Buscar

Avaliação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	
	Fundamentos de Fisioterapia e Ética Profissional
	Avaliação:
	
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A trajetória da Fisioterapia é marcada por aprofundar-se e desenvolver-se num campo de trabalho em que a doença é o pressuposto imperativo para a aplicabilidade da profissão. Em 2002 foram aprovadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Fisioterapia. Disserte sobre de que forma esta DCN modificou a visão da atuação da profissão:
	Resposta Esperada:
A formação do fisioterapeuta passou a ser proposta com maior ênfase na capacitação para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, saindo da exclusividade do atendimento individual, engendrando, assim, na perspectiva de uma formação generalista e humanista, crítica e reflexiva, em que os estudos de outras dimensões relacionados à saúde (por exemplo, o cuidado) passam a ser valorizados na formação profissional.
	2.
	Existem muitas definições de Bioética, sendo uma das mais conhecidas a criada por Barchifontaine (2004, p. 33): "mecanismo de coordenação e instrumento de reflexão para orientar o saber biomédico e tecnológico, em função de uma proteção cada vez mais responsável da vida humana". Baseado nesse contexto, disserte sobre os quatro modelos de discursos bioéticos.
FONTE: BARCHIFONTAINE, C. P. Bioética e início da vida: alguns desafios. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2004.
	Resposta Esperada:
- Existem quatro modelos de discurso bioético: modelo doutrinal, modelo liberal, modelo deliberativo e modelo hipercrítico.
- O modelo doutrinal enfatiza verdades indiscutíveis, pois são baseadas em dogmas religiosos e não passíveis de mudanças.
- O modelo liberal, como o próprio nome já diz, tem origem no liberalismo, em que o foco é a proteção dos direitos dos cidadãos e considera os valores morais como relativos.
- O modelo deliberativo tem como base o caráter provisório das descobertas científicas, no qual o universo está sempre em transformação.
- Por fim, temos o modelo hipercrítico, o qual é baseado na filosofia crítica e na crença de que a harmonia entre os homens é algo intangível e controverso.
Parte inferior do formulário

Continue navegando