Buscar

avaliação 1 ensino superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O surgimento das universidades modernas datam do período de 1500-1800, na Europa, o que possibilitou a dissipação do pensamento crítico e acabou por originar o Renascimento e, tempos após, o  tarde o Iluminismo. A despeito da imprecisão dos registros, historicamente, credita-se que:
o início na difusão das universidades pela Europa ocorreu no século XII
2 - A “Didática do Ensino Superior” volta-se para aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de:
Todas as alternativas se complementam ao entendimento
3 - A prática pedagógica no Ensino Superior passa por diversos desafios, visto que precisa sempre articular ensino, pesquisa e extensão, e por outro lado, a ausência de preocupação explicita das autoridades educacionais com a preparação de professores para o Ensino Superior. As autoridades acreditam que:
Todas as alternativas se complementam ao entendimento
4 - No Brasil colônia desenvolveu-se apenas atividades escolares de catequese de indígenas, conduzidas por sacerdotes Jesuítas, por quase 300 anos, até 1792, quando veio a ocorrer a expulsão dos Jesuítas do Brasil. Membros de famílias brasileiras abastadas eram enviados para obter educação em outros países, principalmente Portugal. O primeiro colégio jesuíta foi fundado:
na Bahia em 1550, servindo de modelo e inspiração para os outros colégios a serem criados pelo país posteriormente e os cursos oferecidos
5 - A pós-graduação já se destacou como uma referência na educação brasileira. Nos anos:
50, por exemplo, as Fundações Ford e Rockefeller concederam bolsas para levar estudantes brasileiros para os Estados Unidos para seus estudos de pós-graduação. 
6- A Universidade é um instrumento de mudança que, respeitando os valores que promove, estimula todas as formas de inovação, sejam elas tecnológicas ou sociais. Ao fazer isso,  presta imensurável serviço à sociedade. A junção entre o mercado profissional e o universo acadêmico se faz substancial ao estímulo de profissionais com espírito de inovação, partindo-se da premissa que:
 é a contribuição de vários agentes econômicos e sociais, com diferentes tipos de informações e conhecimentos, permitam a sua materialização.
7- A palavra Didática refere-se a ordem e clareza, simplificação e costuma, portanto também conotar rigor, bitolamento, limitação, quadratura. Se ela adquiriu significados negativos, supõe-se que: a origem deles esteja no práxis, ou seja, o exercício regular da Didática, em todos os níveis de ensino, seria responsável pelo seu desprestígio ou má fama.
8- A Didática associa-se a ciência desde o momento em que os homens passaram a questionar de forma exaustiva:
todas as formas possíveis de se ensinar algo a alguém.
9 - Toda sociedade precisa se desenvolver para sobreviver. Na medida em que o desenvolvimento deve ter por base a sustentabilidade, ele deve atender:
Todas as alternativas estão corretas, e uma se correlaciona com a outra no aspecto da universidade na sociedade.
10 - Uma metodologia na perspectiva dialética baseia-se em outra concepção de homem e de conhecimento. Entende o homem como um ser ativo e de relações. Assim, entende que:
Todas as alternativas estão corretas

Outros materiais