Buscar

ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
1) Os panos kente são tecidos feitos de tiras de panos entrelaçadas feito por etnias Ashanti e Ewê em Gana. Este tecido tem sua origem com povo do Império Ashanti, originalmente o kente era um tecido sagrado usado somente em momentos de extrema importância e utilizado por reis ou imperadores africanos. Atualmente a importância dos panos kente se mantém e é tido com muito orgulho para seu povo sendo considerado um símbolo nacional, além de ter se difundido para vários lugares do mundo.Os tecidos kente são construídos seguindo parâmetros que os classificam como produtos portadores de geometria fractal, os mesmos exibem uma arquitetura construída a partir de formas geométricas classificadas como sementes ou originais. Em alguns municípios em mato grosso profissionais da educação trazem a geometria fractal para o ensino em sala de aula, através desse conteúdo o aluno tem a oportunidade de visualizar representações matemáticas para padrões encontrado na natureza. Fazendo o aluno relacionar os conteúdos tracionais da escola com o seu dia-a-dia, fazendo assim uma contextualização, além de sanar a curiosidade daqueles que já ouviam falar em fractais, propicia a oportunidade de trabalhar com processos iterativos, escrever formulas gerais, criar algoritmos, calcular áreas e perímetros de figuras com complexidade crescente, sendo um excelente tópico para aplicação de progressões geométricas e estimulo ao uso das tabelas. A geometria fractal pode ser ainda pouco conhecida, porém após ser estudada é um diferencial na formação do aluno. Algumas escolas já utilizam na sua grade curricular a geometria fractal tanto no ensino fundamental como no ensino médio, aí a importância para os docentes se aperfeiçoarem no conhecimento desta disciplina que pode vir a ser pedida no futuro ao docente como educador.
2) Como não encontrei nenhuma música fractal produzida no meu estado, então escolhi a música Fractal de Luís do Monte. A mesma pode ser definida absolutamente como fractal, por seguir as características citadas no estudo de caso. Denota-se a repetição das notas musicais, a infinidade e semelhança como também a escala como se fosse aumentando sem demonstrar onde é o fim da música. Nota-se que as músicas fractais estão sempre ligadas a matemática e datam desde a época de Mozart e Beethoven, porém a pouco que atraiu novos admiradores que buscam novos estilos musicais.
3) Como exemplo podemos citar as divisões da cidade, pois começam com um lote, uma quadra, um conjunto de quadras, um bairro, um conjunto de bairros e enfim a cidade em si ou até mesmos as grandes plantações que temos no nosso município vistas de cima cada talhão de uma plantação forma uma figura quadrada ou retangular ao termos uma vista aérea destas plantações veremos que as mesmas juntas formam outra figura geométrica ainda maior, seguindo o padrão de origem. A geometria fractal pode ser vista até em animais nos bosques da cidade como tartarugas, serpentes e alguns insetos ou numa samambaia que segue um padrão incrível de infinidade se pegarmos e observarmos a folha da maior para a menor veremos um padrão fractal.

Outros materiais