A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Multimeios em Educação (CAPES) PARTE III

Pré-visualização|Página 1 de 1

Multimeios em Educação (CAPES) – PARTE III


1.     Explorar as possibilidades que as tecnologias digitais oferecem na área da educação tem impulsionado uma busca cada vez maior, pelos docentes, por cursos e capacitações com a finalidade de adequar-se no cenário do “futuro”. Incorporar estas ferramentas nas aulas exige

a.planejamento e compreensão das possibilidades permitidas por cada ferramenta e reflexão sobre as próprias práticas pedagógicas.

b.utilizá-las em avaliações somativas, com o foco na nota final do estudante, tendo como objetivo aprová-lo ao término do semestre letivo.

c.explorar uma única ferramenta para facilitar o desenvolvimento das aulas e a aprendizagem dos estudantes.

d.importar-se apenas com o resultado final, que comprovará se os objetivos foram alcançados.



2.     As videoconferências se tornaram presentes na rotina de diversos profissionais, especificamente na área da educação, que demandou uma nova perspectiva de planejamento pedagógico na construção de aulas mais interessantes e didáticas. Das ferramentas listadas abaixo, qual opção apresenta apenas aplicativos de videoconferências?

a.Zoom, keep e Skype.

b.Meet, Docs e Keep.

c.Zoom, Meet e Skype.

d.Hangouts, Meet e Canva.



3.     As autoras Glaucia Brito e Ivonélia da Purificação (2012, p. 40) afirmam que “se as tecnologias educacionais não forem bem utilizadas, garantem a novidade por algum tempo, mas não acontece, realmente, uma melhoria significativa na educação”. Sendo assim é necessário

a.escolher os recursos que atenderão os anseios docentes, levando em consideração que toda situação de aprendizagem se resume em um mesmo método independentemente da realidade vivenciada por cada estudante.

b.entender que não existe necessidade de estudar os recursos a serem utilizados nas aulas, uma vez que todos são intuitivos e de fácil acesso e são apenas mais um material didático nas aulas.

c.analisar cada situação de aprendizagem na aplicação das tecnologias digitais em aulas. Os recursos tecnológicos utilizados não podem ser resumidos apenas em mais um material didático, sem uma finalidade.

d.que o estudante já tenha domínio de todas as ferramentas tecnológicas digitais, cabendo ao docente, apenas o papel de mediador da aprendizagem, lembrando que aprendizagem sempre se resume em um mesmo método.


4.     Complete a lacuna do texto abaixo:

Com o  Forms   você pode criar formulários personalizados, agregando a eles links, imagens e escolha de fonte, além de ter acesso ao seu formulário de onde estiver.

Compartilhe o link de seu questionário em redes sociais, e-mails, sites etc. Você obtém a análise de seus dados de forma automática. Em tempo real terá acesso a gráficos e, ainda, poderá visualizá-los em planilhas.


5.     Segundo Ahmed El Khatib e Antonio Chizzotti (2020, p.29), “A tecnologia de videoconferência é um meio de comunicação que permite que usuários conectados compartilhem recursos visuais e de áudio em tempo real”. Assim a videoconferência como ferramenta síncrona de comunicação, aproxima-se da interação presencial (PESCE; HESSEL; BRUNO, 2010). Qual aplicativo abaixo é utilizado para videoconferência?

a.Pocket

b.MindMeister

c.Zoom

d.Forms