Buscar

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(Conselho Nacional do Ministério Público adaptado) – A motivação influencia os esforços de uma pessoa para o alcance de seus objetivos. Selecione a alternativa que apresenta uma característica correta da motivação:
Nota: 10.0
	
	A
	A motivação sempre começa com uma necessidade fisiológica que ativa um comportamento.
	
	B
	A motivação sempre envolve objetivos e metas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra ‘b’, a motivação sempre envolve objetivos e metas a serem alcançadas. A alternativa ‘a’ está incorreta, pois nem sempre a motivação necessita partir de uma necessidade fisiológica, se estas já estão satisfeitas, a motivação poderá partir de outro tipo de necessidade, como das necessidades sociais, por exemplo. A alternativa ‘c’ está incorreta, pois a motivação é uma força interna, portanto intrínseca, do individuo que impulsiona a ação. Ela pode ser motivada por características extrínsecas ao individuo, porém não somente destas. E a alternativa ‘d’ está incorreta, pois o comportamento do individuo é dependente da sua motivação.
	
	C
	A motivação é uma característica extrínseca ao individuo.
	
	D
	O comportamento do indivíduo independe de sua motivação.
Questão 2/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(ESAF-MPOG/EPPGG-2009)- Considerando o tema “motivação, clima e cultura”, assinale a única alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Um funcionário satisfeito também está necessariamente motivado.
	
	B
	As pesquisas de clima organizacional não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.
	
	C
	Cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se influenciam.
	
	D
	O salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.
Você acertou!
O salário é um benefício e uma obrigação da empresa, pois trata-se da remuneração pelos serviços prestados. Assim, não se trata de um fator motivacional. A letra ‘a’ está incorreta, pois motivação não é o mesmo que satisfação. A letra ‘b’ está incorreta, pois o clima organizacional é um importante fator da gestão de recursos humanos.  A letra ‘c’ está incorreta, pois o clima é, em certo aspecto, uma reação à cultura organizacional.
	
	E
	para manter um funcionário motivado basta garantir que ele receba um ótimo salário.
Questão 3/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(MAPA- Agente Administrativo- 2010) Considere a frase: “significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização”. Segundo Beckhard, essa frase corresponde ao conceito de:
Nota: 10.0
	
	A
	Sistema organizacional
	
	B
	Desenvolvimento organizacional
	
	C
	Cultura organizacional
Você acertou!
a alternativa correta é letra c- cultura organizacional, pois essa se refere à um sistema de valores, compartilhados pelos membros de uma organização e que difere de uma para outra. Ela é composta pelos seguintes níveis: 1) Artefatos visíveis; 2) Padrões; 3) Valores e crenças; 4) Artefatos invisíveis.
	
	D
	Clima organizacional
	
	E
	Estrutura organizacional
Questão 4/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A Linha de Montagem (imagem ilustrativa abaixo) consistia em manter os operários, cada um em uma posição, com as peças passando em esteiras e sendo trabalhadas em partes. O resultado disso era uma redução de custos de estoque, e o aumento da velocidade de produção que refletia no preço do produto final, deixando-o mais barato (Antonio Cesar Amaru Maximiano, Teoria Geral da Administração, 2009). 
Assinale a alternativa que completa de forma correta a seguinte frase: "O criador da Linha de Montagem foi...
Nota: 10.0
	
	A
	Frederick Taylor
	
	B
	Henri McGregor
	
	C
	Henry Ford
Você acertou!
Conforme Maximiano, a Linha de Montagem consistia em manter os operários, cada um em uma posição, e as peças passam em esteiras e eram trabalhadas em partes criação de Ford para a produção de automóveis. as demais opções referem-se a outros aspectos.
	
	D
	Maslow
	
	E
	Fayol
Questão 5/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO- Analista Técnico Administrativo- Superior/ESAF/2014) Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.
( )Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.
( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.
( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
Nota: 10.0
	
	A
	E, C, C, C
Você acertou!
na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas convencionais e oficiais, através de memorandos escritos, metas estipuladas, avaliações realizadas e objetivos desenvolvidos baseados nesse processo.
	
	B
	C, E, C, E
	
	C
	E, C, E, E
	
	D
	C, C, C, E
Questão 6/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A base da organização é ser uma unidade social, onde os objetivos organizacionais têm várias funções, entre elas, ser a fonte de legitimidade que justifica suas atividades; padrões para avaliar sua eficiência e rendimento; unidade de medida, para verificar sua produtividade. A razão de ser então da organização é servir a esses objetivos. O autor destaca que existem muitas organizações que, simultaneamente e legitimamente, têm dois ou mais objetivos, isto é, possuem finalidades múltiplas; deixando claro que a organização deve ser vista como uma unidade social que procura atingir objetivos específicos, sendo estruturada para tal. Sob uma perspectiva estruturalista, as organizações são intencionalmente construídas e reconstruídas.
 MILANI, N. C. et al. Uma breve análise sobre os conceitos de organização e cultura organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração, vol. 08, n. 14, 2008.
A partir do que se apresenta na contextualização da questão e dos conteúdos trabalhados nas aulas, organização é...
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a empresa em que os indivíduos trabalham.
	
	B
	Pode ser a empresa que o individuo trabalha, o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica, a associação de moradores do bairro, uma Igreja, ou ainda, uma função administrativa.
Você acertou!
Conforme trabalhado na aula 01, uma organização é toda unidade social onde haja ao menos um objetivo em comum, e suas atividades estejam direcionadas para o alcance desse(s) objetivo(s).
	
	C
	Ser organizado com seus pertences e objetivos de vida.
	
	D
	Sinônimo de empresa, pois ambas possuem conceitos abrangentes.
	
	E
	Realizar as tarefas de modo ineficaz e ineficiente.
Questão 7/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.
Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:
 
I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.
II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certaordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.
III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.
IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
 
Você acertou!
Somente os itens I e II estão corretos. Os sistemas racionais ou burocráticos baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais. E a racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura e de cargos com descrições específicas- quem faz o quê- tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, a cumprir seus objetivos, em última análise. O item III refere-se ao conceito de eficiência e o item IV ao conceito de integração vertical.
 
	
	B
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as quatro afirmações estão corretas.
Questão 8/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO- Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca- 2014)
Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:
Nota: 10.0
	
	A
	Técnica- capacidade de enxergar a empresa como um todo.
	
	B
	Administrativa- modo como a empresa se relaciona com o meio em que se insere.
	
	C
	Humana- geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada.
Você acertou!
Trata-se do conceito aprendido até aqui, a evolução das escolas de gestão nos mostra que os seres humanos são seres sociais, dotados de necessidades psicológicas e portanto devem ser analisados e compreendidos dentro de sua concepção humana, muito mais do que reduzidos à uma visão operacional e mecanicista, fatores como a motivação, satisfação, bem estar, liderança e clima organizacional devem ser considerados ao lidar com os indivíduos nas organizações.
	
	D
	Operacional- relacionada ao ambiente macroeconômico e sua relação com a empresa.
Questão 9/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A gestão como conhecemos e estudamos atualmente é o resultado da história e da integração de vários indivíduos que pensaram a organização da sociedade e das atividades humanas, entre eles engenheiros, sociólogos, economistas e até mesmos empresários. A soma de cada conhecimento produzido em épocas diferentes permite ao gestor da sociedade atual explorar melhor suas técnicas e habilidades, entendendo como e porque cada princípio administrativo surgiu.
A partir do que se apresenta acerca da gestão/administração, analise as afirmativas:
 
Mesmo em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, em que se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns do cotidiano, o planejamento, a organização, a direção, e o controle se fazem presentes.
 
PORQUE
Os conceitos de planejamento, organização, direção e o controle foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Ford, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	B
	A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
Você acertou!
Sejam em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, onde se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns de nosso dia a dia, o planejamento, a organização, a direção e o controle se fazem presentes. Tais conceitos foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Fayol, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração. 
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras, e a afirmativa II é uma justificativa da I.
	
	E
	As afirmativas I e II são falsas.
Questão 10/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de maneira eficiente e eficaz, a Administração/Gestão é todo o processo de planejamento, organização, direção e controle das ações organizacionais.
 CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com o que se apresenta na aula da disciplina, acerca do PODC, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O planejamento engloba os aspectos inerentes ao presente, onde as situações que são vivenciadas são descritas e analisadas exaustivamente.
	
	B
	Organização e Planejamento são sinônimos, logo inexistem diferenças entre os conceitos e suas aplicabilidades.
	
	C
	A direção se relaciona com a tomada de decisões, sendo a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
Você acertou!
A direção é a função relacionada com a tomada de decisões e a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
	
	D
	O controle é empregado, prioritariamente, para traçar objetivos futuros.
	
	E
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são habilidades inerentes ao gestor.

Outros materiais