Buscar

AV1 tecnologia da informação

Prévia do material em texto

1a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	Qual das alternativas abaixo não mostra uma relação dialética entre sociedade, ciência e tecnologia?
	
	A sociedade determina impactos na ciência e na tecnologia.
	
	A ciência determina impactos na sociedade e na tecnologia.
	
	A empresa determina impactos na sociedade e na tecnologia.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A tecnologia determina impactos na sociedade e na ciência.
	
	Respondido em 23/03/2021 22:49:11
	Explicação:
A sociedade determina impactos na ciência e na tecnologia; A ciência determina impactos na sociedade e na tecnologia; A tecnologia determina impactos na sociedade e na ciência.
	2a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	Leia o caso abaixo e relacione corretamente a uma das abordagens:
André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento.
	
	da dialética
	
	da associação em rede
	
	da sociedade da cibercultura
	
	da neutralidade
	
	do determinismo tecnológico
	
	Respondido em 23/03/2021 22:43:38
	
	Gabarito Comentado
	3a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	Um dos grandes desafios dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, é conscientizar os funcionários sobre seus papéis dentro da organização: trabalhar melhores formas de relacionamento, exercer a cidadania e a valorização do profissional. Para que isso aconteça, as empresas buscam trabalhar a Comunicação Interna aliada ao setor:
	
	de Tecnologia da Informação.
	
	de Recursos Humanos.
	
	Administrativo.
	
	Jurídico.
	
	Financeiro.
	
	Respondido em 23/03/2021 22:50:12
	4a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	Analise as sentenças abaixo sobre a Revolução Digital e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Está apoiada nas novas TIC e na forma como possibilitam a interação social, os negócios e o comércio eletrônico, o governo eletrônico, as formas de produção, entre outros aspectos da Sociedade da Informação e do Conhecimento;
II. A partir da possibilidade dos negócios eletrônicos, muitas oportunidades foram criadas com base na Internet, subvertendo a lógica de funcionamento dos mercados existentes;
III. Há uma tendência atual das pessoas preferirem se relacionar presencialmente, para buscar informações sobre um produto ou serviço no ato em que estão fechando um negócio, ou mesmo quando querem elogiar as empresas.
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Respondido em 23/03/2021 22:51:51
	
	
	5a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
Com o advento da popularização da Internet, o uso da TIC foi potencializado e seu desenvolvimento vem tornando-se cada vez mais acelerado e com inovações constantes. Uma das inovações derivadas desse contexto está baseada na
	utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.
O termo que costuma ser utilizado para designar essa inovação é:
	
	Convergência associativa
	
	Convergência colaborativa
	
	Convergência cooperativa
	
	Convergência regulatória
	
	Convergência tecnológica
	
	Respondido em 23/03/2021 22:52:35
	6a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	Sobre os sistemas de computação atuais, leia as asserções abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. Os sistemas de computação estão cada dia mais presentes na nossa vida. Em todo lugar que vamos, a passeio ou não, conseguimos identificar algum elemento que esteja informatizado ou on-line.
II. Podemos afirmar que há benefícios e malefícios dessa invasão tecnológica que sofremos. Ao mesmo tempo que é bom sabermos a localização física e geográfica de um parente pelo celular, é ruim saber que os nossos passos estão sendo armazenados em um banco de dados.
III. Quando gostamos de um determinado assunto numa rede social e o marcamos, essa preferência também é armazenada e, posteriormente, com o conjunto do que gostamos, é possível para os computadores traçarem um possível perfil que possuímos e assim nos atingir com informações a respeito daquele perfil. Esse conjunto de dados acumulados é chamado de Datawarehouse.
	
	Somente a asserção III está correta.
	
	Somente a asserção I está correta
	
	Somente as asserções I e III estão corretas.
	
	Somente as asserções II e III estão corretas.
	
	Somente as asserções I e II estão corretas.
	
	Respondido em 23/03/2021 22:53:42
	Explicação:
Os sistemas de computação estão cada dia mais presentes na nossa vida. Em todo lugar que vamos, a passeio ou não, conseguimos identificar algum elemento que esteja informatizado ou on-line. E será cada vez ¿pior¿. Há benefícios e malefícios dessa invasão tecnológica que sofremos. Ao mesmo tempo que é bom sabermos a localização física e geográfica de um parente pelo celular, é ruim saber que os nossos passos estão sendo armazenados em um banco de dados. Quando gostamos de um determinado assunto numa rede social e o marcamos, essa preferência também é armazenada e, posteriormente, com o conjunto do que gostamos, é possível para os computadores traçarem um possível perfil que possuímos e assim nos atingir com informações a respeito daquele perfil. E por aí vai, esse conjunto de dados acumulados é chamado atualmente de Big Data.
	7a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	"De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação (BRASSCOM) o faturamento da área no Brasil é atualmente em torno de US$ 123 bilhões, representando 4,5 % do PIB nacional. Somos o sétimo mercado interno de Tecnologia da Informação (TI), em contínua expansão. Se juntarmos a área de comunicação, alcançamos o patamar de quinto maior mercado mundial", apontou o professor Robert Didio. Ele explica ainda que "de acordo com a BRASSCOM, atualmente, o setor de TI emprega 1,3 milhão de profissionais, mas a tendência é aumentar esse número, pois existe uma escassez em torno de 40 mil profissionais que tende a se amplificar ao longo do tempo em função da falta de profissionais qualificados no mercado. Com o constante avanço da tecnologia, o mercado de trabalho para as profissões ligadas à área de tecnologia segue cada vez mais aquecido."
Verifique as sentenças a seguir em relação ao profissional de TI:
I - É importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades, além do conhecimento técnico, para manter-se qualificado e apto a enfrentar os novos desafios.
II - Podendo atuar em empresas onde a TI é atividade fim, as possibilidades são diversificadas e apresentam remuneração e oportunidades diferenciadas de outras áreas.
III - O mercado de trabalho como um todo e, mais especificamente na área de TI, é fortemente impactado pelo comportamento do consumidor, aumento na quantidade de fusões e aquisições, terceirizações em alta, proliferação de dispositivos móveis e crescimento do volume de dados armazenados.
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Apenas as sentenças I e III estão corretas.
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	Respondido em 23/03/2021 22:54:07
	8a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
As profissões de analista de sistemas e técnico em informática serão regulamentadas se o Senado e a Câmara aprovarem o projeto de lei do Senado (PLS) 607/07, do então senador Expedito Júnior (PR-RO). Atualmente a proposta aguarda a decisão final, em turno suplementar, da Comissão de AssuntosSociais (CAS), onde é relatada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). De acordo com o texto em exame na CAS, a profissão de analista de sistemas seria exercida por pessoas diplomadas em análise de sistemas, ciência da computação, processamento de dados ou engenharia de software. Também estariam autorizados os profissionais que tenham exercido a profissão comprovadamente por, pelo menos,
	cinco anos, assim como os que tiverem feito graduação no exterior e revalidado seus diplomas no Brasil. Em contrapartida a Sociedade Brasileira de Computação
(SBC) tem uma tese contrária.
· Como relação a esta polêmica, a SBC possui a seguinte posição:
	
	
Em determinadas situações, é preciso contar com profissionais "homologados"; a "homologação" é necessária, de forma a evitar transtornos no mercado de trabalho.
	
	A melhor solução é a criação de um Conselho Profissional composto pelas entidades empresariais de TI, os sindicatos e as associações acadêmicas, que crie homologações voluntárias para as funções de TI.
	
	Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício da profissão de Informática que deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
	
	É importante para o exercício da profissão de Informática que se tenha um diploma ou comprovação de educação formal.
	
	Devemos progredir na criação de regras que, embora não sejam as "ideais" para nenhuma das partes, sejam as melhores para atender aos interesses coletivos da comunidade de informática.
	9a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	"Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é essencial que as pessoas pertencentes à população economicamente ativa, dominem as funções básicas de informática, tendo em vista que a expansão de setores da economia como o terciário, fez aumentar o uso de computadores, por isso não podemos mais ignorar a presença dessa ferramenta tão útil em nosso dia-a-dia." O parágrafo acima refere-se a qual dos seguintes conceitos?
	
	inclusão digital
	
	e-business
	
	sustentabilidade
	
	globalização
	
	informatização
	
	Respondido em 23/03/2021 23:00:30
	
	Gabarito Comentado
	10a
Questão
	
Acerto: 1,0 / 1,0
	Segundo pesquisas realizadas pela IBM, 66% das empresas de médio porte do país já acompanham os seus consumos de energia e 70% delas planejam ou já realizam atividades para reduzir o impacto ambiental. (fonte: ARIMA, 2009). Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto a seguir: ¿Com a crescente expansão da TI Verde, as empresas de pequeno e médio porte passaram a adotar medidas na busca pela	com ganhos econômicos e ambientais, antes seguidas somente por grandes empresas e corporações."
	
	Legalidade e ética da TI
	
	Sociedade da Informação
	
	Tecnologias da Informação
	
	Sustentabilidade
	
	Green IT
	
	Respondido em 23/03/2021 23:01:36

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes