Buscar

EXERCICIO 2 DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) - O Brasil é um país marcado por uma diversidade cultural muito forte. Nesse sentido, qual a alternativa que melhor corresponde à definição de diversidade cultural?
a)
Diversidade cultural refere-se aos diferentes aspectos que compõem uma cultura, tradições, costumes, linguagens, formas de organização familiar, política, religião, culinária, dentre outras características próprias de determinado grupo em determinada época.  
RESPOSTA CORRETA
A diversidade cultural é um conceito amplo e envolve tradições, linguagem, costumes, política, culinária, dentre outros aspectos que compõem determinada cultura. É o oposto de monocultura, que é o predomínio de uma única cultura em determinada sociedade e não se baseia apenas em diferenças entre as pessoas, mas diferenças socialmente construídas. Na chegada ao Brasil, os portugueses tentaram impor seus costumes aos índios aqui presentes, mas a diversidade cultural é mais ampla do que isto.
2) - Quando se pensa na diversidade cultural, encontra-se uma série de conceitos associados a ela, sendo um deles o multiculturalismo. Dessa forma, questiona-se: o que é multiculturalismo?
a)
Conceito que envolve a existência de várias culturas em uma determinada região ou país, no entanto, com uma cultura predominante entre elas.  
RESPOSTA CORRETA
Trata-se de um conceito que envolve a existência de várias culturas em uma determinada região ou país, no entanto, com uma cultura predominante entre elas.  É o oposto de monoculturalismo, que é o predomínio de uma única cultura. Não se trata de reconhecer que uma cultura é mais importante que outra, mas estar aberto às culturas existentes também.
3) Apesar de existirem diferenças entre os conceitos de desigualdade social e diversidade cultural, também é possível dizer que há uma relação entre eles. Nesse sentido, qual a relação existente entre os dois conceitos?
d) A desigualdade é uma construção histórica, e as diferenças existentes entre os povos é uma das principais responsáveis por gerar desigualdades sociais, considerando para tanto o contexto econômico, político e social vigente em cada época.
RESPOSTA CORRETA
Refletindo sobre a questão das desigualdades e diversidades, observa-se que as diferenças são uma das principais responsáveis por gerar desigualdades. Antes a diversidade indicava apenas uma pluralidade de culturas humanas, no entanto, há que se considerar as implicações políticas da diversidade nas relações entre grupos cujas desigualdades são evidentes, especialmente no que se refere a poder e resistência.
4) - A desigualdade social e a diversidade cultural, cada uma à sua maneira, influencia a vida dos indivíduos. Que tipo de atitude normalmente se manifesta como resultado da relação entre desigualdades sociais e diversidades culturais?
b)Atitudes discriminatórias, que aparecem de forma velada e sutil, tendo como pano de fundo o tratamento igualitário.
RESPOSTA CORRETA
As desigualdades geradas pela diversidade muitas vezes resultam em atitudes discriminatórias, no geral, aparecendo de forma sutil e velada, tendo como pano de fundo o discurso sobre tratamento igualitário. Quando determinadas características são identificadas e pessoas ou grupos são rotulados, surgem os comportamentos segregadores. Em se tratando de pessoas ou grupos que já vivem em situação de desvantagem social, é comum que estes também se sintam em condições de inferioridade, assumindo esse papel.
5) A Unesco elaborou um documento denominado Declaração Universal da Diversidade Cultural, que contou com a participação de diversos países. Qual a finalidade de elaboração desse documento?
b)
Necessidade de preservar riquezas culturais e mantê-las, ainda que no contexto da globalização, que acaba distanciando culturas ao aproximar os povos exageradamente.
RESPOSTA CORRETA
A proposta de elaboração do documento pela Unesco deve-se principalmente à necessidade de se preservar riquezas culturais e mantê-las ainda que no contexto da globalização, que, dadas as suas características, acaba distanciando as culturas ao aproximar os povos exageradamente.

Outros materiais