Buscar

LISTA DE EXERCÍCIOS - MEDIDAS DE ASSOCIAÇÃO E DE IMPACTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇU
CAMPUS V – MEDICINA
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA I
EXERCÍCIOS ( MEDIDAS DE ASSOCIAÇÃO E DE IMPACTO)
EXERCÍCIO 1:
Com intuito de verificar as repercussões da uremia no aparelho cardiovascular, foram estudados 38 pacientes com infarto do miocárdio, que estavam em cuidados intensivos. Esses pacientes foram divididos em dois grandes grupos e foram acompanhados.
Grupo A (N= 15) pacientes apresentaram uremia (níveis elevados de nitrogênio ureico – NU e creatinina – CR – no soro).
Grupo B (N=23) pacientes tiveram níveis séricos normais. As dosagens foram realizadas em média, quatro horas após internação. Eles foram acompanhados durante as 24 horas seguintes e os resultados obtidos foram: no grupo com níveis elevados de NU e CR, 60% dos pacientes desenvolveram novos ataques isquêmicos; no grupo que tinha níveis normais de NU e CR, 47,5% desenvolveram novos ataques isquêmicos.
A) Monte a tabela 2x2.
B) Explique se houve associação.
Exercício 2:
Foi conduzido um estudo para avaliar a associação da hepatite B (HBV) entre meninos de rua (sem vínculo familiar) e meninos trabalhadores de rua, porém com vínculo familiar. Pesquisa de soroprevalência foi realizada em 496 adolescentes de nove a 20 anos, dos quais 101 eram meninos de rua e 395 eram meninos trabalhadores de rua. Os resultados encontrados foram os seguintes: Dos 101 meninos de rua, 25 (24,8%) foram soropositivos para hepatite B; dos 395 meninos trabalhadores de rua, 14 (3,5%) foram soropositivos.
a) Monte a tabela 2x2.
b) Explique qual a associação entre meninode rua e meninos trabalhadores de rua e a hepatite B.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais