Buscar

AT 3 - Governança em TI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Texto 1 
 
“Hoje, para a maioria das organizações, a área de TI deixou de ser vista como uma simples provedora de tecnologia, gerente da sua infraestrutura. Através da evolução de um nível em sua maturidade, a área de TI passa a ser uma provedora de serviços, que é onde o Gerenciamento de Serviços torna-se indispensável, servindo de impulso para se atingir o último estágio: área de TI como parceira estratégica da organização. O Gerenciamento de Serviços de TI tem sido apoiado por um bom tempo (desde 2001), pelos processos e suas interações definidos nos livros Entrega de Serviços e Operação de Serviços da ITIL V2, representando boas práticas de organização e execução das atividades de uma área de TI. Com a chegada da ITIL V3 em 2007, o foco passa a ser o ciclo de vida do serviço, que inicia na estratégia e passa pelo desenho, transição, operação e por fim um processo de melhoria contínua.” 
 
Coimbra, Rafael Campos. Projeto de Projeto de implementação de Gerenciamento de Serviços de TI baseado em ITIL V3, utilizando a abordagem ITIL Lite, para o Centro de Informática da Câmara dos Deputados. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/9394 Acesso em 25 ago 2019. 
Texto 2 
A categoria de Princípios, Políticas e Modelos são meios para explicação do comportamento desejado com orientações práticas para gestão diária. Os Processos descrevem um conjunto de práticas e atividades para atingir determinados objetivos e que produzem resultados para alcançar tais objetivos. Entenda-se processos e atividades como elementos que contêm toda a informação sobre como, quando e quem faz fluir o trabalho (Castela, Dias, Zacarias, & Tribolet, 2013). As Estruturas Organizacionais são as entidades de tomada de decisão da organização. Na categoria de Cultura, Ética e Comportamento enquadram-se os fatores relacionados com as pessoas..” 
Cristiano Pereira, Carlos Ferreira Identificação de Práticas e Recursos de Gestão do Valor das TI no COBIT 5. Disponível em: 
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000200003&lang=pt Acesso em 29 ago 2019. 
A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos: 
A diferença entre o modelo COBIT e o modelo ITIL; 
A integração entre estes modelos é possível? Como? 
O ITIL e seus benefícios proporcionando aumento do valor da informação para uma empresa; 
As desvantagens que podem proporcionar no caso de fracasso para uma organização. 
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
RESPOSTA: 
ITIL e COBIT são frameworks bastante diferentes entre si, são utilizados por profissionais da tecnologia da informação para o gerenciamento de serviços de TI. Juntos eles fornecem orientação o suficiente para governança e gerenciamento de serviços, sejam eles prestados internamente ou obtidos de terceiros. Isolados, cada um tem suas particularidades e vantagens. O Cobit tem mais afinidade com a auditoria de processos e controles, e o ITIL se aproxima mais do gerenciamento de serviços de TI.
Enquanto Cobit se preocupa principalmente em orientar as organizações na implementação, operação e melhoria dos processos de governança e gestão de TI, o ITIL oferece orientações de boas práticas para gestão e execução de serviços de TI, sob a perspectiva da geração de valor. Ambos servem como guias hoje no mercado, pois são complementares, não concorrentes. A abordagem conjunta ajuda a resolver problemas e maximizar o alcance das metas corporativas. Juntos, eles formam uma base bastante forte para a governança e a gestão de serviços em TI, independentemente de serem atividades internas, terceirizadas ou parceiros de negócios, aumentando suas forças e adaptando seu uso à necessidade. Afinal, não basta implementar, é preciso ter uma melhoria contínua em todos os processos e operações.
ITIL é o framework que cobre especificamente o gerenciamento de serviços de TI, inclui em seu escopo processos e procedimentos de gerenciamento operacional padrão para serviços de TI, cobrindo todo o seu ciclo de vida. Trata-se de um conjunto de melhores práticas para operações de gestão de serviços em TI (como gerenciamento de service desk, incidente, mudança, capacidade, nível de serviço e segurança) e para alinhamento do departamento com os negócios da empresa. O enfoque mira o cliente e a qualidade. Uma empresa que implemente ITIL precisa seguir essas cinco etapas para ter sucesso: Definir a perspectiva, posição, planos e padrões que um provedor de serviços necessita para entregar serviços que atendam os resultados do negócio; fazer o desenho de serviços de modo que ele ofereça uma abordagem holística para a concepção e aprimoramento da TI, de forma tão eficaz que seja requerido o mínimo de melhoria durante o seu ciclo de vida; trabalhar em uma transição de serviços que define e mitiga riscos garantindo que atendam as expectativas do negócio; investir na operação dos serviços, coordenando e realizando as tarefas e processos necessários, em níveis acordados, qualificando as tarefas rotineiras da TI; dedicar-se a melhoria contínua dos serviços, adotando hábitos, métricas e processos que melhorem o ciclo de vida dos produtos.Se implantado corretamente, após um estudo de viabilidade, o ITIL beneficia diretamente a governança de TI e a forma como a área se relaciona com o restante da organização. E ainda proporciona, entre outras coisas: 
 Redução do tempo de execução de tarefas e de solução de problemas; aumento da satisfação de usuários e clientes; maior controle da gestão; diminuição de custos operacionais.
Outra grande vantagem desse conceito é que ITIL não é uma ferramenta ou solução: é uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades de gestão de projetos da empresa, mas sem perder de vista a qualidade dos serviços oferecidos.
Há necessidade de ter um lider para revisar frequentemente o andamento da aplicação dos processos, ausência de uma revisão periódica na estrutura da ITIL pode causar uma ineficaz visão de onde estão os erros, os acertos, os ganhos de
produtividade, etc, após a implementação do ITIL.
Implementar as práticas ITIL é uma iniciativa de mudança de cultura, por isso, o framework só funciona se a empresa tiver um "patrocinador" forte para empurrar a mudança, este líder explicará os benefícios do novo framework e deixará claro para a sua equipe que mudar pode ser positivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais