Buscar

AVALIAÇÃO FINAL-DISCURSIVA E OBJETIVA-Didática e a Formação do Professor

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Didática e a Formação do Professor (PED09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod. ( peso.:4,00)
	1.
	Quando tratamos o ato de avaliar, nos deparamos com uma linha do tempo, na qual a avaliação estava e está presente na vida humana. Com isso, percebemos que o ato avaliativo na educação remonta de muitos anos e continua sendo um dos elementos essenciais para o processo educacional. Para tanto, autores brasileiros determinam que a avaliação possui seus princípios básicos. Desta forma, avaliação é um processo contínuo e ordenado, funcional, orientador e integral. Diante destes princípios, disserte sobre cada um deles. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
	2.
	Para a Escola Nova, a educação possuía uma filosofia em que as práticas educacionais estavam voltadas  à visão de homem e de mundo, dando assim a possibilidade de encarar a educação com maior clareza. O papel dos profissionais aqui está relacionado ao papel de um especialista. Assim sendo, disserte sobre os elementos que compõem os pressupostos pedagógicos e didáticos da Escola Nova. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
Salvar RespostasOUEnviar Respostas e Finalizar
	
Acadêmico:
	Disciplina:
	Didática e a Formação do Professor (PED09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:) ( peso.:3,00)
Parte superior do formulário
	1.
	Dentre tantos estudiosos e educadores, encontramos Johann Heinrich Pestalozzi, nascido na Suíça, que se preocupava com algo essencial no desenvolvimento do ser humano. Esta preocupação, ainda hoje, é pesquisada pelos educadores, filósofos e estudiosos da educação. Assim sendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pestalozzi preocupava-se com as ideias que as crianças traziam de casa, tentando moldar essas ideias e em alguns casos refutá-las.
(    ) Pestalozzi tinha como preocupação a formação de um homem absoluto, acreditando que assim poderia transformar o homem e o mundo.
(    ) Pestalozzi preocupava-se com o homem completo, e que isso se daria de maneira natural, aprender fazendo.
(    ) Pestalozzi acreditava que cada ser humano deveria seguir os mesmos caminhos, independentemente de sua maneira de pensar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	
	
	2.
	Todo profissional da educação necessita ter bem claro que ao adentrar nesta profissão, a de ser professor, precisa estar a todo momento buscando aperfeiçoar-se, construindo e reconstruindo seus saberes. De acordo com Pimenta (1999 apud CUNHA, 2007, p.7-8), "a mobilização dos saberes dos professores, referidos por ela como saberes da docência, é um passo importante para mediar o processo de construção da identidade profissional dos professores. Sob este aspecto, indica que esses saberes são constituídos por três categorias". Sobre essas três categorias, analise as sentenças a seguir:
I- Os saberes da experiência, os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos.
II- Os saberes da universidade, os saberes dos livros e os saberes pedagógicos.
III- Os saberes acumulados, os saberes mecanizados e os saberes específicos.
IV- Os saberes tradicionais, os saberes desestruturados e os saberes experienciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIMENTA, S. G. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista Nuances, V.3, p.5-13, set. 1999.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	3.
	Sobre a Tendência Liberal Renovada Progressista, podemos dizer que, ao abrir o espaço para o aluno buscar suas descobertas, estamos nos retratando a uma nova forma de tratar os conteúdos e a maneira como o aluno aprende. Sobre a valorização da aprendizagem do aluno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No aluno é determinante a valorização do processo mental.
(    ) No aluno é determinante a valorização do processo social.
(    ) No aluno é determinante a valorização dos conteúdos programados.
(    ) No aluno são valorizadas as habilidades cognitivas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) V - F - V - V.
	4.
	A avaliação passou e passa por diversas discussões. Nestas discussões, o avaliar acabou recebendo diversos conceitos, muitos deles  utilizando-se palavras que são entendidas como sinônimas, mas não o são. O avaliar indicou em diversos momentos uma forma de punir o educando e classificá-lo no processo de ensino e aprendizagem. Nos últimos anos, a avaliação passou por diversas mudanças. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Estamos vivendo um momento em que as tecnologias levam a uma avaliação em que se pratica exames escolares com forma de avaliar qualitativamente.
	
	b) Estamos vivendo um momento em que as tecnologias levam a uma avaliação em que se descreve um fenômeno do ponto de vista quantitativo.
	
	c) Estamos vivendo um momento em que as tecnologias levam a uma avaliação em que se verifica uma execução através de juízos.
	
