para a eliminação de documentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	8.
	Com relação às políticas de formação de coleções, podemos afirmar que nos Arquivos, Bibliotecas e Museus há uma enorme preocupação com as aquisições e descartes. Sobre os problemas com o desenvolvimento e as políticas de formação de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As políticas são inadequadas, tendo em vista que não devem refletir as necessidades de uso das comunidades que lhes abrigam e sustentam.
(    ) A falta de profissionalismo e de currículos adequados na formação de acadêmicos são motivos que geravam problemas no desenvolvimento das coleções.
(    ) O desenvolvimento das coleções é um processo que visa identificar os pontos fortes e fracos de uma coleção, por isso, exigem avaliação rigorosa.
(    ) As avaliações no desenvolvimento das coleções de Arquivos, Bibliotecas e Museus devem ser feitas de forma sistêmica e não em unidades isoladas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Os documentos possuem uma vigência ou prazo de duração que acontece desde o momento a partir da sua criação até o encerramento da ação ou ato que motivou a sua produção e da frequência com que é utilizado. Assim, existe um ciclo de três fases em que os documentos poderão passar. Sobre as três fases, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Arquivo Corrente.
II- Arquivo Intermediário.
III- Arquivo Permanente.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função deseu valor.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos, que pode ou não estar em tramitação e está constantemente sendo consultado pela instituição que o produziu.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes, com pouco uso frequente e que se encontram no aguardo de sua destinação final.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	10.
	As coleções possuem como objetivo contribuir com informações, pois buscam atender às demandas de informação de pessoas pertencentes à sociedade e encontram-se abrigadas em edifícios denominados de bibliotecas. Sobre as coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento de coleções é uma atividade técnica comprometida com a sistematização de determinada área sob o enfoque institucional com relação aos interesses de quem mantém a biblioteca.
(    ) Entre as razões para a criação de uma política de desenvolvimento de coleções dentro de uma biblioteca encontra-se os recursos de espaço.
(    ) Elaborar uma política para o desenvolvimento de coleção é uma tarefa que requer exclusivamente incentivo financeiro e necessidade das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes