Buscar

Caso clínico - Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO GRUPO 1
Maria, primigesta, 27 anos, procurou a maternidade com queixa de dor em baixo ventre há 9 horas. Veio acompanhada pelo marido e a mãe. Refere que procurou a instituição há 7 horas, quando foi examinada e orientada quanto à frequência das contrações uterinas. Na ocasião, apresentava BCF de 146 bpm, contrações de fraca intensidade e de forma esporádica (intervalos maiores de 10 minutos).
Com IG = 39 2/7 semanas, calculadas pela DUM e compatível com primeiro USG.
Ao exame físico obstétrico, apresentava:
PA = 120 X 80 mmHg, T = 36,4 °C, P = 76 bpm
Altura uterina = 35 cm
Batimentos cardíacos fetais = 144 bpm, rítmicos
Dinâmica uterina = 3/10 minutos, moderadas.
Ao toque vaginal: colo uterino pérvio para 5 cm, médio e centralizado; bolsa amniótica íntegra.
À amnioscopia = líquido claro com grumos grossos.
Diante desses achados diagnósticos, Carla foi internada para assistência ao parto pelo profissional de saúde.
Assim, responda:
1) Em que período clínico do parto, Carla se encontrava na ocasião de sua admissão no centro obstétrico?
2) O que caracteriza o início desse período clínico do parto? E o seu término? Qual o próximo período clínico do parto?
3) Especifique qual a fase desse período clínico do parto, que Carla se encontrava.
4) Quais são os parâmetros de desenvolvimento fetal no caso de Carla? Há compatibilidade entre eles?
5) Quais são os parâmetros de bem-estar fetal no caso de Carla? Existe compatibilidade entre eles? (item 25 das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, pg. 17)
6) Quais os cuidados de enfermagem, gerais e obstétricos que devem ser implementados durante a internação de Carla até o final desse período clínico do parto? (considerar as práticas assistenciais classificadas como benéficas para a parturiente e acompanhante, e portanto, que devem ser estimuladas, segundo as evidências científicas + itens 89 a 101 das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, pg. 22-24)
ESTUDO DE CASO GRUPO 2
SJ acabou de dar à luz de parto normal com episiotomia e a enfermeira obstétrica que assistiu o parto está finalizando a episiorrafia em SJ que permanece com soro glicosado 5% com 20 unidades de ocitocina, instalado em veia periférica. SJ aguarda ser encaminhada para a unidade de alojamento conjunto, acompanhada do seu recém-nascido do sexo masculino (Felipe), nascido com 39 semanas e 2 dias de idade gestacional pelo Capurro Somático, pesando 3240g.
Assim que nasceu, Felipe foi colocado sobre o abdômen materno, e realizado o clampeamento e secção do cordão umbilical. Permaneceu em contato pele a pele com a mãe (com uso de top) e estimulado a iniciar a sucção à mama materna. No exame físico de Felipe, realizado com 10 minutos de vida, apresentava-se corado, eupneico e FC= 152 bpm. Recebeu Apgar 9, 9 e 10. Realizado Credê.
Considerando as informações acima:
a) Identifique o período clínico do parto que SJ se encontra e descreva o início e término deste período.
b) Relacione e justifique os cuidados a serem ministrados a SJ neste período (itens171 - 172 das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, pg. 30-31).
c) Quais os cuidados a serem prestados ao RN logo após o nascimento? Justifique cada cuidado.
ESTUDO DE CASO – GRUPO 3
MSG, 32 anos, III para, 3°PPF, encontra-se internada em alojamento conjunto, com alta hospitalar prevista para hoje. Ao exame físico apresenta-se corada, hidratada, mamas com pontos de ingurgitamento em quadrantes inferiores, não fazendo uso de sutiã. Mamilos semiprotrusos, fissura anelar, sem sangramento em mamilo direito, queixando de dor às mamadas. Abdômen flácido, útero contraído, AU= 14cm, loquiação rubra em pequena quantidade, odor fisiológico, episiorrafia médio lateral direita com edema moderado, referindo dor nível 5 na escala de dor. Urina presente e evacuações ausentes, apenas flatulência. MMI com edema ++/4+. O recém-nascido de MSG, do sexo feminino e peso ao nascimento 2970 gramas, tem apresentado dificuldade em sustentar a sucção por ser sonolento. No 1° DDV apresentou rP = - 115 gramas, no 2° DDV o rP foi de - 105 gramas e no 3° DDV, r P= - 95 gramas. Recebeu 10 mL de fórmula láctea (FLT) em copinho por duas vezes no 2°DDV.
a) Analise os parâmetros clínicos maternos apresentados e justifique os cuidados a serem prestados à puérpera e indique diagnósticos de enfermagem pertinentes à situação. 
b) Analise os parâmetros clínicos do recém-nascido apresentados e justifique os cuidados a serem prestados ao neonato e indique diagnósticos de enfermagem pertinentes à situação.
d) Justifique os benefícios das práticas de promoção do contato precoce do recém-nascido com a mãe e da amamentação na sala de parto.

Outros materiais