	d) Estamos vivendo um momento em que as tecnologias levam a uma avaliação em que se requisita profissionais especializados.
	5.
	Encontramos diversos pensadores na educação romana. Estes pensadores romanos buscavam através da retórica levar orientações relativas à ética e à visão espiritual das pessoas. Dentre os pensadores, temos Varrão, Cícero, Quintiliano e Sêneca, os quais tratavam dos mais diversos assuntos. Referente ao pensador Quintiliano (35-96 d.C.) e sua visão de educação, analise as sentenças a seguir:
I- Acreditava que a educação inicia na primeira infância, junto a seus familiares.
II- Sua preocupação estava voltada para a mente humana, que era frágil e complexa.
III- O ambiente que rodeia a criança é importante, ela deve aprender a partir de jogos.
IV- Sua preocupação está com a oratória e com uma visão política da época.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A avaliação é um momento de reflexão, análise, envolvimento e criticidade, que deve ocorrer a todo momento. Buscar novas estratégias de ensino são primordiais para o sucesso do ensino-aprendizagem e de uma avaliação consistente. Assim, podemos entender que a avaliação deve ser contínua e cumulativa junto aos desempenhos dos alunos. No que tange aos aspectos quantitativos e qualitativos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Frente a estes aspectos se vê a necessidade de considerar a avaliação como um processo no qual o professor realiza uma análise individual referente à aprendizagem de cada aluno de maneira global.
(    ) O professor deve ter como objetivo verificar a evolução do aluno, dando continuidade no seu trabalho pedagógico e alterando-o quando necessário.
(    ) O professor precisa manter clara a ideia de que a avaliação deve ser somente quantitativa.
(    ) A avaliação deverá manter-se a partir de provas e exames finais, sem verificar o aluno em sua totalidade, no que tange aos ensinamentos adquiridos ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - F - V.
	7.
	Para cada membro do corpo docente e discente da escola, existem funções e tarefas a serem realizadas. Ao professor, no momento da avaliação será de grande importância realizar determinadas funções. Estas funções estão presentes na LDB/96 ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Assim sendo, analise as sentenças a seguir:
I- Ao professor caberá avaliar o aluno em sua totalidade, buscando analisar globalmente suas atividades educativas.II- Ao professor caberá a função de avaliar o aluno, dando-lhe a nota que este apresentar em suas avaliações sem nenhum outro critério.
III- Ao professor caberá realizar movimentos de recuperação de estudos, se o aluno não atingir o que foi solicitado e previsto em seus objetivos.
IV- Ao professor caberá participar de todas as atividades que auxiliem no desenvolvimento de aproximação da escola, famílias e comunidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	8.
	A avaliação é um processo que se desenvolve cotidianamente em nossa vida pessoal e educacional. Assim, temos vários tipos de avaliação, dentre elas a avaliação educacional ou de aprendizagem. Sobre como ocorre essa avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O indivíduo realiza uma atividade que se relaciona com os objetivos do gestor escolar.
	
	b) O indivíduo passa por uma sabatina de perguntas que envolvem trabalhos internos da escola.
	
	c) O indivíduo é avaliado com o objetivo de quantificar os trabalhos já realizados.
	
	d) O indivíduo passa por alguns processos avaliativos, com o objetivo de adquirir conhecimentos e competências.
	9.
	No que tange às definições de formar e formar-se, podemos entender que todo o processo de ensino e aprendizagem terá sucesso se cada professor incumbir-se de realizar movimentos de transformação. Candau (2003, p. 150) trata um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e a (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional como uma interação mútua. Sobre o que se trata essa formação, analise as sentenças a seguir:
I- Trata-se de uma formação inicial.
II- Trata-se de uma formação acadêmica.
III- Trata-se de uma formação continuada.
IV- Trata-se de uma formação individualizada.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). Formação de professores:tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	10.
	Cada profissional possui sua formação inicial e no processo de sua profissão busca também a formação continuada. Desta maneira, quando Paulo Freire (2002) nos apresenta as questões de formar e formar-se, ele quer retratar a cada profissional algo que muitas vezes se mantém adormecido no processo de atualização do profissional da educação. Assim, o formar e formar-se nos apresentam conceitos diferenciados, mas que necessitam um do outro neste processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O formar-se necessita ser aprimorado a cada momento, dentro do processo de estudos dos professores.
II- O formar implica uma prática fortificada em teorias, diluindo o laço com o formar-se.
III- O formar-se provoca a utilização de alguns meios de informação, sem análise das técnicas e teorias.
IV- O formar recai sobre a busca de novos conhecimentos, do produzir algo para alguém e para si mesmo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	11.
	(ENADE, 2017) A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III- A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em:
FONTE: RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In. VEIGA, I.P.A. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. 7.ed. Campinas: Papirus, 2003.
	
	a) I, apenas.
	
	b) I, II e III.
	
	c) I e II, apenas.
	
	d) II e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2017) Articular a escola com o mundo social, globalizado, informatizado e comunicacional é transformar a escola num espaço dinâmico e significativo. No mundo contemporâneo, as tecnologias da comunicação e informação avançam rapidamente, por isso, a escola precisa acompanhar essa evolução. Considerando esse texto, avalie as afirmações a seguir:
I- A aprendizagem se realiza quando novas informações são analisadas e interpretadas a partir de conhecimentos previamente adquiridos.
II- Atribuir novos significados aos conhecimentos curriculares pode comprometer o alcance dos conteúdos programáticos.
III- Acompanhar as tecnologias da comunicação e informação é trazer significados para a aprendizagem de alunos que são parte de uma sociedade do conhecimento.
É correto o que se afirma em:
	
	a) II, apenas.
	
	b) II e III, apenas.
	
	c) III, apenas.
	
	d) I e III, apenas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes